Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite a todos, espero estar colocando esse topico no local correto....faz muito tempo que não posto.

O que ocorre é que uma máquina muito boa(para a época) veio parar em minhas mãos, em suma, é uma máquina com P4.

Gostaria de saber se existe alguma funcionalidade para ela ou se simplesmente não vale mantê-la...

Li muito a respeito sobre isso e pelo que parece o consumo de um P4 é muito alto, estava pensando em transformar ele em um htpc, ou um pc só para downloads, ou até mesmo um servidor....

Gostaria de saber a opinião da galera. obrigado pela atenção!

• Curtir 1
Postado

Outra coisa é que tu poderia criar servidores para jogos, como Counter Strike, ou um ::FTP

Um Pentium 4 ainda vale muito em termos de desempenho, eles foram feitos para isso, apenas esquentam e seu consumo é de um mini-PC, mas tem um desempenho razoável ou até bom, pode-se fazer muitas coisas com o coitado.

• Curtir 1
Postado

Depende do P4. Tem Pentium 4 que chega a consumir bastante e outros consomem menos. Os que mais consomem são os Prescott e os Extreme Edition. O consumo de um Pentium 4 EE 3,73, por exemplo, em modo de economia de energia, consome 82W, indo a quase 150W em picos de consumo (TDP de 115W).

Agora quanto à relação desempenho/consumo, realmente ele é fraco neste quesito.

• Curtir 1
Postado

Mini-PC seria um PC todo montado (150~200w), o Prescott é um mini PC ^^, consome como um PC separado

Agora, cade nosso amigo? Queria saber o que ele fez com o P4..

• Curtir 1
Postado
boa noite a todos, espero estar colocando esse topico no local correto....faz muito tempo que não posto.

O que ocorre é que uma máquina muito boa(para a época) veio parar em minhas mãos, em suma, é uma máquina com P4.

Gostaria de saber se existe alguma funcionalidade para ela ou se simplesmente não vale mantê-la...

Li muito a respeito sobre isso e pelo que parece o consumo de um P4 é muito alto, estava pensando em transformar ele em um htpc, ou um pc só para downloads, ou até mesmo um servidor....

Gostaria de saber a opinião da galera. obrigado pela atenção!

Há várias utilidades, dentre as quais posso citar algumas:

- Pode-se ser usado para rodar programas/jogos antigos (de preferência com Windows XP ou 2000), se houver necessidade (ou mesmo se você for saudosista, sendo que se houver drivers disponíveis dá até para usar Windows 98 SE, por exemplo);

- Pode-se usar como um PC reserva: se o seu PC principal estragar qualquer coisa, você tem um PC reserva de emergência. Não vai rodar Crysis 2, mas pelo menos você não vai perder contato com o mundo, pois para internet e aplicativos de escritório é mais que o suficiente;

- Como falado no tópico anterior, é ideal para usos simples, como aplicativos de escritório ou internet;

- Se o modelo de Pentium 4 que você tem não for dos mais gastões e usar vídeo onboard, por exemplo, dá para usar como central de downloads;

- Se o mesmo possuir alguma placa-de-vídeo pelo menos decente (GeForce 8600GT, por exemplo), dá para participar do folding@home sem ocupar seu PC principal ou para reforçar sua participação no mesmo;

- Se tiver uma placa-de-vídeo razoável (GeForce 8600GT, por exemplo), dá para rodar jogos relativamente recentes com bom desempenho (jogos novos muito pesados vão gargalar com certeza);

- Dá para usar como máquina de trabalho, caso você trabalhe por conta própria;

- Se você divide PC com irmão ou qualquer outra pessoa é uma oportunidade excelente de dar um PC "novo" para essa pessoa deixar o seu PC só para você;

- Pode-se dar de presente para algum amigo ou parente que ainda não tem um PC e que, apesar de ter vontade ou necessidade, não tem condições de comprar;

- Dá para doar para alguma instituição filantrópica sem fins lucrativos;

- Dá para vender barato.

Bom! Há uma infinidade de utilidades, mas cada uma depende da sua necessidade ou disponibilidade. Para algumas pessoas até um 386 ainda tem utilidade. É um aspecto muito subjetivo. Para mais ideia, sugiro postar a configuração inteira! ;)

Boa sorte. =]

• Curtir 2
Postado

nossa agradeço a todos pelas dicas. ainda não tive tempo de ver qual a versão do P4, mas agradeço a todos pela sugestao, a ideia que mais me agrada é transformar o P4 em um htpc e rodar o xbmc live. segundo a wiki deles o processador minimo recomendado para trabalho é um P4....ainda vou fazer uns testes com ele mas acho vou acabar achando alguma utilidade para ele, so espero que ele não consuma muita energia...em breve postarei mais detalhes....pelo visto isso se tornou um tipo de projeto, O QUE FAZER COM SEU PC ANTIGO...

• Curtir 1
Postado
nossa agradeço a todos pelas dicas. ainda não tive tempo de ver qual a versão do P4, mas agradeço a todos pela sugestao, a ideia que mais me agrada é transformar o P4 em um htpc e rodar o xbmc live. segundo a wiki deles o processador minimo recomendado para trabalho é um P4....ainda vou fazer uns testes com ele mas acho vou acabar achando alguma utilidade para ele, so espero que ele não consuma muita energia...em breve postarei mais detalhes....pelo visto isso se tornou um tipo de projeto, O QUE FAZER COM SEU PC ANTIGO...

Me surgiram novas ideias:

- Utilizar esse PC como plataforma de aprendizado, testando diversas distros de Linux, para que você tenha esse diferencial (saber mexer em Linux);

- Usar esse PC como cobaia de testes: fazer overclocks e postar seu resultado lá no tópico de ranking de overclock do fórum ( http://forum.clubedohardware.com.br/ranking-overclock-processadores/781182 ); testar programas desconhecidos, fuçar nas várias configurações do SETUP da placa-mãe, etc.

Essa ideia sua de HTPC é interessante também. Você pode inclusive mesclar ideias se achar interessante (fazê-lo de HTPC usando Linux, por exemplo).

E para ver qual seu hardware, recomendo esse programa aqui: http://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

Boa sorte aí. Não se esqueça de nos falar que fim você deu nesse computador aí. ;)

• Curtir 1
Postado

E ai pessoal beleza? bem finalmente tive um pouco de tempo para mexer no P4 de que tanto falei. A primeira coisa que fiz foi formatar o PC. Bem o ruim e que demorei mais de 3 horas para formatar e instalar o XP nele, sendo que o HD aparentou problemas e pelo que parece pode dar pau a qualquer hora...

bem so tive tempo de instalar o basico, mas a maquina me parece muito boa, na epoca ela era TOP, pelo menos e o que eu acho. segue abaixo as config dela:

pcvelhoconfig.png

mais uma vez agradeco a todos pelo apoio, vou continuar testando e ver qual sera a utilidade final para esse pc.

ainda em tempo: bem esses dias tive mais tempo e resolvi testar minha "maquina" em jogos, como a config parece relativamente razoavel, coloquei para rodar starcraft II e para minha surpresa rodou, com tudo no low mas rodou, e e claro, com alguns lags...mas nada que comprometesse a jogabilidade, acredito que o P4 tenha causado gargalo ja que que a placa de video esta acima da recomendacao minima para jogabilidade....

logo postarei mais novidades....

• Curtir 1
  • 5 anos depois...
Postado

Também tenho um pc Dell Optiplex GX 620,ele foi descartado por alguma empresa que fez upgrade e veio parar em minhas mãos é de dar pena jogar uma máquina dessas fora! Qualidade da Dell é insuperável ele estava sem processador mais eu tinha um p4 aqui de 3.0 e ressuscitei a máquina e coloquei 2 GB de Ram! A principio eu estava querendo montar um Firewall usando o projeto BFW Brasil com esse pc,devido os relatos de alto consumo dele isso me preocupou pois ele iria ficar ligado 24 hrs gerenciando minha internet e claro protegendo minha rede! Então para o amigo que não sabe o que fazer com ele vai minha sugestão claro se o seu não for aquele quentão que consome muita energia! BFW Brasil nele mano!

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...