Ir ao conteúdo

Duvidas - Projeto Propeller clock

alexandrefdem

Posts recomendados

Postado

Então galera, como alguns de vocês devem saber, eu me empenhei a algumas semanas atrás a escrever o código do propeller clock no mikroc e tudo mais, e agora só me restam duas duvidas, e não são sobre o código.

Existe alguma outra forma de se transmitir energia pro circuito sem o transformador rotativo? se não, alguém tem algum esquema que possa me disponibilizar?

Pensei em fazer o relógio externo usando o DS1307, mas acabo metendo os pés pelas mãos por não saber como programar/usar o I²C, muito menos junto ao PIC. Se possível, uma luz é sempre bom.

Postado

Existir existe mas tem seus inconvenientes por isso que a opção do transformador rotativo é a melhor. Afinal, é um transformador e como tal, é a melhor maneira de transferir energia de um ponto a outro. Como você acha que a gravação de vídeo surgiu? Justamente por causa da criação do transformador rotativo.

O problema da alimentação do circuito é justamente esse. Não pode haver falhas no processo de alimentação e a única opção que consegue isso é só com o transformador rotativo.

Toda a parafernália eletrônica do relógio tem que ficar em uma única placa e essa geringonça todinha tem que receber somente a alimentação. Se colocar fora complica. O que o transformador faz, pra resumir a estória, é transferir energia de um lado e receber do outro sem contato físico, como um transformador comum. A diferença é que o campo magnético é rotacional. óbvio que, para que o bicho faça isso, ele tem que ser girado e essa parte é cumprida por outra parte, a que faz o transformador girar. O sistema de gravação/leitura de fitas de video funciona assim. O conjunto é um motor e um transformador rotacional. O motor não é um motorzinho qualquer e não tem escovas. Dentro desse motor é que está o transformador rotacional, responsável pela transferência das informações das cabeças de vídeo. O que se faz então é justamente usar essa parte de transferência de informação para alimentar o circuito do relógio. Por isso que tem um monte de caboco caçando gravador de video cassete para pegar esse conjunto.

Acontece que aí tem duas partes envolvidas e que são muito importantes. Uma parte é a alimentação do motor. Tem que saber como implementar isso fora. A parte mais fácil é justamente a do transformador rotativo que já tá pronta e basta somente usar o primario desse transformador com um certo valor de tensão e no secundario que vai justamente desenbocar nas cabeças de video, é onde se pega a tenão que vai alimentar o circuito do relogio. Entenda que as cabeças são desligadas. Os fios que vão ligados à elas é que vão ligar no circuito do relógio. O outro grande lance é o motor que gira esse transformador. Quer ver onde esse tipo de motor é usado? Em motores de discos rígidos. Quer ver outro exemplo? Motores de ventoinhas ou fan como alguns chamam. A diferença é que o motor de um HD ou um que gira as cabeças de video são mais precisos. Consequentemente, o controle desses motores são bem mais elaborados para manter a rotação enquanto que numa ventoinha comum, isso não é levado em conta e o circuito exigido para o funcionamento não é tão preciso, afinal, é só para girar as pás de uma hélice.

Deu para sacar por alto agora como a coisa funciona? Sem entrar na parte de confecção do próprio relógio que é outra estória.

Postado

Ola amigo,o meu eu montei o transformador rotativo da seguinte forma:

Cortei um pedaço de cano pvc 50mm e fiz um núcleo ,em volta dele enrolei cerca de 200 voltas de fio esmaltado q retirei de um pequeno transformadorzinho.Peguei uma fan de fonte de pc,retirei o rotor com as paz e cortei ela,e em volta eu enrolei cerca de 150 voltas do mesmo fio.Este rotor ira rodar dentro do núcleo.Agora para a bobina do núcleo você pega um circuito de pwm com 555 mesmo,e chaveia via mosfet a bobina do primario,com frequencia de 20kz.Pronto temos um transformador rotativo.Duvidas pergunte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!