Ir ao conteúdo

Pwm com 555

cesarlg

Posts recomendados

Postado

ola galera.. preciso agora de uma ajuda neste circuito pulsante, retirado de um aparelho que testa certos tipos de bicos injetores a diesel.

desculpe o desenho q fiz, pela minha falta de experiencia. precisaria saber algumas coisas: em que frequencia esta trabalhando o pwm?( nao tenho osciloscopio);

o potenciomentro pode ser substituido por um menor (talves 200k ou menor) e que modificaçao tem q ser feita sem perder a faixa de trabalho do circuito original?.

grato.. aguardo respostas

post-198617-13884959822475_thumb.png

Postado

quero acrescentar q na vdd esse circuito é alimentado por uma fonte alimentada por Ac., sua saida dc: é 12v 2A. acredito q pode ser modificado como no esquema postado.

Postado

Cara, eu simulei aqui em casa com o proteus e deu uma frequência minima de 1,55hz e maxima de 77hz.

se tu quiser alterar o potenciômetro, vai alterar a frequência máxima do circuito, vai cair la pros 10 hz.

o que podes fazer é alterar o "casal" RC (o valor dos capacitores e resistores até acertar a faixa de operação)

Postado

cara.. obrigado. é por ai mesmo !!!. eu nao sei se você pode fazer p mim: mudar o valor do potenciometro p 200k e chutar uns valores de resistores/capacitor, até encontrar a mesma faixa de frequencia.. se puder e souber agradeceria...

t+

Postado

otimo programa.. obrigado... circuitos envolvendo o 555 a principio sao mais simples q este que postei, meu medo de haver algo nele q particularmente faça funcionar bem para sua finalidade. e este do programinhao esquema do circuito que cerca o 555. é diferente . gostaria de mexer o menos possivel, neste q postei. mesmo sabendo que a grosso modo outros podem substitui-lo. aguardo..

tenho mais uma questao que talves falta eu entender. hz tem relaçao com o duty cycle? pois no programa tem q selecionar a % e tb duty cycle, como eu vou saber qual % esse circuito q postei tem? a frequencia ja sabemos então q esta entre 1.55 e 77hz.

• 2 meses depois...
Postado

oi pessoal aproveitandu que vocês estão falandu de pwm com 555 eu tenho uns esquemas aqui que eu achei na net , porém eu montei uns deles mas nao fuciono e eu to querendo montar um pra min controlar a rotaçao de um motor eletrico de 6 volts

eu vou procurar aqui no meu pc e posto aqui pra vocês verem

Postado

oi pessoal o circuito que eu montei foi esse de pagina de livro , eu montei umas 3 vezes mas nenhuma das vezes funciono , e montei tambem esse circuito que usa o 555 e o l293d mas tambem nao funciono

e outra coisa as pinagem do lm555 e a mesma do ne555? ou muda?

eu quero usar esse circuito que tem o 555 e l293d nesse monstrinho que eu montei

post-809302-13884960472129_thumb.jpg

post-809302-13884960472621_thumb.jpg

Postado

oi pessoal alguém poderia colocar aqui uma montagem passo a passo de um circuito pwm com 555 desses ai ? e que eu to montando e nao ta dando certo

e esse capacitor 0.1uf e o que tem marcado 104 e o capacitor 0.01uf e o que tem marcado 103?

Postado

Eu faço a conversao da seguinte maneira:

104=100.000pf ,que divido em 1000 =100nf que dividido em 1000=0,1uf

103=10000pf,que divido em 1000=10nf que dividido em 1000=0,01uf

E meu jeito de fazer ,se bem que hje nem preciso fazer mais contas,de olhar o codigo de numeros ja sei o valor....kkkkkkkkkkkkkkkk

Postado

oi pessoal eu baixei o proteus 7.7 aqui pra min fazer as simulaçoes desses pwm com 555 pra ver no que eu to errando porém quando eu monto o circuito e ponho pra funcionar com o motor ele nao gira mesmo mexendo no potenciometro e quando eu coloco led no lugar do motor eles ficam piscando . isso ta certo?

obrigado cesarlg agora vai ficar ++ facio pra min achar esses capacitores kkkk antes eu tinha que ir no site do soldafria e procurar o capacitor pra min ver a marcaçao dele kkkk

Postado

é assim mesmo flavio. a corrente se dá atraves de pulsos, quanto mais girar o potenciometro, mais "juntos" serao os picos e assim mais velocidade do motor. agora vamos ver seu problema:

1. qual circuito você esta usando?

2. que motor você esta usando?

Postado

oi cesarlg os circuitos que eu to tentando montar eu postei na primera pagina , o primero circuito e aquele de pagina de revista que usa o transistor bd136 esse eu montei umas 4 vezes e nao deu certo e o segundo circuito e o que usa uma ponte h

o motor que eu usei foi um de 6v

eu so consegui fazer funciona esse circuito de baixo no proteus e ja ate adicionei um l298 que e uma ponte h fico muito louco

post-809302-13884960494883_thumb.gif

Postado

alguém poderia colocar uma montagem passo a passo de um circuito pwm com 555 aqui

que os que eu to montando nao da funcionandu nao ate mesmo o que eu simulei no proteus nao funciono !!!

e se alguém colocar uma montagem passo a passo eu vou poder ver no que eu to errando si i i i eu tiver errando kk

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!