Ir ao conteúdo

Se trocar a bateria da placa-mãe, perde as config. da RAID?

EirasMoon

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho dois HD's de 1 TB em RAID 1 (espelhamento).

Gostaria de saber se eu precisar de trocar a bateria da placa-mãe eu vou perder as configurações da RAID e vou precisar refazer ela novamente, tendo que formatar tudo etc. Ou as configurações da RAID na placa-mãe vão continuar?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

Você só vai precisar configurar na Bios novamente o Raid, pois ela volta para o default de fábrica. Mas não há necessidade de formatar ou coisa do tipo, vai continuar tudo lá.

Abraços

Postado

Antes de trocar a bateria, verifique e anote toda a configuração atual da sua BIOS.

Depois de feito a troca da bateria, entre na BIOS antes de iniciar o sistema e confira as configurações de acordo com o que anotou e mude o que for necessário, salve e inicie o sistema.

• Membro VIP
Postado

Como o renf citou e o FabioBz deu uma dica importante, terá de refazer as configurações do raid apenas no setup, pois o sistema já sabe do raid, mas se iniciar ele sem setar isso na bios pode corrompe-lo.

Como a dica do FabioBz, anote toda a configuração de raid que voce fez, para quando iniciar com a nova bateria refazer exatamente como estava, também verifique se sua placa-mãe tem como salvar perfil de configuração, pois se tiver será fácil, voce salva o perfil atual, e depois de trocada a bateria voce carrega o perfil, mas lembre-se não pode iniciar o sistema antes de reconfigurar o raid (ele pode não iniciar).

Postado

Pode trocar a bateria sem problemas, quando você ligar a máquina novamente, reconfigura a BIOS como estava e entra no manager raid da placa. lá deve tar uma opção chamada rebuild array, nenhum dado vai ser perdido..

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!