Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:

Teste do Cooler Xigmatec Aegir

"O cooler para processadores Xigmatek Aegir tem um dissipador em torre, seis heatpipes (quatro dos quais em contato direto com o processador) e uma ventoinha de 120 mm. Vamos testá-lo!"

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Postado

Acho que houve um pequeno erro..

Na página principal tem o link "Teste do Cooler Xigmatec Dark Knight", mas na verdade o teste é do Xigmatec Aegir! ^^

Mas não importa, isso acontece.

Está cada vez mais comum no mercado coolers eficientes, silenciosos e baratos... com todo o design que auxilia na troca de calor, os melhores coolers chegam perto, e alguns até ultrapassam a barreira que separa os coolers a ar dos water coolers...

Quem sabe um dia né?! =DD

Postado

Uso ele no meu dia a dia, é excelente... Ainda troquei a ventoinha original por duas de 100 cfm fazendo dele um monstro segurando o folding aqui tranquilamente.

• Membro VIP
Postado
queria que nos testes de cooler colocassem como ponto negativo quando o mesmo matasse o slot de memória mais próximo.

fica a dica;)

Isso varia de placa-mãe para placa-mãe. Não tem como generalizar. Um cooler pode "matar" o slot em uma placa e deixá-lo vivo em outra.

Postado

Muito bom o desempenho do Xigmatec Aegir...talvez o seu preço deveria ser um pouco menor para ele bater de frente com os seus mais próximos concorrentes...no entanto, belo desempenho...inegável construção.

Em relação a matar o 1# slot da placa-mãe, o que acontece é que ele paira sobre o mesmo, fazendo com a memória do primeiro slot seja instalada primeiro, só para depois instalar o Xigmatec Aegir...isso no caso de memória sem dissipador alto, pois aí realmente ela não poderá ser usada.

Acho que é isso.

:cool: Mais um Cooler legal conhecido de perto. Parabéns!

XigmatecAegir.jpg

Postado

Além dele possuir 2 heatpipers a mais em relação ao Dark Knight, outro fator que pode ter melhorado o desempenho é que os heatpipers não ficam em fila, são dispostos de forma que um não fica na frente do outro em relação ao fluxo de ar, fazendo com que todos os heatpipers recebam o ar de frente, já em fila como no Dark Knight somente os heatpipers mais próximos do fan recebem ar mais refrigerado, os outros além de receber menos fluxo, já recebem o ar pré-aquecido do primeiro heatpiper e assim por diante.

Bom cooler, mas excelente só o EVGA Superclock mesmo! ^_^

Postado

Achei bom o cooler, o pecado da engenharia foi ter deixado os heatpipes que ficam em contato direto com o processador muito separados uns dos outros, se estivessem mais pertos (ou totalmente juntos), acho que ele teria se saído melhor.

Postado

Gosto muito de pesquisar por aqui em se tratando de comprar um novo hardware, e gostaria de sugerir ao pessoal que atualizasse a plataforma de testes. Os Sandy Bridge sobem muito, e a dissipação térmica também, ficando meio difícil para se chegar a uma conclusão boa pelo fato da plataforma de testes já estar meio defasada. Comprei um Zalman CNPS9900 MAX que nos testes aqui manteve o processador em 63 graus, mas com o i5-2500K em over ele não deu conta de segurar com menos de 72 graus, mesmo com ambiente e gabinete bem refrigerados.

Postado
Isso varia de placa-mãe para placa-mãe. Não tem como generalizar. Um cooler pode "matar" o slot em uma placa e deixá-lo vivo em outra.

sei disso, mas em placas no padrão ATX(?) mais comum costumam ter disposição semelhante, não?

Em relação a matar o 1# slot da placa-mãe, o que acontece é que ele paira sobre o mesmo, fazendo com a memória do primeiro slot seja instalada primeiro, só para depois instalar o Xigmatec Aegir...isso no caso de memória sem dissipador alto, pois aí realmente ela não poderá ser usada.

Acho que é isso.

:cool: Mais um Cooler legal conhecido de perto. Parabéns!

XigmatecAegir.jpg

era isso que queria ver, quão próximo ficaria do primeiro slot de memória, isso ajuda a alertar no cuidado de se querer usar todos os slots

Os Sandy Bridge sobem muito, e a dissipação térmica também, ficando meio difícil para se chegar a uma conclusão boa pelo fato da plataforma de testes já estar meio defasada. Comprei um Zalman CNPS9900 MAX que nos testes aqui manteve o processador em 63 graus, mas com o i5-2500K em over ele não deu conta de segurar com menos de 72 graus, mesmo com ambiente e gabinete bem refrigerados.

tenho visto muita gente reclamar de refrigeração nos Sandy, parece que a nova geração de processadores exige mais dos coolers, então os testes com a atual config pode não ser o ideal, como no seu caso, aparentemente o CNPS suportaria seu processador em over, pois são testados em over tb.

Postado
Gosto muito de pesquisar por aqui em se tratando de comprar um novo hardware, e gostaria de sugerir ao pessoal que atualizasse a plataforma de testes. Os Sandy Bridge sobem muito, e a dissipação térmica também, ficando meio difícil para se chegar a uma conclusão boa pelo fato da plataforma de testes já estar meio defasada. Comprei um Zalman CNPS9900 MAX que nos testes aqui manteve o processador em 63 graus, mas com o i5-2500K em over ele não deu conta de segurar com menos de 72 graus, mesmo com ambiente e gabinete bem refrigerados.

mapintar, o que está acontecendo aí? As minhas temperaturas nem chegam perto das postadas por você...e veja que o i7 950 é bem mais esquentadinho.

Mesmo em full eu também não chego perto dessas suas temperaturas. Na Newegg já tem 277 reviews do Zalman 9900MAX e o pessoal está detonando nos overclocks, e com temperaturas baixas, portanto o teste do CdH está correto. No meu caso ele foi além das expectativas.

Abraço.

Veja:

Temperaturasi7950.jpg

Postado

Amigo, a TDP dos dois processadores em questão são iguais, ambas 95W. Logo, não há alguma diferença.

Talvez, usar um Phenom X6 que tem TDP de 120W acho que seria mais "hardcore".

• Membro VIP
Postado
Amigo, a TDP dos dois processadores em questão são iguais, ambas 95W. Logo, não há alguma diferença.

Além disso, ao trocarmos de plataforma, perdemos toda o critério de comparação entre os coolers já testados e os a serem testados futuramente.

Não há razão em trocar, até porque a compatibilidade de coolers para soquetes 1156 e 155 é a mesma.

Se o cooler X for melhor do que o Y em nossa plataforma de testes atual, continuará sendo em um processador soquete 1155.

Postado

Ele deve ter esquecido de colocar uma boa pasta térmica ;). Pasta de dente, houve o teste, e só rende 12 horas. uahauhuahuhaua

Essa peste desse cooler é capaz de rachar minha placa mãe O.o. Eu hein!!!!! O loco.

Postado
Ele deve ter esquecido de colocar uma boa pasta térmica ;). Pasta de dente, houve o teste, e só rende 12 horas. uahauhuahuhaua

Essa peste desse cooler é capaz de rachar minha placa mãe O.o. Eu hein!!!!! O loco.

:lol: Judicante, não há perigo algum em instalar um Cooler pesadão, desde o ponto que a sua placa-mãe esteja bem fixada no case e a instalação do referido Cooler seja feito de maneira correta.

Do contrário, o Noctua NH-D14 seria um desastre de vendas, pois ele pesa 1.240KG...no entanto, ele é um sucesso.

Abraço.

Postado
:lol: Judicante, não há perigo algum em instalar um Cooler pesadão, desde o ponto que a sua placa-mãe esteja bem fixada no case e a instalação do referido Cooler seja feito de maneira correta.

Do contrário, o Noctua NH-D14 seria um desastre de vendas, pois ele pesa 1.240KG...no entanto, ele é um sucesso.

Abraço.

Opa, tranquilo, então. É que dá a impressão que o bicho vai arriar a mobo pra baixo O.o.

Tô esperando a EVGA superclock chegar por aqui. Gostei dela ;).

abraços.

Postado
mapintar, o que está acontecendo aí? As minhas temperaturas nem chegam perto das postadas por você...e veja que o i7 950 é bem mais esquentadinho.

Mesmo em full eu também não chego perto dessas suas temperaturas. Na Newegg já tem 277 reviews do Zalman 9900MAX e o pessoal está detonando nos overclocks, e com temperaturas baixas, portanto o teste do CdH está correto. No meu caso ele foi além das expectativas.

Abraço.

Veja:

Temperaturasi7950.jpg

Então cara, é o que estávamos discutindo em outro fórum. Que me desculpem os mais entendidos, mas tem muita gente por aí comendo gato por lebre quando o assunto é estabilidade e temperatura em overclock. O programa mais utilizado para testar a estabilidade e estressar ao máximo a CPU é o linpack. Fato é que tem que ficar de olho em quantos GFlops está gerando, pois um valor muito baixo significa que a CPU na verdade não está sendo demandada ao máximo. Só para se ter uma ideia, tava usando o LinX aqui com uma versão mais antiga do linpack, quando gerava em torno de 36 GFlops. Atualizei para a mais nova, e subiu para 100 GFlops. A temperatura sobe junto. Trocando ideia com os colegas estou concluindo que o 2500-K a 4.4GHz, com 1.26 volts, tem que chegar a quase 72 graus mesmo com um cooler muito bom. Não vi ninguém falando temperatura com um cooler igual, mas com outros de desempenho semelhante chega nisso. É claro que em uso normal a temperatura não vai passar de uns 55 graus mesmo em plena carga, já que o linpack devidamente atualizado pode para quebrar mesmo o negócio.

A questão é que estou com o processador em over para 4.4GHz. A dissipação de 95W do 2500-k é para quando estão na configuração default.

Além disso, ao trocarmos de plataforma, perdemos toda o critério de comparação entre os coolers já testados e os a serem testados futuramente.

Não há razão em trocar, até porque a compatibilidade de coolers para soquetes 1156 e 155 é a mesma.

Se o cooler X for melhor do que o Y em nossa plataforma de testes atual, continuará sendo em um processador soquete 1155.

Isso é verdade. Aliás, isso já aconteceu há algum tempo, quando a plataforma foi atualizada.

Coloquei a pasta térmica que veio com o cooler, que parece ser boa.

Não quero desabonar os testes que são feitos aqui no CDH, que aliás são muito bem feitos e utilizados por muita gente antes de se decidir pela compra de um hardware, inclusive por mim, mas vejam só:

"Testamos o cooler com um processador Core i7-860 (quatro núcleos, 2,8 GHz), que é um processador soquete 1156 com TDP (Thermal Design Power) de 95 W. De modo a aumentar o máximo possível a dissipação térmica do processador, fizemos um overclock nele, colocando-o para trabalhar a 3,3 GHz (clock base de 150 MHz e mutiplicador em 22x) mantendo a tensão de alimentação do processador (Vcore) original, que foi o overclock máximo que conseguimos usando o cooler original do processador. É interessante notar que nós poderíamos ter aumentado o clock desse processador ainda mais, mas como queríamos incluir o cooler padrão em nosso comparativo preferimos manter esse overclock moderado."

A questão é que quando você tem um processador rodando a 4.4GHz a coisa muda de figura um pouco, embora como registrado acima o over até 3.3GHz é feito visando se manter nos testes o cooler padrão.

Postado
Então cara, é o que estávamos discutindo em outro fórum. Que me desculpem os mais entendidos, mas tem muita gente por aí comendo gato por lebre quando o assunto é estabilidade e temperatura em overclock. O programa mais utilizado para testar a estabilidade e estressar ao máximo a CPU é o linpack. Fato é que tem que ficar de olho em quantos GFlops está gerando, pois um valor muito baixo significa que a CPU na verdade não está sendo demandada ao máximo. Só para se ter uma ideia, tava usando o LinX aqui com uma versão mais antiga do linpack, quando gerava em torno de 36 GFlops. Atualizei para a mais nova, e subiu para 100 GFlops. A temperatura sobe junto. Trocando ideia com os colegas estou concluindo que o 2500-K a 4.4GHz, com 1.26 volts, tem que chegar a quase 72 graus mesmo com um cooler muito bom. Não vi ninguém falando temperatura com um cooler igual, mas com outros de desempenho semelhante chega nisso. É claro que em uso normal a temperatura não vai passar de uns 55 graus mesmo em plena carga, já que o linpack devidamente atualizado pode para quebrar mesmo o negócio.

Aí é que está mapintar, não atentei para o lance do seu overclock. Realmente mesmo com um Cooler top de linha a temperatura tende a subir, e pelo que li em alguns reviews na Newegg, essa temperatura de 72 graus é bem aceitável em full load.

Logicamente que isso varia muito de usuário para usuário, devido ao case, a refrigeração do mesmo e da temperatura ambiente, mas no geral, mesmo com o Noctua NH-D14, muitos estão com essa temperatura, dependendo do local em que moram...agora sem overclock, é como você disse, tudo muda de figura. Isso é um fato.

Abraço.

Postado
A questão é que estou com o processador em over para 4.4GHz. A dissipação de 95W do 2500-k é para quando estão na configuração default.

Agora imagine o mesmo OC em um Phenom x6, seria absurda a temperatura em full load.

Mas, não entendo como quer que teste os coolers com uma TDP maior ou com um OC desse nível, tiraria completamente de nível de comparação com o cooler in-a-box que a intel entrega para nós e também dos coolers mais fracos.

E pela lógica matemática em que tudo aumenta em proporções (inventei isso agora, mas pode ser provado com regra de 3), todos os coolers testados com essa TDP de 95W tem que ter o mesmo desempenho com uma TDP de 120W, ou melhor explicando, se em 95W eles esquentam até 38°C, o lógico é que com 120W (estipulado aleatóriamente) ele chege até 50°C (é isso mesmo? Fiz de cabeça por pura preguiça o cálculo e deu 50,5°C e eu to duvidando que tenha aumentado tanto). :]

• 3 semanas depois...
Postado

As indagações são válidas, afinal toda unanimidade é burra.

Entretanto, pouquíssimas pessoas, mesmo entre os Over Clockers, fazem a cpu chegar a tal clock. 4,4ghz??????!!!!!!

Uns 3,3ghz, beleza. uns 4ghz, talvez. Mas, 4,4ghz?????!!!

Creio que os testes sendo feitos para esse nicho de usuários acabaria muito restrito, subutilizado.

abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!