Ir ao conteúdo

Dúvida com motor de passo

newbest

Posts recomendados

Postado

Olá venho aqui implorar uma ajuda.

Estou fazendo um projeto pra nota final do penúltimo semestre do meu curso e o projeto é o seguinte:

Tenho que fazer um elevador utilizando um motor de passo controlado por um pic (16f877a) mas eu ando tendo um problema na hora de ligar o motor.

O motor que estou usando é um Motor de passo híbrido unipolar (6 fios) Modelo Astrosyn 23km-C051 07V

com as seguintes especificações:

-Motor de Passo Astrosyn 23km-c051-07v

- Motor Voltage: 4.0 V

- Current / Phase: 2.0A

- Resistance / Phase: 2.0 Ohm

- Inductance / Phase: 4.4 mH

-Torque: 9,9kgf/cm

-1.8º por passo

-Motor unipolar 6 fios

Eu montei um drive de acionamento do motor segue em anexo o drive (no caso fiz 4 drives iguais, um pra cada bobina)

Fiz um programa simples na linguagem em C só pra testar a polarização.

#include <16f877a.h>

#fuses XT,NOWDT,NOPROTECT,PUT

#use delay(clock=4000000)

#use fast_io(B)

#byte portb=0x06

void main()

{

set_tris_b(0);

portb=0;

while(1)

{

portb=0b00000001;

delay_ms(180);

portb=0b00000010;

delay_ms(180);

portb=0b00000100;

delay_ms(180);

portb=0b00001000;

delay_ms(180);

}

}

Fazendo o teste com os leds *fiz os 2 testes 1 pra cada chaveamento dos transistores* e ele está chaveando conforme o esperado utilizando esse programa simples.

O problema tá na hora que eu coloco o motor, ele não consegue dar os passos direito e o eixo dele fica indo e voltando como se as bobinas estivessem acionando a bobina 1 depois a 2 e voltando pra 1. Já modifiquei várias vezes os terminais do motor e sempre acontece a mesma coisa.

Se alguém puder me dá uma ajuda, souber algo que eu possa fazer eu agradeceria profundamente ^_^

Sou novo no fórum se eu cometi algum erro me desculpa =/

post-879751-13884959616194_thumb.jpg

Postado

Olá amigo, quando eu comecei a trabalhar com motores de passo, tive o mesmo problema, e no meu caso pelo menos, eram fios invertidos, do motor de passo, que fazia com que liga-se uma bobina, e depois nao continuava a sequencia, fazendo assim o motor voltar ... verifique tambem se o seu drive tá conseguindo realmente fornecer a corrente necessaria ao circuito. Falou

Postado
Olá amigo, quando eu comecei a trabalhar com motores de passo, tive o mesmo problema, e no meu caso pelo menos, eram fios invertidos, do motor de passo, que fazia com que liga-se uma bobina, e depois nao continuava a sequencia, fazendo assim o motor voltar ... verifique tambem se o seu drive tá conseguindo realmente fornecer a corrente necessaria ao circuito. Falou

Nossa muito obrigado não tinha pensado nisso.

Vou tentar verificar os fios do motor.

Eu não tô com o circuito nem o motor comigo aqui agora, amanhã irei verificar se tá chegando a corrente necessária mesmo (quase certeza que sim, mas agora não tô com tanta certeza)

Você pode me dizer qual era o ângulo de passo do motor que você utilizou?

Eu tô querendo colocar 5ms de delay pra acionamento das bobinas *talvez eu tenha que trocar os transistores) mas eu entendo pouco de motor de passo e não sei se o motor vai conseguir responder a tempo a essa configuração.

Postado

Olá, o motor que utilizei na epoca foi um de 7.5 Graus, e realmente, você precisa fazer uns testes praticos, porque dependendo da velocidade que você aciona o motor, ele começa a perder potencia até chegar ao ponto de nao conseguir mais girar e fica vibrando apenas ...

Postado
Olá, o motor que utilizei na epoca foi um de 7.5 Graus, e realmente, você precisa fazer uns testes praticos, porque dependendo da velocidade que você aciona o motor, ele começa a perder potencia até chegar ao ponto de nao conseguir mais girar e fica vibrando apenas ...

Entendi.

Você se lembra com qual velocidade você trabalhou?

Poderia me informar?

Postado

antes de mais parece-me que devia usar outro transistor em vez do bd135 pois a corrente dc deste e de 1,5A embora em pulse possa chegar aos 3A

os diodos de protecçao nao podem ser esses use por exemplo os BYV28

verifique se a tensão de alimentaçao tem tensão e potencia correcta para alimentar o motor

note que tem de contar com a tensão de saturaçao do transistor

o vcc do motor devera ser algo como 5V e aguentar sem oscilaçoes de corrente os 2A

faça um teste simples

desligue os drives da pic

ligue o motor que as fases quer os pontos comuns

agora ligue as entradas do drive , uma de cada vez, aos 5V e veja se o motor vai rodando segundo aquilo que pretende

se algo estiver incorrecto tera de alterar a ordem das ligaçoes das fases

depois de testar e estar a funcionar experimente com a pic

mas note que a sequencia dos sinais tem de ser a mesma do teste que efectuou

Postado

Olá, o menor intervalo que utilizei na epoca foi de 20ms, abaixo disso o motor já perdia potencia, mas recomendo você fazer testes praticos, porque cada motor reage de uma forma ... abraços

Postado
Olá, o menor intervalo que utilizei na epoca foi de 20ms, abaixo disso o motor já perdia potencia, mas recomendo você fazer testes praticos, porque cada motor reage de uma forma ... abraços

Irei fazer isso amanhã

Muito obrigado pela ajuda!

Abraços ^^

Postado
do seu codigo tem 180mS de delay

nao me parece ser esse o seu problema, a velocidade de rotaçao

Sim pela sequência parece ser certo até porque o tempo é relativamente grande pelo o que eu vou precisar (200 passos pra ter uma volta completa) amanhã irei tentar mexer na fiação das bobinas do motor pra ver se tem algo invertido como o colega sugeriu

Postado
antes de mais parece-me que devia usar outro transistor em vez do bd135 pois a corrente dc deste e de 1,5A embora em pulse possa chegar aos 3A

os diodos de protecçao nao podem ser esses use por exemplo os BYV28

verifique se a tensão de alimentaçao tem tensão e potencia correcta para alimentar o motor

note que tem de contar com a tensão de saturaçao do transistor

o vcc do motor devera ser algo como 5V e aguentar sem oscilaçoes de corrente os 2A

faça um teste simples

desligue os drives da pic

ligue o motor que as fases quer os pontos comuns

agora ligue as entradas do drive , uma de cada vez, aos 5V e veja se o motor vai rodando segundo aquilo que pretende

se algo estiver incorrecto tera de alterar a ordem das ligaçoes das fases

depois de testar e estar a funcionar experimente com a pic

mas note que a sequencia dos sinais tem de ser a mesma do teste que efectuou

Olá, desculpa eu não tinha visto que você tinha postado isso.

Bom primeiro queria saber porque devo trocar os diodos?

Seguindo a sua sugestão então o mais indicado seria usar 8 TIPS 31C?

Vou refazer os testes da corrente e tensão que estão chegando no motor e irei trocar os transistores e os diodos como você recomendou.

Irei também testar as bobinas como você recomendou.

Amanhã se o tópico não for fechado irei postar os resultados e devo comentar o que consegui.

Se tiver mais alguma recomendação eu tô aqui de olho ^_^

EDIT: se possível poderia me passar um modelo de circuito utilizando os componentes que você falou? Se não tiver não tem problema ^^

Muito obrigado pelas orientações

Postado

ok

os diodos 1N4148 sao diodos e sinal e nao oferecem caracteristicas para esse tipo de funçao

devera usar un diodo com caracteristicas de tensão , corrente e tempos de comutaçao do tipo indicado BYV28 por exemplo

quanto aos transistor pode usar por exemplo o TIP122 e como este e darligthon apenas precisa de 4 transistores deste tipo

se quer manter o circuito pode trocar o BD135 por um Tip41C ou semelhante com corrente de 4 a 5A

.

Postado
ok

os diodos 1N4148 sao diodos e sinal e nao oferecem caracteristicas para esse tipo de funçao

devera usar un diodo com caracteristicas de tensão , corrente e tempos de comutaçao do tipo indicado BYV28 por exemplo

quanto aos transistor pode usar por exemplo o TIP102 e como este e darligthon apenas precisa de 4 transistores deste tipo

se quer manter o circuito pode trocar o BD135 por um Tip41C ou semelhante com corrente de 4 a 5A

Certo.

Muito obrigado pela ajuda Oceano, amanhã irei testar o que você disse e irei repassar os resultados aqui no tópico.

Mas obrigado mesmo pela ajuda, vou usar o TIP 41C mesmo e os diodos que você recomendou ^_^

Postado

esqueci de dizer que as alimentaçoes do motor e de controlo devem ser separadas, reguladas e bem fitradas

se estiver a usar fontes afastadas dos circuitos e ligadas

atraves de cabos deve colocar condensador de 100uF em paralelo com 100nF nas entradas de Vcc dos circuitos quer da pic quer do drive

e ainda que deve colocar condensador de filtro de 100nF directamente entre o Vcc e o gnd da pic

aqui tem os circuitos

.

Postado
aqui tem

.

Hmm entendi entendi ^_^

Vou em uma loja de eletrônica amanhã onde eu compro os componentes e ver se eu acho esse TIP 122 ^^

Muito obrigado mais uma vez

Postado

Ola amigo, voce verificou os fios do motor se tiver algum envertido o motor vibra ou

volta a condicao anterior , cada passo é acionado individualmente para perfazer a volta

completa, se atinge um ciclo e para ou volta , algo pode estar errado coma ligacao,

certa vez eu montei um circuito com esse tipo de motor mas o gnd era comun a todas

as bobinas , qualquer duvida pergunte, um abraço Mel...

Postado

Olá, depois de seguir a ajuda de vocês finalmente consegui fazer com que meu motor rodasse do jeito que eu queria.

Porém me deparo com um problema já esperado... velocidade !

Bom eu preciso de uma velocidade não muito rápida porém não tão lenta. O meu problema tá no grau de passo do meu motor *apenas 1,8 graus* e eu não sei até quanto eu posso reduzir meu delay em busca de velocidade. Não tenho ideia se eu diminuir muito o delay ele irá funcionar.

Alguém tem alguma sugestão? Eu devo trocar o motor?

Eu só comprei ele *já sabendo que eu iria precisar de uma velocidade* porque eu tinha visto esse vídeo

Certo que o circuito é outro e não tem muito haver com o que eu tô fazendo. Mas é o mesmo motor =/

Desculpa sou meio leigo nesse ramo e sei que é errando que se aprende ^^

Postado

olá, diminua até 5ms ... e veja o que ocorre, o maximo que vai acontecer é o motor nao girar ou vibrar ... mas acredito que motores de 1.8 graus, sejam mais rapidos na resposta ... e ele é hibrido ainda ... abraços

Postado
olá, diminua até 5ms ... e veja o que ocorre, o maximo que vai acontecer é o motor nao girar ou vibrar ... mas acredito que motores de 1.8 graus, sejam mais rapidos na resposta ... e ele é hibrido ainda ... abraços

Certo irei fazer isso e amanhã posto os resultados ^_^

Obrigado pela ajuda.

Ando pensando em por algo em micro segundos de delay

Postado
Olá, depois de seguir a ajuda de vocês finalmente consegui fazer com que meu motor rodasse do jeito que eu queria.

Porém me deparo com um problema já esperado... velocidade !

Bom eu preciso de uma velocidade não muito rápida porém não tão lenta. O meu problema tá no grau de passo do meu motor *apenas 1,8 graus* e eu não sei até quanto eu posso reduzir meu delay em busca de velocidade. Não tenho ideia se eu diminuir muito o delay ele irá funcionar.

Alguém tem alguma sugestão? Eu devo trocar o motor?

Eu só comprei ele *já sabendo que eu iria precisar de uma velocidade* porque eu tinha visto esse vídeo

Certo que o circuito é outro e não tem muito haver com o que eu tô fazendo. Mas é o mesmo motor =/

Desculpa sou meio leigo nesse ramo e sei que é errando que se aprende ^^

ok ainda bem que conseguiu

antes de se por a gastar mais dinheiro teste esse motor

agora tera que ir diminuindo os tempos de delay e verificando o comportamento do motor

quando o motor se mostrar instaval e começar a peder passos essa sera a rotaçao maxima do motor

tera que experimentar

ja agora que circuito de drive usou?

Postado
ok ainda bem que conseguiu

antes de se por a gastar mais dinheiro teste esse motor

agora tera que ir diminuindo os tempos de delay e verificando o comportamento do motor

quando o motor se mostrar instaval e começar a peder passos essa sera a rotaçao maxima do motor

tera que experimentar

ja agora que circuito de drive usou?

Vou testar isso, não pude testar com o drive que você me passou pois ainda não estava com os componentes, consegui utilizando o meu primeiro drive. Mas como ja fiz o pedido dos outros componentes irei testá-los já amanhã.

Uma dúvida, se eu alterar a tensão de entrada no meu motor eu alteraria a velocidade?

Postado

vai alterar sim

mas deve usar a tensão recomendada nos terminais do motor, 4V

acescida do valor Vcesat dos transistores do drive

mediu as tensoes no motor?

nao se esqueceu de contar com o valor de Vcesat ?

Postado
vai alterar sim

mas deve usar a tensão recomendada nos terminais do motor, 4V

acescida do valor Vcssat

mediu as tensoes no motor?

nao se esqueceu de contar com o valor de Vcesat ?

Sim fiz as medições coloquei em 5v

e 2A certinho ^_^

Amanhã devo fazer mais testes diminuindo o delay

Postado

ok mas no seu ciruito usou o transistor bd ou o Tip

se usar o tip suba para 5,5V

quanto aos delays sugiro que faça com calma e diminua gradualmente

da mais trabalho mas tera mais certeza no que esta a fazer

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...