Ir ao conteúdo

Ajuda com fototransistor e LED infravermelho

Rogério Relvas

Posts recomendados

Postado

Ai galera estou montando um sensor optico a base do diodo emissor de infravermelho e o fototransistor receptor mais tipo ele só funciona em media de uma distancia de 10 a 15 centimetros alguem ai manja desse sensor e tem alguma dica????

sera que o problema é o fototransistor e o diodo emissor que são muito basicos???

ou sera que esse sensor é só isso mesmo???

ou se possivel teria algum circuito para esse sensor que tenha a distancia maior??

OBS:o sensor é para ser usado no microcontrolador 8051 onde preciso chavear 5 volts.

Postado

Procure modular o led em uma frequência, para demodular após o fototransistor, com essa modulação você consegue aumentar o alcance. Pode usar o par 555/567, com vários exemplos na Internet, ou usar um oscilador com o 555 (em 38kHz) e um TSOP1838, que tornam o trabalho mais simples.

Postado

Fiz um sensor ,ainda ontem terminei ,e chavea um rele 5v,usando um controle remoto velho pra gerar a portadora 38khz e um tsop38 , um potenciometro regula a sensibilidade ,devo confessar que da uma boa distancia ,pelo menos uns 60 cm, por reflexao.

Postado

onde eu poderia encontrar esses receptores????

e no meu projeto tipo o transistor receptor tem apenas 2 terminais o coletor e o emissor a base é como se fosse o recebmento ou não recebimento do infravermelho fazendo conduzir ou não como eu faria com esse de tres terminais???

Postado
onde eu poderia encontrar esses receptores????

e no meu projeto tipo o transistor receptor tem apenas 2 terminais o coletor e o emissor a base é como se fosse o recebmento ou não recebimento do infravermelho fazendo conduzir ou não como eu faria com esse de tres terminais???

Esse de 3 terminais é facilmente encontrado em eletrônicas. Os 3 pinos são, Positivo (+5V), Terra e o Sinal, que é por "pulso baixo", ou seja, é um sinal sempre alto e quando recebe o controle remoto, cai para 0V.

Postado

Tem que lembrar que é preciso gerar a portadora de 38khz para funcionar.Pode achar este sensores em qualquer tv velho que tenha controle remoto.E tbem pode gerar a portador com o proprio controle.Fiz um e ficou perfeito.abração......

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...