Ir ao conteúdo

Circuito transmissor FM simples

Marcelors

Posts recomendados

Postado

Opa, beleza?

preciso de um transmissor FM simples, procurei aqui no forum, em sites mas o autor diz q funciona e quem testou diz q não

o transmissor seria para colocar do celular para o radio do carro, não to muito afim de gravar CDs :D

Abrass

SAPS

Postado

vou tentar fazer, ai eu coloco no lugar do microfone a saída do celular

você sabe o tamanho de bobina (quantas voltas e quantos mm o fio)??

Abrass

SAPS

outra coisa q não sei é como colocar a antena no meio da bobina, isso eu não entendi

Postado

Montei muito disso. A bobina pode ter 4 voltas de fio 6 ou 8mm enroladas em um lápis (8mm) ou em um bastão de ferrite (1cm), mas depois de montada não devera ter nada dentro, é sem núcleo.

Depois de você enrolar as 4 voltas, na parte de cima, de uma lixada para sair o verniz do fio de cobre e solde um pedaço de fio ali, no tamanho de 10cm até uns 20cm. Pode ser o mesmo fio usado para fazer a bobina. Se você tiver dificuldade, solde a antena no coletor do transistor mesmo, é que direto na bobina o sinal tera um pouco mais de estabilidade.

Para tocar música eu sugiro que você retire o microfone e o resistor de 10K (R1). O capacitor pode ser de 100nF até 10uF, pois quanto maior, mais grave sera o som, mas não passe disso. Sugiro ainda que antes do capacitor de entrada, você coloque ali um resistor de 100R aterrando. Isso poderá melhorar o ajuste de audio.

Este circuito é experimental.

post-692959-13884960405035_thumb.jpg

Postado
Marcelo, não é mais barato e fácil comprar um desses? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196561213-transmissor-fm-wireless-lcd-pendrive-sd-frete-gratis--_JM

Além de tudo é estéreo e deve custar mais barato que montar um.

obrigado pela dica, vou tentar achar um na minha cidade, eu ja tinha visto desses tipos, mas quando eu morava longe.

Mesmo assim vou fazer o transmissor, só não tinha me tocado q q vou fazer é MONO :D mas pra testar da :D

Abrass

SAPS

Montei muito disso. A bobina pode ter 4 voltas de fio 6 ou 8mm enroladas em um lápis (8mm) ou em um bastão de ferrite (1cm), mas depois de montada não devera ter nada dentro, é sem núcleo.

Depois de você enrolar as 4 voltas, na parte de cima, de uma lixada para sair o verniz do fio de cobre e solde um pedaço de fio ali, no tamanho de 10cm até uns 20cm. Pode ser o mesmo fio usado para fazer a bobina. Se você tiver dificuldade, solde a antena no coletor do transistor mesmo, é que direto na bobina o sinal tera um pouco mais de estabilidade.

Para tocar música eu sugiro que você retire o microfone e o resistor de 10K (R1). O capacitor pode ser de 100nF até 10uF, pois quanto maior, mais grave sera o som, mas não passe disso. Sugiro ainda que antes do capacitor de entrada, você coloque ali um resistor de 100R aterrando. Isso poderá melhorar o ajuste de audio.

Este circuito é experimental.

Muito experiente você!! parabéns!

posso utilizar uma antena "dobravel" q meu colega achou na sala de aula? (ela é fininha tipo de ipobre com tv):D

o circuito é mono, certo? para ficar estéreo é mt difícil?

[OFF]: hoje vi na minha escola o pessoal do 4º ou 3º ano, não sei, testando os seus circuitos, nem vi como era, só de longe, mas vi q tavam com um rádio e uma placa com microfone, nem fui lá perguntar, pois sou bixo :D

Postado

posso utilizar uma antena "dobravel" q meu colega achou na sala de aula? (ela é fininha tipo de ipobre com tv):D

o circuito é mono, certo? para ficar estéreo é mt difícil?

[OFF]: hoje vi na minha escola o pessoal do 4º ou 3º ano, não sei, testando os seus circuitos, nem vi como era, só de longe, mas vi q tavam com um rádio e uma placa com microfone, nem fui lá perguntar, pois sou bixo :D

A antena dobrável de que você comentou deve ser de algum outro tipo de equipamento que trabalha com outra frequência de RF. Pode atrapalhar. Um simples pedaço de fio vai ficar jóia. Depois que você usar, o fio pode ser dobrado para guardar, mas quando em uso, ele deve ficar esticado e para cima.

O circuito é mono, deixar o transmissor estéreo ja são outros quinhentos. Mas hoje em dia está mais fácil. você pode adquirir um circuito integrado chamado BA1404 e um cristal de 38Khz.

Este circuito integrado por si só ja é um transmissor de fm estéreo. Mas, você pode usar somente a parte dele que multiplexa o sinal estéreo e aplicar a qualquer transmissor que tenha. Bem, é mais fácil falar do que fazer. Montar um Fm usando só esse CI é bem melhor.

Procura por ele no Dr. Google e vai receber uma pá de circuitos.

Postado

Se tiver a manha e os componentes, pode montar esse ai de cima. Só que ele pode variar muito a frequência, principalmente quando Q1 (2N3866) esquenta. As vezes da uma interferência lascada.

Postado

amanhã se pá vou comprar os materiais para fazer com o BF494, só q uma vez eu procurei capacitor variável na loja q eu compro e me disseram q não tinha, ou o vendedor se confundiu:D eu detonei um radio relógio, nele tem alguns q eu acho q é isso, tem algo escrito no capacitor q eu possa avaliar??

e confere para ver se estou certo: todos os capacitores são de cerâmica esceto o C1 né?

futuramente da pra fazer um estéreo

Referente ao circuito postado por redhorse, achei mais complicadinho:D

Abrass

SAPS

Postado

Colega, em vez de você pedir por "capacitor variável" ao vendedor, peça por "trimmer". O trimmer também é um capacitor variável, mas de tamanho e capacitância menor. Valores como 2-20pF, 3-30pF, qualquer valor até 50pF (pico farads) serve. Esse que você deve ter retirado do rádio relógio são meios específicos. Se conseguir você pode pegar os antigos de porcelana.

Eis a imagem dos mais comuns...

Vai fundo que é mamão com açucar.

post-692959-13884960405199_thumb.jpg

post-692959-13884960405268_thumb.jpg

Postado

se entendi bem o que você falou mais atras, a distancia entre as voltas da bobina (entre uma volta e outra) vai ser a grossura do fio +-,né?

qual a pinagem do BF494? Achei na net q olhando de frente (parte reta) é B.E.C. certo?

Abrass

SAPS

Postado

Errado colega, a pinagem do BF é coletor, Emissor e base. Como na imagem.

http://img713.imageshack.us/img713/2538/bf494.jpg

Na falta do BF494, serve o BF495 ou BF199

O comprimento da bobina pode ser algo entre 1cm e 1,5cm.

Um componente "meio" critico é o capacitor de 4,7pf. Na verdade você pode experimentar valores entra 4,7 e 10pf, ja que é ele que põe o transistor a oscilar.

Postado

boa dica, quando eu olhei para aquele capacitor, eu tava fazendo a lista de componentes pensei nisso, que seria mais difícil de achar!:D

o C1 vai ser um eletrolitico entre 100nF até 10uF e o C3 de 4,7pF até 10pF

quais você aconselha?

vou hj a tarde na loja

---

SAPS

testei o circuito na protoboaard, deu errado! não sei se foi a minha bobina, mei alguns pontos com o multimetro: você=Vt na antena deu tensão total, isso eu achei estranho e Vbe:3,alguma coisa.

o q pode ser q eu errei? não deu nenhum sinal seja com o microfone e com o celular:D

Abrass

SAPS

Postado

Para começo, coloque em C1 100nF e C3 4,7pF. Caso não tenha esses valores na loja, pegue o valor maior mais próximo.

O coletor vai dar vcc total mesmo. Esta normal. Veja o diagrama.

Bom, para testar é aquela história. Sintonize um radio numa frequencia livre. Ex: 100,1Mhz. Ligue o transmissor a uns 2 metros de distancia e vai regulando o trimmer até o chiado do rádio sumir e ficar mudo. Ponto, você acabou de transmitir na frequencia sintonizada. Não ponha audio nessa hora, é só para checar que ele está funcionando. Para sintonizar o transmissor, tente bolar uma chavinha com placa de circuito impressa de fibra de vidro, por ser mais resistente. Não use chave metálica que vai interferir no ajuste. Tente montar o transmissor na parte de baixo de alguma placa de circuito impresso usada, mas sem os componentes é claro. Isso vai estabilizar as peças ajudando o sinal a não sumir.

Se você pretende mexer muito com isso, sugiro você montar um simples detector de rf. Olha ele ai embaixo:

detectorderf.jpg

1. você vai precisar de um galvometro analógico. Pode ser algum VU de rádio antigo.

2. Um diodo 1N60 ou 1N34. pode procurar em sucata. Eles são meio transparentes e parecem frágeis.

3. Um choque de RF de fio bem fininho. Talvez você encontre ele la naquele rádio que você detonou. Ou em qualquer aparelho de som ou tv, na parte de sintonia.

Faça uma anteninha com uns 3 ou 4 cm de comprimento. Ele vai ser alimentado com os sinais de radio do transmissor e só. Ponha seu transmissor a funcionar e aproxime ele da bobina, o ponteiro devera se mover detectando o sinal de RF. caso o sinal esteja bem fraquinho, encoste a anteninha na bobina e veja o ponteiro.

O coletor do transistor deve mostrar a tensão da bateria. Na base maisou menos a metade.

De atenção aos terminais do transistor se não estão trocados.

Se nada acontecer, revise o projeto. Na dúvida pergunte.

Visite este site.

http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/92

Tem um esquema em pontes de terminais e com mais explicação. É do Newton C. Braga, das revistas que eu montava. Vai te ajudar bastante.

bata uma foto.

Abrs.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...