Ir ao conteúdo

Maquete MiniSemaforo como fazer?

sergiofera741.

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal o professor do meu curso, passou uma maquete para meu grupo fazer com 4 semaforos com leds,todos semaforos interligados. usando chips, portas nand e nou , e tudo mais e tambem varios postes. isso é pra semana que vem ele vai testar com a fonte. Nao tenho a minina ideia por onde começar. e nen o material que preciso. alguem pode me ajudar? se possivel mandem desenhos tudo em detalhes.

so sei que tem que ser LED de 5V.

desde já agradeço.

respondam ai por favor!

o professor falou assim montem um circuito com 4 semaforos, todos interligados, em um cruzamento.

postes se quizerem. e tipo um estacionamento com aquelas duas luzes sinalizadoras. valendo nota. nao quero nada com pilha, quero um circuito. pra quando vocÊs chegarem eu ligar um negativo e outro positivo e funcionar tudo.

ele so falou isso ai... e o resto mandou agente procurar.

nao tem nao como vocês desenharem pra mim? ( so sei interligar os fios e chips ) agr desenhar nao sei ;s

PRECISO MUITO DE AJUDA!!

Abraços...

Postado
Ola pessoal o professor do meu curso, passou uma maquete para meu grupo fazer com 4 semaforos com leds, usando chips, portas nand e nou , e tudo mais varios postes. isso é pra semana que vem ele vai testar com a fonte. Nao tenho a minina ideia por onde começar. e nen o material que preciso. alguem pode me ajudar? se possivel mandem desenhos tudo em detalhes.

so sei que tem que ser LED de 5V.

desde já agradeço.

respondam ai por favor!

Abraços

código de semáforo de 2 ruas e o esquema

#include <16F628A.h>//Biblioteca do uC

#use delay(clock=4000000) // Frequencia do Cristal

main(){

while(true){

output_high(pin_B1); // Liga Vermelho Sem1

output_high(pin_B6); // Liga Verde Sem2

delay_ms(25000); // Espera 25 segundos

output_low(pin_B6); // Desliga Verde Sem2

output_high(pin_B5); // Liga Amarelo Sem2

delay_ms(5000); // Espera 5 Segundos

output_low(pin_B5); // Desliga amarelo Sem2

output_high(pin_B4); // Liga Vermelho Sem2

output_low(pin_B1); // Desliga Vermelho Sem1

output_high(pin_B3); // Liga Verde Sem1

output_low(pin_B3); // Desliga Verde Sem1

output_high(pin_B2); // Liga Amarelo Sem1

output_low(pin_B2); // Desliga Amarelo Sem1

output_low(pin_B4); // Desliga Vermelho Sem2

}

}

post-801738-13884959268899_thumb.jpg

Postado
código de semáforo de 2 ruas e o esquema

#include <16F628A.h>//Biblioteca do uC

#use delay(clock=4000000) // Frequencia do Cristal

main(){

while(true){

output_high(pin_B1); // Liga Vermelho Sem1

output_high(pin_B6); // Liga Verde Sem2

output_low(pin_B6); // Desliga Verde Sem2

output_high(pin_B5); // Liga Amarelo Sem2

output_low(pin_B5); // Desliga amarelo Sem2

output_high(pin_B4); // Liga Vermelho Sem2

output_low(pin_B1); // Desliga Vermelho Sem1

output_high(pin_B3); // Liga Verde Sem1

output_low(pin_B3); // Desliga Verde Sem1

output_high(pin_B2); // Liga Amarelo Sem1

output_low(pin_B2); // Desliga Amarelo Sem1

output_low(pin_B4); // Desliga Vermelho Sem2

}

}

nao entendi nada disso ae.

esses nomes output e tal er oqe?

Postado

Amigo Sergiofera741,

existe diversas maneira de se fazer um semáforo, com o famoso 4017, com 555, microcontrolado com PIC, enfim.

Procure ser mais objetivo em sua necessidade, exemplo:

Estes quatro sinaleiros tem de ser interligados ? você precisa que eles só controlem 2 vias ? ou mais vias interligadas ?

Procure detalhar a sua necessidade ok.

abraços e aguarde mais instruções dos amigos do CDH.

Postado
nao entendi nada disso ae.

esses nomes output e tal er oqe?

Isso é o código programado em C para ser gravado em um microcontrolador PIC 16f628a.

Professor de qual disciplina? O que voce viu nessa disciplina? Viu flip flops? Microcontroladores? Acredito que apenas com flipflops e portas lógica voce consiga fazer isso, sem microcontroladores (que dependendo da disciplina foge do objetivo)

Postado
Isso é o código programado em C para ser gravado em um microcontrolador PIC 16f628a.

Professor de qual disciplina? O que voce viu nessa disciplina? Viu flip flops? Microcontroladores? Acredito que apenas com flipflops e portas lógica voce consiga fazer isso, sem microcontroladores (que dependendo da disciplina foge do objetivo)

Eletronica Digital , vi portas logicas tipo ou, nand, nou , and

Postado
Amigo Sergiofera741,

existe diversas maneira de se fazer um semáforo, com o famoso 4017, com 555, microcontrolado com PIC, enfim.

Procure ser mais objetivo em sua necessidade, exemplo:

Estes quatro sinaleiros tem de ser interligados ? você precisa que eles só controlem 2 vias ? ou mais vias interligadas ?

Procure detalhar a sua necessidade ok.

abraços e aguarde mais instruções dos amigos do CDH.

nao sei o que é microcontrolado. sim os sinaleiros interligados sim.

e tambem o professor quer tipo um estacionamento, com aquelas duas luzes sinalizadoras.

por favor ajudem ae

Postado
Eletronica Digital , vi portas logicas tipo ou, nand, nou , and

Tá ok, isso se ve mesmo em eletronica digital, mas voce deveria ter visto mais coisas. Faltou muitas aulas? Tem certeza que não viu flip flops? Pois isso é lógica sequencial, que precisa de máquina de estados pra fazer e isso é feito com flip flops (maquinas de mealy, de moore, mintermos, mapa de karnaugh) não viu nada disso?

Montar as maquinas de estados é fácil, só que passar dela pra flip flop não lembro como faz, só estudando de novo... Se fosse em VHDL (eletronica digital 2) seria fácil também, mas aí pra gravar um fpga seria tenso...

Postado
Tá ok, isso se ve mesmo em eletronica digital, mas voce deveria ter visto mais coisas. Faltou muitas aulas? Tem certeza que não viu flip flops? Pois isso é lógica sequencial, que precisa de máquina de estados pra fazer e isso é feito com flip flops (maquinas de mealy, de moore, mintermos, mapa de karnaugh) não viu nada disso?

Montar as maquinas de estados é fácil, só que passar dela pra flip flop não lembro como faz, só estudando de novo... Se fosse em VHDL (eletronica digital 2) seria fácil também, mas aí pra gravar um fpga seria tenso...

nao velho, faço senai eletromecanica e minha materia ta sendo eletronica digital... nao vi flipflops naao

Desliga Vermelho Sem2

tem como voce desenhar um circuito pra mim desses ai?

o professor falou assim montem um circuito com 4 semaforos, todos interligados, em um cruzamento.

postes se quizerem. e tipo um estacionamento com aquelas duas luzes sinalizadoras. valendo nota. nao quero nada com pilha, quero um circuito. pra quando vocÊs chegarem eu ligar um negativo e outro positivo e funcionar tudo.

nao tem nao como voce desenhar pra mim?

PRECISO MUITO DE AJUDA!!

Postado
nao velho, faço senai eletromecanica e minha materia ta sendo eletronica digital... nao vi flipflops naao

tem como voce desenhar um circuito pra mim desses ai?

nao tem nao como voce desenhar pra mim?

PRECISO MUITO DE AJUDA!!

O que eu passei pra você é com microcontrolador, dá pra controlar 4 semáforos com 3 LEDs cada um (Vermelho, Amarelo e Verde). 12 Saidas independentes controladas por um único CI. Com outros circuitos tipo: 555 ou 4017 tb dá, mas eu acho muito mais complicado, depende de cada um. A vantagem no micro controlador é que você ainda pode add 2 chaves, para mudar o tempo dos Vermelhos e Verdes e do Amarelo.

Mas se você nunca mexeu com microcontroladores e com linguagem C vai ter que ser com esses circuitos citados acima mesmo, e deles eu não sei nada!:huh:

Desculpa ai

Postado

Olá Sergiofera741,

Estou lendo os posts e estou vendo que a coisa está feia...

Vou tentar dar minha opinião que é a seguinte:

Pelo que entendi você está no começo da eletrônica digital e só aprendeu circuitos lógicos.

Com certeza seu professor passou para você este trabalho para que "o" realize com o que foi ensinado.

Primeiro : não peça trabalho pronto pois assim você não aprenderá nada.

Só se aprende lógica pensando.

O pessoal daqui tem a maior boa vontade e alguns um coração mole.

Se você continuar pedindo acabará achando, mas e daí?

Ponha no papel a ideia geral do trabalho.

Desenhe ruas, casas, faróis e o que for necessário.

Em circuitos lógicos você deve ter aprendido funções de uma variável binária simples, funções de duas variáveis, etc.

Pois bem, estas variáveis são especificadas na forma de tabelas.

Tabelas da verdade. Conhece ?

Voltando, pegue o desenho das ruas com as posições dos semáforos e vá montando sua tabela da verdade para o ocorrido.

Com a lógica nand você pode implementar qualquer coisa.

Relaxa, dá uma pensada nisso, troque ideia com algum colega de curso e o mais importante: "leia" seu livro de eletrônica digital e entenda o passo a passo para realizar o trabalho.

abraços

Postado
Olá Sergiofera741,

Estou lendo os posts e estou vendo que a coisa está feia...

Vou tentar dar minha opinião que é a seguinte:

Pelo que entendi você está no começo da eletrônica digital e só aprendeu circuitos lógicos.

Com certeza seu professor passou para você este trabalho para que "o" realize com o que foi ensinado.

Primeiro : não peça trabalho pronto pois assim você não aprenderá nada.

Só se aprende lógica pensando.

O pessoal daqui tem a maior boa vontade e alguns um coração mole.

Se você continuar pedindo acabará achando, mas e daí?

Ponha no papel a ideia geral do trabalho.

Desenhe ruas, casas, faróis e o que for necessário.

Em circuitos lógicos você deve ter aprendido funções de uma variável binária simples, funções de duas variáveis, etc.

Pois bem, estas variáveis são especificadas na forma de tabelas.

Tabelas da verdade. Conhece ?

Voltando, pegue o desenho das ruas com as posições dos semáforos e vá montando sua tabela da verdade para o ocorrido.

Com a lógica nand você pode implementar qualquer coisa.

Relaxa, dá uma pensada nisso, troque ideia com algum colega de curso e o mais importante: "leia" seu livro de eletrônica digital e entenda o passo a passo para realizar o trabalho.

abraços

Mooral nen tenho a apostila e tudo isso que voce disse eu sei.

se nao soubece... nao estaria perguntando !

alguem mais ai me ajuda? :unsure:

Postado
Mooral nen tenho a apostila e tudo isso que voce disse eu sei.

se nao soubece... nao estaria perguntando !

alguem mais ai me ajuda? :unsure:

Cara, o objetivo nem é dar lição de moral, mas quando não se sabe algo e quer perguntar a alguem, vai na humildade que voce ganha mais, sem arrogancia.

Acho que todo mundo aqui está disposto a ajudar, só não estão dispostos a fazer por voce. Mostra esforço que muito mais gente te auxilia e dá idéias.

No mais, estou especificando o esquema lógico (diagrama de estados, tabelas verdades e blocos de funções), mas pra voce montar, voce vai precisar saber passar de um diagrama de estados para um circuito com flip flop, essa parte não farei pra voce, então vai estudando aí e ganhando tempo. Pra te guiar, estude: Máquina de Mealy, Máquina de Moore, e Flip Flops. No 4shared tem diversas apostilas disso, procure como eletrônica digital ou sistemas digitais mesmo...

Postado
Cara, o objetivo nem é dar lição de moral, mas quando não se sabe algo e quer perguntar a alguem, vai na humildade que voce ganha mais, sem arrogancia.

Acho que todo mundo aqui está disposto a ajudar, só não estão dispostos a fazer por voce. Mostra esforço que muito mais gente te auxilia e dá idéias.

No mais, estou especificando o esquema lógico (diagrama de estados, tabelas verdades e blocos de funções), mas pra voce montar, voce vai precisar saber passar de um diagrama de estados para um circuito com flip flop, essa parte não farei pra voce, então vai estudando aí e ganhando tempo. Pra te guiar, estude: Máquina de Mealy, Máquina de Moore, e Flip Flops. No 4shared tem diversas apostilas disso, procure como eletrônica digital ou sistemas digitais mesmo...

cara nun to sendo arrogante nao.

ér porque to muito preocupado com esse trabalho.

qe ate agora eu nao sei nen por onde começar.

eu sei fazer na prática agora na teórica eu me feerro.

me ajuda? com video? sites?

valeu irmão

Postado

Começando pelos Blocos de funções (uma representação de como a lógica do circuito irá se relacionar):

Especificao.png

OBS: As cores estão diferentes apenas pra não ser perder nas ligações. Não há nenhum motivo especial ou característica em qualquer uma das linhas.

Clock:

Responsável pela sincronia dos semáforos e das funções.

Ciclo Semaforo:

Responsável por contar de 0 até 3 (total 4), e mostrar o resultado na saída. Servirá para indicar aos demais blocos de função qual dos semáforos está sendo controlado no momento. Tem a entrada CICLO N que receberá um pulso sempre que um ciclo for completado. As saídas CNT1 e CNT2 exibirão a conta de 00 a 11

Seleciona Cor: Tem como entrada o sinal de clock, uma flag pra indicar que o tempo da cor verde acabou e um outro pra indicar que o tempo da cor amarela acabou. Na saída ele pede pro Tempo Verde e Tempo Amarelo contarem o tempo (que ele recebe na entrada), controla o ciclo e no final dele, avisa pro Ciclo Semáforo que o ciclo acabou.

Tempo Verde: Tem na entrada o clock, e uma entrada de soliticação pra começar a contar um tempo equivalente ao tempo no qual o verde deve ficar ligado. Na saída ele avisa que o tempo acabou, e antes disso, manda a o sinal para o multiplexador.

Tempo Amarelo: Idem Tempo Verde, mas para a cor amarela.

Multiplexador Verde: Recebe na entrada um numero representando qual dos semáforos ele estará controlando (controla as luzes verde e amarela desse semáforo). Recebe ainda o estado do proprio sinal verde daquele ciclo.

Multiplexador Amarelo: Análogo ao Multiplexador Verde

Acende Verde: Acende o LED verde.

Acende Amarelo: Acende o LED amarelo

Acende Vermelho: Se o LED amarelo e o LED verde estiverem desligados, então liga o LED vermelho.

------------------------------------------

Aguarde um post agora com tabelas verdades e diagrama de estados de cada um dos blocos. Lembrando que da tabela verdade e diagrama de estados para virar o circuito de fato com flip flops ficará por sua conta.

Diagrama de Estados do Clock:

Clock.png

- Saída: CLK

Diagrama de Estados do Ciclo Semaforo:

CicloSemaforo.png

- Entrada: CICLO N

- Saída: MSB = CNT1, LSB = CNT2

Tabela Verdade do Multiplexador Verde:

CNT1	CNT2	VS1	VS2	VS3	VS4
0 0 LIGAV 0 0 0
0 1 0 LIGAV 0 0
1 0 0 0 LIGAV 0
1 1 0 0 0 LIGAV

Tabela Verdade do Multiplexador Amarelo:

CNT1	CNT2	VA1	VA2	VA3	VA4
0 0 LIGAA 0 0 0
0 1 0 LIGAA 0 0
1 0 0 0 LIGAA 0
1 1 0 0 0 LIGAA

OBS: Já existem diversos tipos de circuitos integrados multiplexadores como esse.

Mais em breve!

Postado

Olá sergiofera741,

você disse que não tem apostila então se quiser me mande seu email que lhe envio uma boa apostila de lógica digital (que inclusive tem um exemplo parecido com o que precisa).

Com relação ao meu post anterior não foi lição de moral e sim um bom conselho. Sei o que estou dizendo.

Não esqueça de estabelecer todos os parâmetros iniciais do processo para não ter que alterar quando estiver pronto:

os tempos (8seg p/ vd, 3 p/ am, 5 p/vm),

situação da via - se existe preferencial ou não, etc.

Em um cruzamento normal você terá uma lógica inversa - semáf1 vd lig "E" semáf2 vd desl. Vai dar um pouco de trabalho mas sai.

Falando em sair estou atrasado... Boa sorte...

Ponha no papel e utilize algum desenho para clarear a mente.

Alguma coisa do tipo:

post-856835-13884959282114_thumb.jpg

Postado
Olá sergiofera741,

você disse que não tem apostila então se quiser me mande seu email que lhe envio uma boa apostila de lógica digital (que inclusive tem um exemplo parecido com o que precisa).

Com relação ao meu post anterior não foi lição de moral e sim um bom conselho. Sei o que estou dizendo.

Não esqueça de estabelecer todos os parâmetros iniciais do processo para não ter que alterar quando estiver pronto:

os tempos (8seg p/ vd, 3 p/ am, 5 p/vm),

situação da via - se existe preferencial ou não, etc.

Em um cruzamento normal você terá uma lógica inversa - semáf1 vd lig "E" semáf2 vm desl. Vai dar um pouco de trabalho mas sai.

Falando em sair estou atrasado... Boa sorte...

Ponha no papel e utilize algum desenho para clarear a mente.

Alguma coisa do tipo:

Triumvirat, eu também teria interesse nessa apostila, queria dar uma estudada pra relembrar algumas coisas. Se puder hospedar em um host e postar aqui o link eu agradeceria.

Quando eu comecei a elaborar a especificação pra auxiliar o individuo (o meu post anterior), eu considerei que cada um dos motoristas poderia seguir qualquer uma das 3 direções do cruzamento (ou seja, só iria abrir um semáforo por vez, e os outros todos estariam fechados).

Considerei ainda uma quantidade arbitrária de estados para cada uma das cores, algo apenas conceitual e didático: Vermelho: 9 estados/pulsos de clock, Amarelo: 1 estado/pulso de clock, Verde: 2 estados/pulsos de clock. Se algum desses parametros tinha alguma regra, depois da minha especificação pronta (se é que eu vou dar segmento a ela), o individuo terá que readaptar)

Postado

Olá à todos !

sergiofera741. = apostila enviada.

Ghost Killer = vou tentar procurar algum local e hospedar. Se tiver pressa me mande seu email.

Quanto ao resto, tudo bem. Acho que fez um bom trabalho.

O Sergio e seu grupo é que precisam (antes de qualquer coisa) definir todos os itens do processo.

Tem cidade que não utiliza amarelo, aqui o amarelo só aparece se for de vd para vm.

Outra coisa Sergio: "Cuidado" na elaboração do hardware em relação ao nível de dificuldade.

Se apresentar um trabalho muito simples provavelmente sua nota tb será muito simples (liga um 555 como biestável leds vds paralelos 1e3,2e4/leds vms paralelos) - já dá para funcionar - mas será que é isso?.

Se apresentar um trabalho muito avançado para o que foi ensinado, se prepara muito bem teóricamente porque o professor vai te encher de perguntas para ter certeza que não esteve em algum fórum e pegou um trabalho pronto.

Boa Páscoa à todos !!!

Postado
Ghost Killer = vou tentar procurar algum local e hospedar. Se tiver pressa me mande seu email.

Sugeri postar aqui porque assim como eu também quis, pode aparecer mais gente querendo, e pra voce não ficar enviando email pra todo mundo, facilita ;)

Host gratuito que eu costumo recomendar é esse por não capar a velocidade de download: http://sharex.xpg.com.br/

Postado

Olá à todos !

Ghost Killer = apostila enviada;

sergiofera741 = ainda bem que a coisa está andando...

Não é por nada não mas você tem certeza que um 555 astável e um Johnson 4017 é o que o seu professor está esperando?

Dá uma sondada com seus colegas e vê se é isso mesmo. Se for, beleza.

A interpretação do que é pedido também faz parte da avaliação.

Foi por isso que te disse para tomar "cuidado".

Se ele está te ensinando portas lógicas (and, or, nand, etc.) será que ele não está esperando que você utilize o que foi ensinado até o momento para concluir o trabalho ?

Como já foi dito existem várias formas e você achou uma.

E estou dizendo porque eu já passei por isso.

De qualquer forma já está encaminhando...

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...