Ir ao conteúdo

Dúvida sobre o consumo da fonte e a conta de luz

Mr.Rikintosh

Posts recomendados

Postado

Eu montei um computador basico apenas para jogar uns joguinhos, botei uma motherboard GA945gcm-s2c, um processador dual core e2140, 2gb de ram, 1 hd sata, 1 dvdrw, 1 hd ide, e alguns coolers no gabinete. Minha fonte é a que veio no gabinete, uma thermaltake de 480w (reais), e uma ATI 5650HD com over para 700mhz.

Gostaria de esclarecer 2 duvidas:

1. A fonte por ser de 480w, significa que ela puxa 480w direto, ou se a placa-mãe usa pouco, e o processador tambem ela vai mandar uns 250w, e os 480w seriam o "limite" de força que ela pode mandar?

2. meu computador fica ligado praticamente o dia todo (+ou- das 10 as 23:30) fica baixando, ou eu usando internet, ou jogando, quanto ele gastaria em media de luz (em dinheiro), supondo que aqui na minha região é em torno de 0,31 centavos por watt?

Obs: estou usando por eqto um monitor CRT de 17 (samsung syncmaster 753dfx) sei que ele deve gastar mais que umd e lcd.

Minha conta de luz aumentou drasticamente nos ultimos tempos, o maximo que vinha era 170 reais, este mes chegou 200,00. E normalmente vem 150, ou 130... Tudo bem que fez frio tambem nos ultimos dias, e meu chuveiro nao esta muito bom tambem, porém tenho medo que este exagero tenha vido do computador...

Postado

1 - a fonte potência de uma fonte é o quanto ela pode fornecer. ela só vai consumir o que os componentes pedirem (gastando um pouco mais para ela mesma funcionar, isso se chama eficiência)

2 - cerca de R$13 ~ 19 por mês dependendo do uso que o seu computador tem durante o dia (quanto tempo passa jogando, quanto tempo passa só baixando, etc...) e sem considerar o consumo do monitor.

o monitor gasta cerca de R$0,02 por hora ligado (sem ser em standby). usando direto 13,5 horas por dia gastaria R$8,1 por mês. (mas como fazendo download ele fica em standby ou desligado...)

Postado
1. A fonte por ser de 480w, significa que ela puxa 480w direto, ou se a placa-mãe usa pouco, e o processador tambem ela vai mandar uns 250w, e os 480w seriam o "limite" de força que ela pode mandar?

Significa que ela é capaz de fornecer 480W.

2. meu computador fica ligado praticamente o dia todo (+ou- das 10 as 23:30) fica baixando, ou eu usando internet, ou jogando, quanto ele gastaria em media de luz (em dinheiro), supondo que aqui na minha região é em torno de 0,31 centavos por watt?

Obs: estou usando por eqto um monitor CRT de 17 (samsung syncmaster 753dfx) sei que ele deve gastar mais que umd e lcd.

A Thermaltake W0044 480W declara uma eficiência >63%...

Vamos supor exageradamente que a tua fonte esteja fornecendo 250W a tua configuração. Para isso, ela vai demandar da rede 396W devido a baixa eficiência.

Nesta situação, somando o teu monitor (que consome 80W), funcionado 13h e 30min por dia, tu terá um gasto diário de R$2,00! ...Por mês R$ 60,00.

Minha conta de luz aumentou drasticamente nos ultimos tempos, o maximo que vinha era 170 reais, este mes chegou 200,00. E normalmente vem 150, ou 130... Tudo bem que fez frio tambem nos ultimos dias, e meu chuveiro nao esta muito bom tambem, porém tenho medo que este exagero tenha vido do computador...

Você sempre usou o computador neste regime ou passou a usar recentemente? Veja se não foi uma mudança habitual que provocou o aumento...

Postado

Exageradamente mesmo, porque é praticamente impossível demandar 250w durante às 13 horas diárias. Acredito que deve demandar 250w, mas só por cerca de 6~7 horas, a não ser que ele jogue 12h por dia. Sem contar os períodos em que o computador fica fazendo download, com o monitor em stand-by, sem estar jogando, etc.

Postado

Vou deixar mais clara a situação amigos

Vamos dizer que eu acordo umas 10hs ou 11hs (vou deixar a media de as 10:30hs) da manha, ligo ele, checo os E-mails, e deixo ligado eqto tomo cafe (cerca de 15mim)

depois caso tenha algum download interessante de um filme, ou jogo, eu deixo ele fazendo download, e vou fazer outra coisa como jogar, ou ficar na internet. varias vezes durante o dia eu saio da frente do pc, e desligo o monitor, vamos dizer que para almoço (durante uns 30mim), durante a tarde para alguma eventualidade, e minhas idas ao banheiro, somando, daria cerca de mais uns 40mim de inatividade do monitor, e se jogo durante o dia, nao jogo por mais de 3hs de cada vez (um pouco de tarde, e um pouco a noite antes de dormir), vou dormir as 23:30 ou 0:00hrs.

Alguns detalhes importantes:

Overclock (original 1.6ghz) agora 1.9ghz

Memoria ram: sem over (667mhz)

coolers: 5 de 12v

Hds: 1 sata e 1 ide

tenho dvdrw mas raramente uso (acho q usei apenas para instalar o windows)

alguns ledizinhos na frente acesos durante todo o dia

//um pouco fora

Obs: Ao desligar o computador, eu desligo o monitor no botao, e a fonte no botao de traz também, porém quando eu ligo ele pela manha, no botao da fonte, a luz da uma leve queda rapidamente (tipo um alto consumo por meio segundo).

Outra duvida, se eu trocar essa fonte por uma outra generica dessas de 300w no maximo, minha conta vai vim melhor? Esta fonte é realmente necessaria para esta configuração? Uma de menor valor generica poderia me atender bem?

Um monitor de LCD digamos de 22 polegadas ajudaria muito, ou gastaria o mesmo que este?

Em relação ao meu notebook...

Antes desse pc, eu usava o dia todo um notebook, era um acer 5920, so troquei porque a vga dele nao era muito boa, ficava ligado quase q 20h por dia, nao dava problema de aquecimento nem nada, a fonte dele era de 19v 3a, isso pode representar o ganho de consumo de energia em relação ao computador?

Obrigado a todos que tentam esclarecer minhas duvidas

A minha nao é essa, ela se chama purepower, slient alguma coisa, é prata, e tem apenas um adesivo preto, tem 2 coolers laranjas, e as gradinhas são de ferro amarelo.

fonte+thermaltake+480watts+reais+curitiba+pr+brasil__1F05C4_1.jpg

Parece com esta

Postado
Outra duvida, se eu trocar essa fonte por uma outra generica dessas de 300w no maximo, minha conta vai vim melhor?

Não, sua conta vai vir maior pois fonte genéricas disperdiçam muito mais energia em forma de calor.

Por exemplo, uma fonte genérica puxando 100W da tomada entrega 70W para o computador e desperdiça 30W em forma de calor.

Boas fontes puxariam 100W da tomada e entregariam 80 ~ 90W para o pc e desperdiçariam apenas 10 ~ 20W em forma de calor

E outra, se o seu pc pede 200W, a fonte entrega 200W para o seu pc (puxando um pouco mais da tomada, esse tanto a mais varia de acordo com a eficiência da fonte)

OBS: uma fonte de 450W (por exemplo) vai conseguir entregar até 450W independente de sua eficiência, o que vai acontecer é que uma fonte com baiax eficiência vai usar mais energia para entregar os mesmos 450W.

Esta fonte é realmente necessaria para esta configuração?

Que fonte?

Uma de menor valor generica poderia me atender bem?

Não, isso seria uma péssima opção, andar para trás, rasgar dinheiro, aumentar gastos, aumentar dor de cabeça...

Postado

A fonte que uso (de 480w reais thermaltake) é realmente necessaria para minha configuração (ga945gcm s2c, DC E2140, 2gb, ATI 4650 (pede 75w so pra ela), 3 hds, 1 dvd, alguns coolers.

Noa entendi esse negocio de eficiencia, vi no mercado livre umas fontes um pouco caras que tem mais eficiencia 80% e um tal de ppa, ou algo assim, o que seria isso? Sera que a minha tem boa eficiencia e esse tal de ppa? (minha fonte e a foto de uma bem parecida estão logo acima).

Ainda nao me ficou claro, o aumento generalizado da conta de luz pode ter sido causado pela minha fonte + meu monitor crt de 17"? Qto gastaria um de LCD de 22"?

Postado
A fonte que uso (de 480w reais thermaltake) é realmente necessaria para minha configuração (ga945gcm s2c, DC E2140, 2gb, ATI 4650 (pede 75w so pra ela), 3 hds, 1 dvd, alguns coolers.

Não precisa de tanta potência.

Você poderia pegar uma com menos potência e mais qualidade, o que lhe renderá um gasto menor de energia (algo la pelos 5 ~ 10%)

Noa entendi esse negocio de eficiencia, vi no mercado livre umas fontes um pouco caras que tem mais eficiencia 80% e um tal de ppa, ou algo assim, o que seria isso? Sera que a minha tem boa eficiencia e esse tal de ppa? (minha fonte e a foto de uma bem parecida estão logo acima).

Você deve estar falando de PFC Ativo:

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Sobre a eficiência:

http://forum.clubedohardware.com.br/eficiencia-fonte-tornando/676815

Para aumentar seu conhecimento sobre o assunto, este tópico concentra alguns links muito bons:

http://forum.clubedohardware.com.br/duvidas-verifique-topicos/655101

Ainda nao me ficou claro, o aumento generalizado da conta de luz pode ter sido causado pela minha fonte + meu monitor crt de 17"? Qto gastaria um de LCD de 22"?

Leia mais atentamente meu primeiro post, mais especificamente o item número 2.

Postado

Você ainda não respondeu o que eu perguntei!! Você sempre usou o computador neste regime ou começou a usá-lo de uns tempos para cá??

Se você sempre usou o PC deste jeito e os aumentos nos gastos começaram de repente, não há com o que se grilar pois os aumento na conta não se deve ao PC!!! Mas se a conta aumentou a partir do momento em que o PC passou a ficar mais de 12h ligado por dia, aí sim, pode ser o PC!!

Mas siga o bom senso! ...De todos os aparelhos que tu tem na tua casa, vai atribuir o aumento de energia apenas ao PC??? Pense nos hábitos que vocês tem aí na tua casa, os eletrodomésticos que vocês usam, a freqüência com que são usados...

Noa entendi esse negocio de eficiencia, vi no mercado livre umas fontes um pouco caras que tem mais eficiencia 80% e um tal de ppa, ou algo assim, o que seria isso? Sera que a minha tem boa eficiencia e esse tal de ppa?

A eficiência da Thermaltake W0044 480W é lamentável! ...apenas 63%!! Como já foi dito, hoje em dia você encontra fontes com 80%... 90% de eficiência!

Eficiência... Tudo aquilo que tu liga na toma, absolutamente tudo, estará gastando energia! ...Com a fonte não é diferente! Ela gasta energia para poder funcionar!

Uma fonte rotulada com 63% de eficiência quer dizer que apenas 63% de toda a potência que ela está consumindo é entregue ao PC!! Se ela está entregando ao teu PC 200W, ela está demandando da rede 317W! (200 / 317 = 0,63)

117W estão sendo jogados no lixo!!

Já uma fonte que entrega 200W ao PC com 90% de eficiência, demanda da rede 222W!

Apenas 22W desperdiçados!!

O faller chama atenção para um "detalhe" interessante nessas fontes com dois ventiladores...

Se a fonte necessita de 2 ventiladores para se refrigerar, quer dizer que aquece bastante! ...Aquecimento é perda de energia! Está transformando potência útil em calor!!! Fuja de fontes com dois ventiladores!!

Postado

beleza, e como posso saber se minha fonte tem pfc ativo, e a eficiencia da fonte vem escrito nela ou há alguma maneira de calcular usando os watts? (nao consegui abrir o link do eficiencia...)

Meu gabinete veio com fonte, e creio que ele seja la de 2004 pra 2005, nesta epoca ja tinha fontes com esse pfc?

Edit

ThermaltakeSilentPurepower480W.jpg

Eu busquei no google e achei esta foto, é bem parecido com o que tem na minha fonte, mas nao tenho certeza pois este adesivo esta virado para o lado fechado do gabinete e agora o pc esta ligado pois estou escrevendo este post nele, depois vejo se é igual mesmo. Isso teria como ler para fazer o calculo de beneficios da fonte?

Postado

então, eu usava note, e montei o pc que deveria ficar ligado 24/7 fazendo downs e tal, é claro, nao vou usar direto ele ligado 24/7 mas queria montar a maquina para aguentar isso (para bittorrent)...

depois q comecei a usar ela q a conta veio sarnenta...

Agora q raciocinei, esta fonte e este gabinete ja são antigos, e ate onde sei, os equipamentos antigos não sao muito economicos em termos de hardware... Queria que alguem me indicasse uma boa fonte num bom preço até no maximo 150 ~ 200 reais, para eu substitur... (fui burro pois eu tinha uma outra mais nova, só que como tinha só um cooler e era de 350w, vendi ela)...

A minha nao é exatamente este modelo que voce mensionou, pois a minha é toda prata, mas é bem parecida. Tem um canal para ligar potenciomentro, e tem MUITA, mas MUITAs tomadas (inclusive 1 só daquelas AT antigas nem sei pra que serve aquilo) e varios outros conectores estranhos...

Postado

Como já falaram, seu pc não demanda muito, então compre uma fonte de baixa wattagem, mas de boa qualidade, com alta eficiencia! Teu PC não precisa de uma fonte boa com mais de 300w. Compra uma Antec, Seasonic ou Corsair que você ta bem!

Da uma pesquisada sobre os modelos pra ver qual você gosta mais.

• Membro VIP
Postado
beleza, e como posso saber se minha fonte tem pfc ativo, e a eficiência da fonte vem escrito nela ou há alguma maneira de calcular usando os watts? (nao consegui abrir o link do eficiência...)

Meu gabinete veio com fonte, e creio que ele seja la de 2004 pra 2005, nesta epoca ja tinha fontes com esse pfc?

Edit

Eu busquei no google e achei esta foto, é bem parecido com o que tem na minha fonte, mas nao tenho certeza pois este adesivo esta virado para o lado fechado do gabinete e agora o pc esta ligado pois estou escrevendo este post nele, depois vejo se é igual mesmo. Isso teria como ler para fazer o calculo de beneficios da fonte?

Se sua fonte for equivalente a essa dai saiba que ela se comporta como se fosse uma fonte de 18 x 12 = 216 Watts + 50 Watts = 266 Watts, me explico..

Veja lá a capacidade de oferta de corrente em 12 Volts, de 18 Amperes, correto???

Ora 12 Volts x 18 Amperes = 216 Watts. Sua config ou qualquer outra vai solicitar não mais de 40 a 50 Watts nas demais tensões, desse modo de nada adianta a fote ofertar maior potência nessas outras tensões dai..

Sua capacidade final de entrega de potência gira por volta dos 270 Watts portanto..

Essa fonte dai deve ter vindo junto das caravelas do descobrimento do Brasil, de tão antiga que é.....

Postado

exatamente, confirmei com o antigo dono, ele importou esse gabinete dos eua em 2004, para fazer o servidor da lanhouse dele, ele disse qeu como ficava ligado dia e noite poderia ser um dos principais vilões da conta de luz.

Vou procurar uma nova fonte mais economica, e eficiente, pelo que vi, pfc ativo vale cada centavo, então mesmo que sai do meu orçamento vou fazer de tudo para comprar uma com ele ativo...

• Membro VIP
Postado
exatamente, confirmei com o antigo dono, ele importou esse gabinete dos eua em 2004, para fazer o servidor da lanhouse dele, ele disse qeu como ficava ligado dia e noite era um dos principais vilões da conta de luz.

Vou procurar uma nova fonte mais economica, e eficiente, pelo que vi, pfc ativo vale cada centavo, então mesmo que sai do meu orçamento vou fazer de tudo para comprar uma com ele ativo...

Não é o PFC ativo que vai fazer sua conta de energia baixar não....

Louvável a ideia de adotar fonte com PFC ativo, e digo isso desde muito tempo, como se pode ver ai nesse tópico com mais de 4 anos: Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara

Quem vai lhe a judar a poupar energia é a característica da fonte chamada de eficiência..

Procure fontes com alta eficiência. Busque checar no sete do Programa 80 plus se a fonte objetode sua futura compra, tem homologação e com qual selo:

Selosdoprograma80Plus.jpg

Cada um desses ai garante uma determinada faixa mínima de eficiência de uma fonte homologada por eles.

Site do Programa 80 Plus: http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSupplies.aspx

Por exemplo, uma fonte Fonte SeaSonic 430W 80 PLUS BRONZE PFC Ativo (S12II 430B) com certificação no Programa com selo Bronze pode ser encontrada por ai por cerca de R$ 176,00. Chega a ultrapassar a eficiência de 85%, que significa uma perda de somente 15%, sob a forma de calor. A sua fonte com eficiência de 63% vai perder 37% sob a forma de calor. Ai ninguém aguenta..

Veja: https://www.guerradigital.net/fontes/seasonic/fonte-seasonic-430w-80-plus-bronze-pfc-ativo-s12ii-430b.html

Boas fontes com selo Platinum chegam a ter eficiências superiores a 93% (perda de 7% apenas) Infelizmente ausentes de nosso mercado..

Postado

Ola amigos, desculpem, mas o modelo que passei na foto é igual so de aparencia, pois de resto é bem diferente...

Finalmente abri meu pc e fui ver a fonte, seguem as fotos:

DSC08206.JPG

Ela é de PFC ativo, as amperagens são

40A para o 5V, 30A para o 3.3V, 18A para o 12v, 0.3A para o -5v, 0.8A para o -12V, e o ultimo nao lembro o que era mas era 2a.

Vi que ela tem cerca de 68% de eficiencia mais ou menos...

PurePower480_W0019.jpg

(pure power 480APD)

bench_efficiency.png

• Membro VIP
Postado
Ola amigos, desculpem, mas o modelo que passei na foto é igual so de aparencia, pois de resto é bem diferente...

Ela é de PFC ativo, as amperagens são

40A para o 5V, 30A para o 3.3V, 18A para o 12v, 0.3A para o -5v, 0.8A para o -12V, e o ultimo nao lembro o que era mas era 2a.

Vi que ela tem cerca de 68% de eficiencia mais ou menos...

E não muda nada na análise que fiz anteriormente.

Corrente em 12 Volts de 18 Amperes significa potência de 12 x 18 = 216 Watts com 50 Watts que sua config pedirá nas outras tensões ela se comportará como uma moderna fonte de 266 Watts somente..

Fonte com PFC ativo e com uma eficiência baixa, provando mais uma vez que o PFC não é sinônimo de economia de energia..

O PFC ativo tem finalidade diferente daquela de economizar energia..

Veja ai uma foto dentro do foco, dessa sua fonte..

Abraço..

Postado

olha amigo além disso tudo que já foi explicado muito bem pelos amigos do forum é necessário voce saber que dependendo do PC e do note em questão, mesmo com fonte com PFC ativo e alta eficiência o seu PC gastará no mínimo 02 vezes mais energia que o note, tendo em vista justamente que um processador ou uma placa de video de um desktop consome mais energia do que um igual para note.

Postado

eqto a diferença do note para pc, eu ja estava preparado, o note gasta 55w por hora, e eu ja estava preparado para ter um pc q gastasse ao maximo 6 vezes isso, mas pelas minhas pesquisas no ML nas fontes de 100 a 150 reais, tenho achado apenas fontes com eficiencia de 60 a 70% o que seria o mesmo que a minha (porém estas sendo de 350w) neste caso nao valheria a pena trocar...

A minha fonte prioriza as tomadinhas ne?

Fonte so consegui achar boa de 80% mas eram de 750w, e 750w em 14hrs vai aumentar tanto aconta aqui q acho q vou ate mandar fazer outro relogio de luz so pro pc :D

Bem, para finalizar de tudo agora, queria q alguem me ajudasse a fazer a conta qto minha fonte gasta por mes (durante 14hrs por dia, 7 dias por semana, 30 dias por mes) em R$, e qto eu gastaria se fosse um modelo da corsair ou outro modelo de vossas preferencias, ja para eu ir procurar comprar este modelo oferecido em questão.

O chuveiro eu ja troquei, pois ele estava com problemas, ja deve abaixar um pouco a conta, o monitor tb comprei um de 20 de lcd...

• 4 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...