Ir ao conteúdo

Voltagem máxima aconselhada para Athlon II X4 630

LRLM

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

A partir da leitura de vários tópicos aqui do CH me estimulei a tentar um over na minha configuração:

GA 880GMA USB3, Athlon II X4 630 (2.8Ghz), 2x2GB Kingston 1333, Antec Neo Eco 400c, Seagate Barracada ST3500841AS, SO Windows 7 64 bits.

Atualmente estou usando o processador a 3.33Ghz (máximo que consegui com Vcore stock) e a memos a 1580, com timings 9-9-9-24 (também a tensão padrão. Também funciona normalmente com 8-9-8-24 em stock).

Até aqui tudo bem.

A dúvida começou a tomar conta de mim quando resolvi elevar ainda mais o clock base. O máximo que consegui estável (rodei por 40 min. o prime95) foi 3.6 Ghz com Vcore a 1,47 (stock = 1,32). Cheguei a ir até 3.8Ghz mas não ficou estável. Então pergunto: será que meu processador vai se degradar muito rapidamente se eu usá-lo diariamente com Vcore de 1,47?

Aguardo contribuições.

• Membro VIP
Postado
Olá pessoal.

(...)

Até aqui tudo bem.

A dúvida começou a tomar conta de mim quando resolvi elevar ainda mais o clock base. O máximo que consegui estável (rodei por 40 mim. o prime95) foi 3.6 Ghz com Vcore a 1,47 (stock = 1,32). Cheguei a ir até 3.8Ghz mas não ficou estável. Então pergunto: será que meu processador vai se degradar muito rapidamente se eu usá-lo diariamente com Vcore de 1,47?

Aguardo contribuições.

Olá! Bom dia?

Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Para essa dúvida, por favor, leia ESTE MATERIAL que vai esclarecer.

Quanto ao vcore máximo vai depender da temperatura de trabalho do seu processador.

O fabricante do seu processador também informa qual é o máximo de vcore que pode ser usado, mas essa informação está diretamente ligada à temperatura de trabalho, também máximo, que o fabricante informa.

Aconselho ao amigo fazer uma pesquisa sobre sua peça.

Boa sorte

Postado
Olá! Bom dia?

Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Para essa dúvida, por favor, leia ESTE MATERIAL que vai esclarecer.

Quanto ao vcore máximo vai depender da temperatura de trabalho do seu processador.

O fabricante do seu processador também informa qual é o máximo de vcore que pode ser usado, mas essa informação está diretamente ligada à temperatura de trabalho, também máximo, que o fabricante informa.

Aconselho ao amigo fazer uma pesquisa sobre sua peça.

Boa sorte

Obrigado pelas boas vindas. Pra mim é como se já participasse a muito tempo, pois sempre quando aparece uma dúvida consulto o CH.

O tópico recomendado ajudou bastante.

Só para compartilhar o porque de minha dúvida: os limites de fábrica do Athlon II X4 630 são: Temp. máx. = 71º C; Vcore: 1,425.

Em overclock de 3.6 Ghz com Vcore de 1,47 as temperaturas em full load, verificadas via o Aida64 Extreme Edition 1.85, ficaram da seguinte forma:

Processador = 78º C

Núcleo 1 = 64º C

Núcleo 2 = 64º C

Núcleo 3 = 64º C

Núcleo 4 = 64º C

Aí é que tá! devo seguir como referência de temperatura os 78º C ou os 64º C?

OBS.: A mobo que estou usando tem recursos para manter o restante dos componentes nas suas especificações padrão ou próximo delas.

Após me ajudar com essa questão, pode fechar o tópico se desejar.

• Membro VIP
Postado

Olá,

Se você quiser a minha opinião particular, eu sugiro não passar de 60ºC em Full Load com um Phenom para uso diário; principalmente se o seu processador trabalhar por longo período de tempo em carga máxima.

A temperatura máxima é o limite aceitável que foi adotado pelo fabricante após vários testes, mas não devemos nos esquecer que essa temperatura adotada é baseada em testes com algumas peças, não em todas.

Como sabemos que cada peça (processador) tem sua particularidade (em todos os quesitos) é sensato pensar que uma máxima temperatura para o nosso processador particular seja menor que o recomendado pelo fabricante. Temperatura quanto mais baixa melhor.

Quando não conseguimos a temperatura desejada só existem duas maneiras para consegui-la:

1= Abaixar o clock base do processador e consecutivamente o vcore.

2= Adicionar ao sistema um conjunto dissipador mais eficiente que o atual.

Bom, essa é a minha opinião. Caso aceite vá em frente.

Caso não tenha mais dúvidas, por favor, não se esqueça de avisar aqui no tópico.

Boa sorte.

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...