Ir ao conteúdo

Ajuda: DSPIC + PWM = Conversor BUCK

Zin

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Estou montando um pequeno laboratório de eletrônica, já comprei até um XR2206 para montar um gerador de funções, um gravador de PIC e outros 'brinquedos' :)

Agora pretendo montar uma fonte simétrica ajustável e para aprimorar os conhecimentos com PIC, pensei em montar uma fonte simétrica tradicional, transformador 30+30V 5A e na saída da mesma, montar um conversor DC-DC buck, para fazer o ajuste de tensão:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conversor_buck

Pensei em usar um DSPIC, usar um PWM para a tensão negativa e o outro para a tensão positiva, usando como 'chave' um MOSFET de potência como o IRFZ48(um para o positivo e outro para o negativo).

Eu usaria o conversor AD, uma entrada em cada saída (uma positiva e outra negativa devidamente invertida com ampop). Com base na tensão de saída, comparando com a tensão desejada o dspic aumentaria ou diminuiria a largura do pwm (duty cicle), este controle seria feito tanto na tensão positiva como negativa, para evitar surtos de tensão quando há surtos de corrente na outra tensão.

Alguém já fez isto com microcontrolador, dspic? Alguma sugestão no projeto?

Será que a tensão será bem estável adotando este 'aproach'?

A tensão desejada, será um definida através de uma porta do conversor AD, medindo a tensão do potênciometro. Pretendo também medir a corrente nas 2 tensões, para efetuar uma proteção contra curto e indicar os valores em um display LCD 16x2.

Obrigado.

Postado
voce deve montar para testar,não tem outro jeito de saber.

Precisa ser DSPIC(não seria disperdício)?

É que precisava realmente começar, a estudar o DSPIC, com algum projeto e o DSPIC30F2010-30I/SP eu comprei por 14 reais, 3 reais a mais do que um PIC16F628 :)

Alguém tem alguma apostila, e-book ou qualquer material explicando detalhadamente a construção de conversores dc-dc, em especial o buck?

Estou a procura de mais detalhes sobre o dimensionamento do indutor.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!