Ir ao conteúdo

Fonte retificadora direto na rede

Davidsom

Posts recomendados

Postado

Olá amigos! alguem sabe se eu posso fazer uma fonte retificadora com os diodos ligados direto na rede (sem transformador), com apenas um indutor para controlar a quantidade de corrente? Eu precisava de uma fonte de exatamente 110V a 127V e não vejo a necessidade de um transformador já que a tensão é mesma da rede. Desde já agradeço gente!!!!:(

• Membro VIP
Postado

A princípio pode sim lembrando de duas importantes considerações:

Primeira: A tensão CC sobre os capacitores de filtro será de 127V x raiz de 2 = 127 x 1,41 = 180 Volts

Segunda: A alimentação não será isolada da rede elétrica e potencialmente poderá eletrocutar uma pessoa que venha tocar na mesma, tanto faz em seu terminal positivo ou negativo, com relação ao solo..

Não sei qual seu uso mas pode não ser de longe a melhor solução não...

Postado
Olá amigos! alguem sabe se eu posso fazer uma fonte retificadora com os diodos ligados direto na rede (sem transformador), com apenas um indutor para controlar a quantidade de corrente? Eu precisava de uma fonte de exatamente 110V a 127V e não vejo a necessidade de um transformador já que a tensão é mesma da rede. Desde já agradeço gente!!!!:(

Davidsom

É perfeitamente possível, pois basta escolher diodos com tensão compatível idem capacitores.

PORÉM, eu não faria isso devido a dos probleminhas: Falta de isolação da rede elétrica (o choque seria "de matar" :o), além de passar muitos espúrios da rede.

Pelo menos usaria transformador isolador (não auto-transformador) para segurança.

Postado
A princípio pode sim lembrando de duas importantes considerações:

Primeira: A tensão CC sobre os capacitores de filtro será de 127V x raiz de 2 = 127 x 1,41 = 180 Volts

Segunda: A alimentação não será isolada da rede elétrica e potencialmente poderá eletrocutar uma pessoa que venha tocar na mesma, tanto faz em seu terminal positivo ou negativo, com relação ao solo..

Não sei qual seu uso mas pode não ser de longe a melhor solução não...

Entendi faller, mas se por a caso eu usar o terra do padrão brasileiro de tomadas como se fosse o terminal central dos transformadores simetricos o perigo seria o mesmo? Os 110V do secundario de um transformador não seriam o mesmo 110V da rede?

quero montar um amplificador de som com bastante potencia!^_^

Davidsom

Pelo menos usaria transformador isolador (não auto-transformador) para segurança.

Com um transformador isolador eu conseguiria 110V no secundario. O perigo não seria o mesmo?

• Membro VIP
Postado

Com um transformador isolador eu conseguiria 110V no secundario. O perigo não seria o mesmo?

O problema nem é o valor da tensão de 110 volts mas sim o referencial de terra que a rede tem. O fio fase da rede elétrica mantém uma diferença de potencial de 110 Volts ou 220 Volts com referência ao terra.

Se você tocar com a mão em um só fio, o fase e por acaso estiveres em um piso frio (lajota, cimento, piso batido, com sapatos de couro úmido, já será suficiente para o estabelecimento de uma corrente desse fio fase, por dentro de seu corpo, até o terra, via piso...

Se tiveres um transformador isolador ficará estabelecida uma isolação galvânica entre primário e secundário cortando a possibilidade de tomar choque em um só fio...

Imagine você levando a boca um microfone em cuja carcaça pudesse ter o fase.... Pode fritar o cantor...

Ou você isola a alimentação na entrada de energia, ou terás de isolar o cantor, o tocador de guitarra, todos afinal de contas que tiveres seus instrumentos eletrificados ou conectdos ao amplificador ..

Use transformador isolador e não te arrependerás..

Postado

Não havia pensado nisso Faller, muito obrigado pelas informações. O problema é que não acho transformadores de alta potencia com a tensão que preciso em nenhuma loja. Você pode me ajudar nisso também? Muito agradecido!!! ^_^

• Membro VIP
Postado

A Toroid tem modelo de linha com até 2 x 71,5 Volts que faz uma fonte simétrica de +-100 Volts x 15 Amperes, de 2.100VA com o qual dá para fazer um amplificador de mais de 1.000 Watts numa boa. Além do que, se necessitares de algum outro tipo, eles fabricam sob encomenda..

Veja ai: http://www.toroid.com.br/tuogeralelet.html

Se na sua cidade tiver um bom enrolador ele pode fabricar (enrolar) um transformador de acordo com o que desejas..

Postado

Se não for incomodar gostaria de saber só mais uma coisa: Você disse que a Toroid tem transformadores de até 2100VA. Desculpe-me a ignorância, mas não sei o que isto significa. Poderia me ajudar? Muito agradecido!!^_^

• Membro VIP
Postado
Se não for incomodar gostaria de saber só mais uma coisa: Você disse que a Toroid tem transformadores de até 2100VA. Desculpe-me a ignorância, mas não sei o que isto significa. Poderia me ajudar? Muito agradecido!!^_^

Você, se abrir o link da toroid, que lhe passei, poderá ver uma tabela dos transformadores que eles tem de prateleira, já prontos e de linha..

A segunda coluna, aonde consta essa descrição dos 2.100 VA está encabeçada pelo título potência do transformador e é isso o que significa..

A potência que o transformador consegue manipular, tomar da entrada e entregar em seu secundário.

Potência em AC se mede em VA ou seja Volts x Amperes, por isso VA.

Se a carga tiver um fator de potência unitário VA será igual a Watts, uma medida de potência que certamente você conhece..

Se vais aplicar a retificação comum de ponte de diodos e capacitores de filtro, considere o FP (fator de potência) como sendo 0,7 que não vais errar por muito..

Desse modo 2100 VA's seria o equivalente a 2.100 x 0,7 = 1.500 Watts

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!