Ir ao conteúdo

RAID 1 O novo HD “MIRROR” irá estar exatamente igual ao meu atual? ou seja

Julio Wong

Posts recomendados

Postado

Tenho um HD SATA de 500 Gb particionado em três partições onde tenho o sistema (Windows XP), dados e programas.

Quero montar um sistema RAID 1.

Pergunta 1:

Ao montar o RAID 1 (com outro SATA de 500 Gb) e escolher a opção de salvar os dados do “SOURCE” (meu HD atual), o novo HD “MIRROR” irá estar exatamente igual ao meu atual? Ou seja: Particionado, com todos os dados, programas instalados e sistema, inclusive dando boot se necessário?

Caso não, qual é o procedimento?

Pergunta 2:

Se em RAID 1, eu separar os HD´s, por exemplo, retirar UM (independente de qual seja)e conectar o HD em outro computador irá funcionar normalmente? Ou se eu simplesmente desconectar um o outro irá funcionar normalmente?

Pergunta 3:

Como fazer para colocá-lo de volta? Tem algum procedimento especial?

Agradeço a ajuda.

Postado

1) Não... RAID se faz antes de se particionar e instalar qualquer coisa pois, depois de configurado, o sistema reconhece o RAID como um HD só. O procedimento correto é:

Apague quaisquer partições existentes

Configure o RAID

Particione e formate

Instale o que quiser normalmente

2) RAID é pra quem não vai mexer na configuração dos HDs. Se você pretende mexer nisso daí, é melhor não se dar dor de cabeça com RAID. Se você tirar um HD, vai quebrar o array. No caso do RAID 1, os dados permanecem intactos, e você terá 2 HDs idênticos, podendo usar em quais PC quiser. Mas não dá pra voltar com o RAID antigo, você vai ter que partir do item 1 acima.

Postado

Pergunta 1:Sim exatamente igual. O mirror é o espelhamento. O que tem em um tem exatamente igual no outro.

Pergunta 2: Vai funcionar desde que o outro computador (componentes) seja igual ao primeiro. Se voce levar os hds como raid terá que configurar na bios para funcionar.

Se voce desconectar um dos Hds terá que reconfigurar a bios para remover o Raid 1 senão será informado que o raid esta incompleto e com problemas. Se fosse o caso de um hd parar de funcionar e voce colocar outro zerado no lugar voce deverá esperar o processo de Rebuild (Remontagem) do Raid. Isso é normal e dura alguns minutos para finalizar a operação.

Pergunta 3:

Respondido na pergunta 2.

Postado

Olá Hunter.

Sou usuário de um sistema em RAID 1 (espelhamento), desde dezembro de 2010. Fiz isso exatamente pela paz que o sistema pode trazer.

RAID 1 serve especialmente para isso: Se um HD queimar, o outro estará lá, com tudo igual, exatamente igual. Apenas para isso.

- Se você deletar um arquivo que não era pra excluir, esqueça. Ele não estará no outro HD... ele também foi apagado por lá.

- Se ocorrer um erro de Software (Windows, vírus etc) os dois HD's também estarão perdidos, de qualquer jeito.

A criação do RAID é feito na hora da instalação do sistema, das partições, e da instalação do Windows.

Você define quais portas estarão em RAID, instala os HD's nela, configura e depois instala o Windows e faz as partições.

O Sistema lerá apenas 1 HD no Meu Computador e Gerenciador de Discos.

A única forma de enxergar os "Dois" HD's será pelo "programa de gerenciamento da RAID", que no meu caso é a Intel Rapid - Tecnologia de Armazenamento. Neste programa (que vem com a placa-mãe) ele verá os dois Hd's, o status deles (a saúde) e também terá ferramentas de verificação e correção de possiveis erros.

Fique atento: Nunca retire os HD's do sistema e LIGUE. NUNCA! Caso você retirar um dos HD's e ligar o computador, vai dar como se o Hd estivesse queimado e ele vai pedir para colocar outro HD para refazer a Array.

Uma vez eu retirei um HD e liguei com o outro para testar. Tudo ligou perfeitamente, sem nenhum problema. Porém registrou que estava faltando um HD. Quando eu recoloquei ele, o programa já citado (Intel Rapid) fez a "RECONSTRUÇÃO" do Array, que demorou cerca de 5 ou mais horas (Dois HD's de 1 TB).

Mas depois disso, o sistema ficou "saudável" novamente e não tive problemas.

Lembre-se: RAID 1 NUNCA SUBSTITUE BACKUP EM OUTRA MÍDIA, seja outro HD ou CD, DVD etc...

Qualquer dúvida, me pergunte!

Abraços.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!