Ir ao conteúdo

HDD com erro no autoteste S.M.A.R.T.

derek wildstar

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!

Passei recentemente por problemas de quedas de energia e isso afetou meu HDD de forma que seu desempenho e confiabilidade cairam nos ultimos meses, culminando com a não inicialização do Windows.

Quando consegui rodar um utilitário de teste de HDD (PCDoctor) o mesmo informa que há um problema no "Auto Teste Curto S.M.A.R.T." e recomenda que eu considere a substituição do HDD, coisa que pretendo fazer em breve.

Já passei o CHKDSK no HDD de forma completa. Demorou pra caramba. Acredito que se fosse problema lógico o bloco defeituoso seria corrigido e eu poderia usar o PC normalmente, mas este não é o caso. Além disso, considerando o erro S.M.A.R.T. acredito que realmente seja um problema físico.

Usei um CD de Boot (Hiren's Boot Disc 14.0, excelente) e a partir dele consigo acessar o HDD "defeituoso" sem maiores problemas, o que parece estranho para um suposto erro físico.

A pergunta é: Como eu consigo acessar dados no HDD problemático eu poderia formatá-lo e usá-lo juntamente com o novo HDD que vou comprar?

O fato de eu supostamente manter um HDD com um erro físico (ou de hardware, não sei) dentro de um PC novo e com um novo HDD pode degradar ou mesmo danificar o restante do sistema (o novo HDD, por exemplo), ou posso continuar usando o HDD velho sem maiores problemas?

Entendo e estou ciente que o HDD antigo não pode ser confiável, mas so quero saber se eu continuar a usa-lo ele pode danificar outros hardwares.

Postado

Oi!

Tanto o PC Doctor, quanto o teste existente na minha BIOS reportam problemas ao realizar um tal de "teste curto do smart" (S.M.A.R.T Small Self Test)

Vou baixar estes programas que você sugere para testar, depois posto os resultados aqui. Espero que estes programas rodem em modo de segurança, pois atualmente só estou conseguindo ligar o PC desta forma.

Obrigado pela ajuda, aguarde!

Postado

Acho que a saída que você queria dos programas são as que estão em anexo. Como se pode ver, o SMART denuncia algo, só não sei o que raios é Heheeh

Assim, preciso saber se eu realmente preciso de outro HD, e se eu poderia usar este como um HD adicional caso eu instale um novo HD (sem afetar o sistema ou danificar outros hardwares)

Gostaria de lembrar também que meu Windows não inicia mais de forma normal, somente em modo de segurança. Quando tento iniciar normalmente ele fica carregando eternamente, com muita atividade no HDD (luz de acesso acesa)

post-29480-13884960113089_thumb.png

post-29480-13884960113502_thumb.png

Postado

Oi derek, dei uma pesquisada e encontrei o seguinte:

C5 Current Pending Sector Count: Isso quer dizer, que o disco encontrou um sector com erro, ficou pendente para analise futura. O disco vai tentar "resolver" e testar, se ainda assim tiver erro, esse sector é realocado na area de reserva do disco.

É normal acontecer isso. Mas se o disco ficar sem espaço na area reservada... então começam a aparecer os bad blocks, que podem existir, mas não são reportados pois o disco muda logo o endereço desses sectores para a area de reserva.

Podes ter um problema se aparecerem muitos sectores nesse estado, se for um daqueles erros casuais, menos mal.

Agora, sempre que se der um erro num sector e o disco não o consegue reparar, é claro que os bits que lá estavam, foram comprar tabaco e nunca mais voltaram.

Fonte: Google

Tenho um disco com esse erro C5 (apenas 1) há uns 2 meses e estacionou.

Parece que o problema é quando acabam os setores reserva que todo hd possui, aí aparecem os bad blocks. Seu hd já está com 116, e se continuarem a aumentar aparecerão os bb

Postado

Você pode fazer um Debug do HD. Isso deve isolar os setores defeituosos do HD para que numa reinstalação do sistema, o mesmo não use essas partes. Esse procedimento apaga todo o conteúdo do HD (por isso antes de fazer, faça backup dos seus dados). E esse procedimento é apenas temporário. A tendência é que mais setores defeituosos irão aparecer no HD até que ele pare de funcionar por completo. Geralmente quando a situação está crítica o próprio Windows vai começar a mostrar uma mensagem lhe recomendando a fazer backup dos dados e trocar o disco rígido.

Eu lhe recomendaria comprar logo um HD novo e deixar este de lado, se você tentar reaproveitá-lo poderá vir a passar raiva perdendo algum dado importante. O uso do HD defeituoso não vai danificar o restante do seu computador.

Abraço!

Postado

Obrigado pela explicação, Ribeirão...

Tenho mais algumas informações. Para dar...

Primeiramente, acho que meu HDD tem MUITO espaço de reserva. Ele tem 1TB de espaço no total e mais de 800GB de espaço livre.

Em segundo lugar, já rodei o CHKDSK com todas as opções ativas (demorou um dia inteiro) e ele parece ter encontrado alguns problemas e "resolvido", no entanto, o Windows ainda não inicia em modo normal, provando que algo ainda está corrompido.

Em terceiro lugar, paira a dúvida do que exatamente o SMART verifica. Ele verifica erros Físicos, Lógicos ou ambos? Porque ao executar testes de Smart aparentemente padrões, o tal de erro de teste curto do Smart aparece, inclusive quando realizo o teste a partir da BIOS (meu bios tem a opção de realizar o autoteste SMART, mas não tem opção de deseabilitar o Smart, por exemplo)

Finalmente, vai ser bem interessante se eu formatar e excluir minhas partições e o erro simplesmente sumir após a recuperação do Sistema Operacional. Já estou aqui com os discos de recuperação prontos para tal :)

C5 Current Pending Sector Count: Isso quer dizer, que o disco encontrou um sector com erro, ficou pendente para analise futura. O disco vai tentar "resolver" e testar, se ainda assim tiver erro, esse sector é realocado na area de reserva do disco.

Obrigado pela ajuda David.

Eis alguns dados que talvez lhe ajudem a me ajudar ;)

Em primeiro lugar, houve aqui na minha casa há alguns meses quedas de tensão na rede elétrica fortes o suficiente para fazer meu NoBreak ficar estalando o relè, e já me disseram que apenas o NoBreak não é suficiente para segurar certos tipos de problema, por isso o HD pode ter sido danificado mas só agora o Windows "sentiu" o problema.

Verdadeiramente, há alguns dias, o HDD apresentou um pequeno problema que fez o Windows não iniciar, contudo ele voltou a funcionar normalmente após uma simples reinicialização. Agora é que está dando piti e não quer mais iniciar o Windows de forma normal, apenas em modo de segurança (e de forma lenta inclusive). Após o Windows iniciar, não se percebe problema algum no HDD.

Sei que não poderia mais confiar num HD com bad blocks e que posso perder dados dele, só queria saber se este fato poderia danificar outras coisas no sistema e você respondeu isso. A resposta é não! Obrigado :). Quero usar este HD porque acho que eu estaria disperdiçando (jogando no lixo) 1TB de espaço. Acho que você me entende.

Pretendo sim, o mais breve, comprar outro HDD. Esta não era minha intenção no momento, já que este mês minha "carga tributária" foi mais alta que o de costume e por isso fiquei meio descoberto. O HDD escolhei o momento certo pra pifar :angry:

Você pode fazer um Debug do HD. Isso deve isolar os setores defeituosos do HD para que numa reinstalação do sistema, o mesmo não use essas partes. Esse procedimento apaga todo o conteúdo do HD (por isso antes de fazer, faça backup dos seus dados). E esse procedimento é apenas temporário. A tendência é que mais setores defeituosos irão aparecer no HD até que ele pare de funcionar por completo. Geralmente quando a situação está crítica o próprio Windows vai começar a mostrar uma mensagem lhe recomendando a fazer backup dos dados e trocar o disco rígido.

Eu lhe recomendaria comprar logo um HD novo e deixar este de lado, se você tentar reaproveitá-lo poderá vir a passar raiva perdendo algum dado importante. O uso do HD defeituoso não vai danificar o restante do seu computador.

Abraço!

Postado

Olá derek

Sobre o SMART:

Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology (tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) ou S.M.A.R.T. é um sistema de monitoramento de discos rígidos que detecta e antecipa falhas, através de vários indicadores de confiabilidade.

Modo de trabalho:

Fundamentalmente, discos rígidos podem sofrer uma em duas classes de falhas:

Previsíveis Alguns tipos de falhas, especialmente mecânicas e as causadas pelo tempo, vão ocorrendo gradualmente. Estas falhas podem ser detectadas por um dispositivo de monitoramento, assim como o mostrador de temperatura no painel de um carro que avisa o motorista (antes que algo mais grave ocorra) quando o motor começar a superaquecer.

Imprevisíveis Outras falhas ocorrem repentinamente ou por acidente, como a queima de algum componente eletrônico ou uma pancada.

Esse monitoramento pode prever em 60% se um disco rígido irá falhar. Essa tecnologia (S.M.A.R.T.) tem o propósito de avisar ao usuário ou o administrador do sistema a iminência do drive apresentar problemas, a tempo de se tomar alguma ação preventiva — como a cópia dos dados para um disco substituto.

Fonte: Wikipédia

Me parece que o SMART monitora falhas no hardware, porque erros lógicos muitas vezes podem ser corrigidos pelo chkdsk ou uma simples formatação acabaria com todo e qualquer "erro lógico". Siga a orientação do David Morais, pois seu hd não é mais confiável, faça um backup, compre outro hd. Um detalhe importante para a saúde de qualquer hd ou demais componentes do pc é a qualidade da energia: Uma boa fonte, não usar estabilizador (use um filtro de linha):D

Um abraço!

Postado

Obrigado pela ajuda, mas nao tenho dados relevantes no HD. Estou formatando-o neste instante. Ja conhecia o recovery que o topico fala, na verdade ele é muito bom! Já usei ele pra me salvar uma vez com outro computador que tive. O problema é que é extremamente lente, coisa de dias pra ler tudo o que é normal, visto que ele é capaz de ler o HD sem usar a FAT.

Valeu pela ajuda, novamente!

para recuperar os dados que nele estão vá aqui e faça o que postei lá !!!

http://forum.clubedohardware.com.br/hd-desindexacao/948331?t=948331

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...