Ir ao conteúdo

L1 Cache, L2 Cache, L3 Cache?

Du_Balaco_Bako

Posts recomendados

Postado

Fala galera, minha duvida é o seguinte

o que vem a ser L1 cache, L2 cache, L3 cache?????????????????????

fiquei sabendo de é relacionado a Mémoria do Proc.

me de uma luz por favor.

• Membro VIP
Postado

-> Memória ultra rápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente. O cache passou a ser utilizado a partir dos micros 386, quando os processadores começaram a tornar-se mais rápidos que a memória RAM. Quanto maior a quantidade, ou quanto maior a velocidade, maior será a eficiência do cache. Geralmente o cache é divido em dois níveis, chamados de cache L1 (level 1) e cache L2. Alguns processadores tem L3 como os Xeon!

Postado

como eles são acessados e quando, tem um pricipal L1 e quando o proc. precisa ele habilita o L2... isso fica dentro do proc., quanto mais melhor?????? :muro:

sei que isso é meio cretino, mas eu não manjo nada

Valeu!!!!!!!!!1

Postado

O L1 é responsavel por amazenar as instruções e os calculos que o processador está fazendo no momento do processamento usando as instruçoes referidas... e os demais L2, L3, L4 L qualquer coisa... sejam as memorias usadas na troca de infomaçoes entre a L1 e a memoria RAM, sendo assim não há uma lacuna de processamento entre a troca de dados da ram com a L1, então o que já está pra vir pro processador passa pelo "buffer" L2 ou L3, depende do processador por isso acho que os athlon tenham bem mais L1 que o P4

sao 128kb do athlon contra so 16kb ou é 32kb não lembro bem do P4... acho que seja por causa da 3dnow precisar de maior "espaço" pra ser utilizada do que o sse, sse2 e sse3 da intel...

QUANTO mais cache L2 melhor... agora L1 não depende muito da quantidade não... depende sim da arquitetura do processador...

• 6 anos depois...
Postado

Eu sei que esse topico é um pouco antigo, mas eu ainda tenho duvidas,

pois eu comprei um novo processador (Phenon 2 X4 955 Black Edition AM3) e nas especificações diz que tem 8MB e segue as informações de cada cache

L1 Cache Size (KB): 128

L1 Cache Count: 4

L2 Cache Size (KB): 512

L2 Cache Count: 4

L3 Cache Size (KB): 6144

Então eu gostaria de saber se ele é bom e como realmente funciona, pois trabalho com programas 3D como o 3Ds Max, Maya e after Effect, tambem gosto de games como crysis e splinter Cell Conviction e eles rodam como uma tartaruga, eu tenho uma placa de video boa (Geforce 9600GT 512 MB 256Bit) e sei que não é a minha placa,

Então quem puder me ajudar eu agradeço.

Asus M2N-SLI

Win 7 Ultimate

4GB memoria

Geforce 9600GT 512MB 256BIT

HD 1TB

Postado

O seu processador é excepcional. E consta como 8MB de memória cache porque 8MB é a soma do L2 com o L3.

E embora a 9600GT seja uma VGA razoável no segmento médio, ela tá segurando seu processador, e muito. Tudo depende também das configurações que você usa. Uma 9600GT roda bem o Crysis estourando no médio e sem AA, e em resoluções não muito altas. O Conviction eu nunca rodei no PC pra te dar uma opinião.

Postado

Assim, eu consigo jogar o Crysis na configuração HIGH, mas você acha que é a minha placa de video ou o meu processador atual o AMD Athlon64 4600 L2:2MB não tem L3?

(O Phenom eu comprei hj)

Postado
Assim, eu consigo jogar o Crysis na configuração HIGH, mas você acha que é a minha placa de video ou o meu processador atual o AMD Athlon64 4600 L2:2MB não tem L3?

(O Phenom eu comprei hj)

O "problema" no seu caso é principalmente a VGA!

A 9600GT mesmo em um Phenom II X4 não vai rodar jogos tão pesados como Crysis em uma configuração avançada e com boa jogabilidade!

Mas em uma configuração mediana roda liso, sem abusar dos filtros, é claro!

E sem sombras de dúvidas esse processador é excelente e ideal pra você que trabalha com renderização 3D!

• 2 semanas depois...
Postado
O seu processador é excepcional. E consta como 8MB de memória cache porque 8MB é a soma do L2 com o L3.

E embora a 9600GT seja uma VGA razoável no segmento médio, ela tá segurando seu processador, e muito. Tudo depende também das configurações que você usa. Uma 9600GT roda bem o Crysis estourando no médio e sem AA, e em resoluções não muito altas. O Conviction eu nunca rodei no PC pra te dar uma opinião.

Só uma correção:

VGA fraca não "segura" processador forte, porém processador fraco "segura" VGA fraca (em jogos).

Isso porque em jogos, quem trabalha sempre no máximo (ou tenta, se não for segurada pelo processador) é a placa de vídeo, salvo exceções como uma HD 5870 rodando CS. Já o processador apenas "acompanha" o desempenho.

PS: Se for levar o assunto mais a fundo, minha afirmação não está totalmente correta, mas de modo geral é assim.

EDIT

No lugar de:

...porém processador fraco "segura" VGA fraca (em jogos).

Leia:

... porém processador fraco "segura" VGA forte (em jogos).

• Membro VIP
Postado
Só uma correção:

VGA fraca não "segura" processador forte, porém processador fraco "segura" VGA fraca (em jogos).

Infelizmente está parcialmente correto.

Uma VGA fraca segura sim o desempenho do processador e a recíproca é verdadeira também. Vamos a uma simples explicação, mas será somente para jogos. Não entrarei em mérito do ramo profissional.

VGA fraca + CPU forte: VGA's fracas geralmente trabalham sem nenhum filtro e com resoluções baixas por não aguentarem resoluções altas. Quanto maior o trabalho da VGA, ou seja, quanto mais "desespero" a VGA ter, devido à sua baixa potência, maior será a interceptação do processador para contornar a situação. Costuma ocasionar grandes quedas no FPS. No entanto geralmente isso é decorrente de baixas resoluções, mas pode também acontecer com altas, como foi um caso recente de, se não me engano, Quad Sli + 980x overclockado a 4Ghz com desempenho um bocado superior à mesma configuração sem over no processador.

VGA forte + CPU fraca: na maioria dos jogos esta configuração vai sofrer menos que a primeira, mas vai sofrer também. A VGA vai segurar firme e forte o impacto da renderização, mas quando precisar de processamento para haver acompanhamento síncrono na renderização, não vai existir, onde teremos quedas de FPS. Jogos que são mais efeitos que tempo real sofrem menos que jogos que trabalham com tempo real. GTA IV é um exemplo de "fominha de processador". Mas isto vem mais da programação do que do exemplo.

O correto é você ter um conjunto perfeito. Este conjunto trabalha todas as partes por igual e não somente uma delas. Ou seja, se tens um dual core 5300 ou athlon II 240, vá de HD 5750/5770 por exemplo. Se tens um i5 750 ou Phenom 965 vá de HD 5850 para cima.

No entanto lembre-se que é um conjunto. Memórias, hd, boa ventilação... tudo interfere. O tamanho e capacidade do monitor também interfere. HD 5870 com monitor de 19" é praticamente jogar dinheiro no lixo.

Espero ter ajudado.

Abraços.

Postado

Concordo com o seu ponto de vista, porém não é exatamente o mesmo raciocínio que o meu:

CPU forte + VGA forte - OK

CPU forte + VGA fraca: O potencial gráfico já vai estar trabalhando praticamente no máximo que é disponível para tal VGA. Trocar por um processador mais forte ou um mais fraco terá pouca diferença.

Esse caso acontece com vários PC's montados, no qual colocam um ótimo processador e uma placa de vídeo low-end que até vai trabalhar no máximo, porém esse máximo é pouco para tal processador.

CPU fraca + VGA forte: Muito potencial gráfico sendo desperdiçado, um processador um pouco melhor já dar uma bela diferença.

Querendo ou não, acabou sendo o exemplo que você deu do Quad SLI + 980x com over.

O 980x se tornou "fraco" perto do quad SLI, da mesma forma que um i7 920 pode ser relativamente fraco para uma HD 5970. (bem, talvez não..!)

CPU fraca + VGA fraca - Pouco desempenho, mas OK.

É um assunto que pode gerar um longo off topic!

Postado
Eu sei que esse topico é um pouco antigo, mas eu ainda tenho duvidas,

pois eu comprei um novo processador (Phenon 2 X4 955 Black Edition AM3) e nas especificações diz que tem 8MB e segue as informações de cada cache

L1 Cache Size (KB): 128

L1 Cache Count: 4

L2 Cache Size (KB): 512

L2 Cache Count: 4

L3 Cache Size (KB): 6144

Então eu gostaria de saber se ele é bom e como realmente funciona, pois trabalho com programas 3D como o 3Ds Max, Maya e after Effect, tambem gosto de games como crysis e splinter Cell Conviction e eles rodam como uma tartaruga, eu tenho uma placa de video boa (Geforce 9600GT 512 MB 256Bit) e sei que não é a minha placa,

Então quem puder me ajudar eu agradeço.

Asus M2N-SLI

Win 7 Ultimate

4GB memoria

Geforce 9600GT 512MB 256BIT

HD 1TB

Se está rodando feito uma tartaruga, ou a culpa é sua, tentando rodar o jogo em resolução alta demais, entupindo de filtros; ou tem algum erro de configuração no sistema.

Aqui com minha configuração mais fraca que a sua e driver de video atualizado eu rodo com tudo no maximo em 1440x900; claro, eu não uso AA, não faço questão de AF.

Sua configuração pode até estar desequilibrada, mas e daí? Ela dá e sobra pra tudo que tem por aí atualmente; Se tem algum jogo rodando com dificuldade, provavelmente é algum erro de software.

• mês depois...
Postado

Eu tinha um processador Atlhon 64 3200+ com 8800 GTS 640 MB e 320 Bits

No Counter Strike Source o FPS ficava muito baixo provando que não adianta ter só uma placa de vídeo boa mais é necessário um processador bom tb, aconselho comprar primeiro um processador com 4 núcleos antes de comprar uma placa de vídeo boa ou ótima. Foi o que fiz uma upgrade p/ Phenom II x4 955 Black Edition com placa mãe boa da ASUS e Dual Channel na DDR2 HDs Sata 2 no mínimo.

Uma mudança quase geral acabou o dinheiro e não deu p/ mudar a placa de vídeo.

Postado
O L1 é responsavel por amazenar as instruções e os calculos que o processador está fazendo no momento do processamento usando as instruçoes referidas... e os demais L2, L3, L4 L qualquer coisa... sejam as memorias usadas na troca de infomaçoes entre a L1 e a memoria RAM, sendo assim não há uma lacuna de processamento entre a troca de dados da ram com a L1, então o que já está pra vir pro processador passa pelo "buffer" L2 ou L3, depende do processador por isso acho que os athlon tenham bem mais L1 que o P4

são 128kb do athlon contra so 16kb ou é 32kb não lembro bem do P4... acho que seja por causa da 3dnow precisar de maior "espaço" pra ser utilizada do que o sse, sse2 e sse3 da intel...

QUANTO mais cache L2 melhor... agora L1 não depende muito da quantidade não... depende sim da arquitetura do processador...

só corrigindo:

o L1 tem instruções e dados, em blocos separados. É o menor cache, mais o mais rápido. 2 a 4 Ciclos de clock para acesso

L2: cache maior e mais lento, destinado apenas a dados

Cache L3: O maior. Atualmente é usado para trocar dados entre os núcleos, pois ambos podem acessa-lo. É o mais lento, até 40 ciclos...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...