Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Haswell


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP
Falta bem pouco para o lançamento mas pelo que eu vi nas Lojas ai o preço continua o mesmo.

Sei lá, pelo que eu vi por ai aumento de 10% de desempenho só quero ver o preço.

Deve ficar próximo, provavelmente pouca coisa mais caro.

Eu quero é ver os preços das placas-mãe.. =/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta bem pouco para o lançamento mas pelo que eu vi nas Lojas ai o preço continua o mesmo.

Sei lá, pelo que eu vi por ai aumento de 10% de desempenho só quero ver o preço.

Acho que os Ivy Bridge não vão baratear tão cedo. Foi assim com os Sandy Bridge, mas pode ter sido pelo "bug da pasta térmica", que valorizou a geração anterior. Tudo bem que o LGA 1155 morre aqui, mas eu não esperaria muito nesse sentido. Talvez em 2014 eles fiquem com preços bons. Aqui tem um artigo falando que o Haswell ganhou muito em performance em games, mas não no resto. Agora eu fiquei curioso.

In the various tests, Haswell showed significant improvement when it came to gaming, but commonly used tasks such as converting video, music and documents didn't show too much of an increase.

Read more: http://www.itpro.co.uk/desktop-hardware/19655/intel-haswell-release-date-and-specs#ixzz2TIVIqdPu

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse artigo aí não avalia o ganho do chip gráfico dele, Contiusa ?

No resto o preview fala em algum ganho, pouca coisa, assim como foi o Ivy.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20130510233618_Web_Site_Publishes_Fully_Fledged_Intel_Core_i7_4770K_Haswell_Review.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse artigo aí não avalia o ganho do chip gráfico dele, Contiusa ?

No resto o preview fala em algum ganho, pouca coisa, assim como foi o Ivy.

http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20130510233618_Web_Site_Publishes_Fully_Fledged_Intel_Core_i7_4770K_Haswell_Review.html

Pior que é! Comi mosca (sorvetada na cara)! Mas eu acho que a frase foi mal construída :D

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Corsair já publicou uma lista das fontes que são compatíveis com os novos estados de hibernação dos Haswell. Parece que a Seasonic está fazendo o mesmo.

http://www.corsair.com/us/blog/haswell-compatibility-with-corsair-power-supplies/

***

Legal, se eu fosse fazer o upgrade minha fonte ia ter total compatibilidade. Entretanto, atualmente estou com outras prioridades...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normal. Você não precisa de um upgrade, pois o Core i5-2500K é bruto. ;)

Também está saindo por aí - testes de amostras que ninguém sabe dizer se são reais - que a margem de ganho do Haswell para o Ivy Bridge vai ser de mínima para nenhuma. Coisa de dois, três por cento, e dizem que em games o Ivy Bridge é mais forte (pelas instruções, sei lá). Que o grande foco do Haswell é para notebooks e tablets, com o IGP novo e a economia de energia. Ou seja, sacrificando o desempenho. Para desktop, parece que eles vão dar uma banana para o povo!

Se isso se confirmar, quem tem Sandy Bridge (ou até Ivy Bridge) não tem a menor necessidade de fazer upgrade nop futuro próximo. Mas em duas semanas a gente provavelmente vai saber até onde isso é verdade.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Não sei se "dando um pau" é exatamente a expressão, mas realmente, é uma surpresa ver o video da Intel ganhando.

Quanto ao preço... Tudo tem seu preço, a Intel conseguiu essa vitória aos custos de uma litografia melhor e uma porrada de transistores, não tem como esse Iris competir com o A10 na faixa dos 100 dolares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se "dando um pau" é exatamente a expressão, mas realmente, é uma surpresa ver o video da Intel ganhando.

O chip Intel com TDP quase de notebook venceu o melhor Trinity para desktops.

Quanto ao preço... Tudo tem seu preço, a Intel conseguiu essa vitória aos custos de uma litografia melhor e uma porrada de transistores, não tem como esse Iris competir com o A10 na faixa dos 100 dolares.
O preço é exorbitante. Não compete com o A10 na faixa dos 100 dólares, mas por outro lado eu gostaria de ver o desempenho do A10 com TDP semelhante ao do Haswell. Fica claro que em notebooks a Intel terá vantagem.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiquei surpreso ao ver o iris dando um pau no a10 5800,

mais surpreso ainda fiquei quando vi os preços, 657 dolares :eek:

Eu não, o anandtech é conhecido justamente por resultados mágicos envolvendo a Intel, até hoje fazem piada no 4chan sobre o "atom vs tegra 2" e seus absurdos risíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com a quantidade de transistores que a Intel jogou nesse Haswell a diferença está longe de ser "mágica", é perfeitamente plausível que, a Intel usando muito mais recursos faça uma GPU mais rápida que a AMD, o que acho que ninguém esperava era que a Intel levasse o desempenho gráfico a sério, isso foi surpresa.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ou seja, a GPU esta no da direita, mas para saber o tamanho especifico dela a gente precisa de fotos do chip (especificamente do "die") com equipamentos próprios para isso.

Pelo que o jonny disse, a GPU está no da esquerda, assim como a GPU, o chipsinho é "um cache L4". (bem entre aspas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparando o die do Haswell quad core com GT2 com o Haswell quad core com GT3 o tio Anand estima que a GT3 ocupe cerca de 174mm^2 dentro do die de 264mm^2 ou cerca de 65%.

Isso é uma proporção maior até do que a AMD aloca para a GPU dentro do Trinity (não estou achando números exatos agora, mas se não me engano a GPU representa cerca de 60% do chip), por exemplo, sem falar que o chip é maior (o Trinity tem 246mm^2).

E interessante que o Crystalwell é um cache L4, serve tanto para a CPU quanto para a GPU e "particiona" dinamicamente quanto dos 128MB serão reservados para cada, para os dados de um não "sujarem" os do outro e também para não limitar sua utilidade caso um dos dois (CPU ou GPU) não esteja em uso.

Só achei estranho que a banda ainda é meio baixa ("apenas" 50GB/s) e que ele não é usado como frame buffer, o que (imagino) permitiria economizar bastante energia...

A Intel ainda não deu um "all in" com o Crystalwell (ela poderia ter usado eSRAM em vez de eDRAM, como a MS/AMD fez no SoC do Xbox One, e usado o melhor processo de fabricação possível, o mesmo em que o Haswell é feito); mas para uma primeira versão o resultado é muio bom, tanto pelos ganhos de performance (a GT3e é competitiva com a GT650M em vários cenários) quanto pela eficiência energética.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!