Ir ao conteúdo

Limitar caracteres em celulas

ffilgueira1000

Posts recomendados

Postado

Bom dia colegas do CH.

Pra variar preciso de mais uma ajuda de vocês, minha necessidade é a seguinte.

Existe alguma macro que consiga 'limitar' a quantidade de caracteres em uma celula do excel?

Por exemplo, gostaria que nas celulas E12 até E212 só coubessem 87 caracteres respectivamente. Os caracteres devem ser qualquer letra, numero, simbolo, espaço em branco, pontuação, enfim... qualquer coisa mesmo!

Deve acontecer assim... quando for digitar um texto qualquer que deve ter no maximo 87 caracteres, clico em um botao 'limitar caracteres' e então quando estiver digitando e chegar no caracter numero 87 o texto simplesmente para e não abre espaço para continuar digitando. Daí em outra ocasião, quando for digitar um texto que pode contem qualquer quantidade de caracteres, clico no botao 'liberar limite de caracteres', e então digito o que quiser normalmente.

Lembrando que isso deve estar limitado das celulas E12 até E212.

Será que é possível.

Abraços a todos!

Postado

Bom dia!! Tem como fazer isso , mais surgiro que você poste uma planilha de exemplo aqui no forum , para que podemos te ajudar.

Esperando retorno.

Postado

Boa noite!!

Selecione a célula que você quer limitar o número de caracteres, e vá em no menu Dados -> Validação...

Na janela que se abrir em critérios de validação escolha "Comprimento do texto". Aí você pode escolher o limite de caracteres que a célula pode ter. (voce pode colocar o mínimo e o máximo permitido)

Espero ter ajudado.

Att..

Postado

Obrigado zinhovba... vou testar aqui e retorno.

Hei zinhovba, a sua dica foi muito boa... eu não sabia desse recurso.

No entanto, não era que eu estava procurando... eu queria algo que não deixasse o usuario digitar uma quantidade de caracteres acima no permitido, e que se fosse necessario em algum caso especifico... tivesse um botao de 'limitar caracteres' e 'destravar limite de caracteres'.

Essa opção que você me passou de validação emite um aviso ao usuario, mas não impede que ele digite caracteres a mais do permitido. se o usuario clicar na opção 'cancelar' ele sai da seleção da celula independente da quantidade de caracteres

Estava procurando algo automatico como uma macro.

• Membro VIP
Postado

Boa noite ffilgueira1000

Encontrei esta esta Macro na net. Com ela você limita o número de caracteres numa célula, através de um botão.

Sub Limite()
If Len (ActiveCell) > 87 Then
ActiveCell = Left(ActiveCell, 87)
MsgBox "Limite de caracteres Ultrapassado na Célula: " _
& ActiveCell,Address
End If
End Sub

Fonte: http://www.linhadecodigo.com.br/ArtigoImpressao.aspx?id=1950

Um abraço.

Postado

outra opção é gravar uma macro atribuindo a validação, conforme o zinhovba deu a letra e outra desabilitando, e depois atribuir essas macros a botões.

to sem excel aqui pra gravar e passar o código, mas não é difícil não!!

Postado

Tenta assim...

Sub Macro1()

Range("A2").Select

With Selection.Validation

.Delete

.Add Type:=xlValidateTextLength, AlertStyle:=xlValidAlertStop, _

Operator:=xlBetween, Formula1:="1", Formula2:="10"

.IgnoreBlank = True

.InCellDropdown = True

.InputTitle = ""

.ErrorTitle = ""

.InputMessage = ""

.ErrorMessage = "Limite de 10 caracteres."

.ShowInput = True

.ShowError = True

End With

End Sub

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...