Ir ao conteúdo

GPS em tablets e Smartphones

Posts recomendados

Postado

Recebi a informação de que existem 2 tipos de serviço de GPS. Um, com tempo de resposta imediata, gratuito e diretamente fornecido pelos satélites de localização e outro com um maior tempo de resposta e fornecido via internet 3G, portanto, pago.

Como saber o tipo de GPS usado por um determinado aparelho que oferece serviço de GPS ?

Sabem dizer o tipo de GPS fornecido pelos tablets como iPad, Xoom e Samsung Galaxy Tab ? E pelos celulares iPhone e Galaxy ?

• mês depois...
Postado

Na verdade não existem dois tipos de GPS, existe apenas um, o Global Positioning System, que funciona por satéliteS. Essa resposta NÃO É IMEDIATA, depende de conseguir as conexões DOS satélites (quanto mais satélites mais precisão), e aí vale a lógica, quanto mais interferências pior (por interferências entenda desde um teto sobre você até um prédio mais alto fazendo sombra pra uma parte do céu). O sistema funciona calculando o sinal que informa as horas (com altíssima precisão) junto com um código de qual satélite enviou aquele sinal, assim ele recebe uma hora de um satélite e outra de outro, com isso ele sabe a distância que está dos dois e calcula onde você está

O sistema que usa as antenas de celular é o chamado aGPS, ou "Assisted GPS", é um sistema que é usado pra ACELERAR a fixação de sua localização por GPS. Assim como o GPS usa a triangulação por satélites o a-GPS usa a combinação dos satélites com as antenas, triangulando o sinal das antenas da operadora (ou das operadoras, e não sei exatamente como é feita essa triangulação das antenas), e por questões comerciais gasta uma pequena quantidade de dados para utiliza-lo.

Explicada a diferença vamos às nomeclaturas... GPS é por satélite, e não faz parte do sistema de telefonia, logo em hipotese alguma poderia-se cobrar por esse serviço. Óbvio que de nada adiantaria você ter dados brutos de GPS (latitude, lontgitude, velocidade vetorial e altitude) sem um software (a não ser que você vá fazer algum uso técnico do GPS), e aí vem o pulo do gato, os programas padrões dos celulares, seja eles qual forem, carregam mapas, endereços, localizações etc da rede (internet) e aí vão-se KiB, MiB e, depdendo do uso até GiB de dados pelo seu dispositivo. Mas claro que já solucionaram isso, existindo programas off-line de boa qualidade, mas normalmente difíceis de instalar na internet.

E aí chegamos ao a-GPS. Tal sistema é usado para acelerar a aquisição de satélites, ou até mesmo fazer com que tal aquisição não seja necessária, já que o sinal de celular penetra mais facilmente em obstáculos como lajes, telhados, paredes, etc. Mas o princípio é "assistir" (ajudar) o sistema GPS, logo deveria ser obrigatório uma forma de desabilitar tal função em celulares que contam com GPS (todos os celulares com GPS que eu tive tinham essa função), mas não sei se realmente é OBRIGATÓRIO. Dizem que existem raros dispositivos que usam APENAS o a-GPS (dizem que existem, eu nunca ví) e esses obviamente dependem da rede calular para funcionar.

Como descobrir qual sistema tem no seu celular? Lendo as especificações/manual... Chamar A-GPS de GPS é uma enganação comercial, passivel de processos por propaganda enganosa.

Sobre o consumo de dados, não sei te dizer exatamente quanto se gasta com o A-GPS, e como isso é feito (se é cada vez que você tenta usar, se é só quando o sistema não consegue a conexão GPS rapidamente, já que varia muito e existem até configurações sobre isso em alguns celulares) mas o ideal é entrar em contato com a operadora e perguntar (como vem escrito nos manuais), eles são obrigados a te dizerem o valor cobrado, nem que seja o valor cobrado por KiB de dados.

Já a questão de mapas é mais complicada ainda. A princípio só será vantajoso pra quem tem um pacote de dados (ou algum sistema como o Infinity Pré que cobra R$0,50 por dia que você usa a internet), mas também vai depender da operadora.

Me parece que certos celulares vem com programas que não cobram pelo uso da internet, já que a própria empresa paga às operadoras por aquele tráfego de dados em específico (provavelmente em pacotes encriptografados para algum espertinho não criar uma "conexão" entre o programa de navegação e o navegador), mas eu não sei como funciona exatamente.

Esses gadgets que você citou possuem módulos de GPS.

Postado
Na verdade não existem dois tipos de GPS, existe apenas um, o Global Positioning System, que funciona por satéliteS. Essa resposta NÃO É IMEDIATA, depende de conseguir as conexões DOS satélites (quanto mais satélites mais precisão), e aí vale a lógica, quanto mais interferências pior (por interferências entenda desde um teto sobre você até um prédio mais alto fazendo sombra pra uma parte do céu). O sistema funciona calculando o sinal que informa as horas (com altíssima precisão) junto com um código de qual satélite enviou aquele sinal, assim ele recebe uma hora de um satélite e outra de outro, com isso ele sabe a distância que está dos dois e calcula onde você está

Muito boa e técnica sua resposta, mas indo direto: Tablet tem gps "de graça" só se você comprar um aplicativo pago que tem os mapas.

Ou se quer de "graça" tem que usar o 3G ou wi-fi para visualizar os mapas.

No iOS do iPad tem o NDrive que uso bastante como ele já tem os maps tive que pagar se não me engano 40 dólares pelo aplicativo na época hoje deve estar bem menos.

No android deve ter com certeza soluções parecidas recomendo ao nosso amigo da dúvida procurar um site sobre tablets tipo este tablet.com.br

abraço

• 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...