Ir ao conteúdo

core i5 2410m. turbo boost ou overclock?

Lucas RT

Posts recomendados

Postado

Queria saber como deixar o turbo boost constantemente ativado enquanto estou jogando.Ou como desativar o power saver ou se seria melhor eu fazer um overclock ?

meu notebook tem : Core i5 2410m @2.30 (sandy bridge,turbo boost 2.0)

4 GB de memoria RAM

CCE WN545B Intel graphics HD 3000

Windows 7 home premium

Quando estou jogando (minecraft,etc) as vezes jogo tranquilamente sem lag.

mais tem hora que começa a travar e ocilar o frame rate.

Até que eu instalei o turbo boost monitor 2.0, que mostra quando o turbo boost está funcionando e quanto ele está acelerando o processador. só que essa aceleraçao nao dura muito tempo e ai o jogo começa a dar lag de novo.

tem vez que ele fica ativado por bastante tempo mas se começo mexer em outra coisa ele para de acelerar.

Queria saber se tem como deixar ele ativado enquanto estou jogando?

Seria melhor eu instalar o windows XP?

Se quiserem posso colocar prints da tela, para ilustrar o meu problema.

Postado

Verifique se no Setup da sua BIOS existe a opção SpeedStep. Caso positivo, desabilite-a. Ressalto que o processador vai passar a gastar mais energia e a dissipar mais calor.

Postado
Verifique se no Setup da sua BIOS existe a opção SpeedStep. Caso positivo, desabilite-a. Ressalto que o processador vai passar a gastar mais energia e a dissipar mais calor.

nao tem como fazer por meio de um software?

Postado
nao tem como fazer por meio de um software?

Desconheço algum software da Intel que faça isso e geralmente o kit de programas que acompanha os notebooks não possui um software que faça alterações a nível de BIOS.

• Membro VIP
Postado
Queria saber como deixar o turbo boost constantemente ativado enquanto estou jogando.Ou como desativar o power saver ou se seria melhor eu fazer um overclock ?

meu notebook tem : Core i5 2410m @2.30 (sandy bridge,turbo boost 2.0)

4 GB de memoria RAM

CCE WN545B Intel graphics HD 3000

Windows 7 home premium

Quando estou jogando (minecraft,etc) as vezes jogo tranquilamente sem lag.

mais tem hora que começa a travar e ocilar o frame rate.

Até que eu instalei o turbo boost monitor 2.0, que mostra quando o turbo boost está funcionando e quanto ele está acelerando o processador. só que essa aceleraçao nao dura muito tempo e ai o jogo começa a dar lag de novo.

tem vez que ele fica ativado por bastante tempo mas se começo mexer em outra coisa ele para de acelerar.

Seria melhor eu instalar o windows XP?

Se quiserem posso colocar prints da tela, para ilustrar o meu problema.

Colega, o Turbo Core entra em ação quase sempre. Aqui no meu, sempre que estou fazendo algo "pesado" ele entra em ação. Ele apenas se desativa caso o notebook esquente demais.

Por isso, não recomendo que você altere essas configurações manualmente. Em relação ao jogo travar, pode ser uma "limitação do poder da sua GPU". Em bom português : ela não dá conta :D

Postado
Colega, o Turbo Core entra em ação quase sempre. Aqui no meu, sempre que estou fazendo algo "pesado" ele entra em ação. Ele apenas se desativa caso o notebook esquente demais.

Por isso, não recomendo que você altere essas configurações manualmente. Em relação ao jogo travar, pode ser uma "limitação do poder da sua GPU". Em bom português : ela não dá conta :D

mais é ai que está o problema !!!

as vezes estou jogando de boa , ai fecho o jogo abro o chrome mexo na internet ,ai vou jogar de novo começa a travar , ai eu deixo o computador um pouco desligado ligo ele de novo ai com sorte consigo jogar.

tem algo curioso que acontece em todos os jogos eu tipo eu olho para o ceu (no jogo) o frame rate sobe! isso aconteceu no call of duty 4 , resident evil 5, minecraft!

• 2 semanas depois...
Postado

Não se deve fazer overclock em notebooks. Creio que seja mesmo a placa de vídeo que não suporta. Caso você esteja jogando online quando acontece isso os problemas podem ser outros, como ping ruim, por exemplo.

Postado

Intel Graphics HD3000 é a GPU contida no próprio processador (IGP). No caso você teria que ter optado por um notebook com placa de vídeo. Não sei se o seu notebook tem slot para encaixar uma placa de vídeo, mas deve sair meio caro comprar avulso (além de difícil de encontrar). Também o desempenho não é o mesmo de uma placa de vídeo para PCs desktop.

• 2 semanas depois...
Postado

Tenho um notebook com o mesmo processador, só que o meu é um Asus K43E. Vou instalar esse jogo e ver como é que vai funcionar e depois posto as informações aqui.

Postado

Usando apenas 01 núcleo o seu processador pode rodar em até 2,9GHz; usando 02 núcleos ele pode chegar a 2,7GHz. Quando mais do que 02 threads são usados (por meio de HT) então o turbo é desativado.

Então, quando você está usando outros programas o Windows pode acabar usando outros threads e isso implica na desativação do turbo.

O que você poderia fazer é desativar 02 threads por meio do MSConfig, o problema é que nem se sabe ao certo se ao fazer isso o SO estará usando apenas os núcleos físicos ou se estará usando um físico e um lógico. Outro problema é que cada núcleo será menos aproveitado em determinados programas sem o uso do HT ou apenas 01 núcleo será utilizado, dependendo da maneira como se comporta o SO ao se desabilitar 02 threads.

No melhor cenário (desabilitação dos núcleos lógicos - HT) o desempenho será sacrificado em aplicações otimizadas para mais de 02 threads e sempre que você quiser alternar entre as configurações isso importará em ter de reinicializar o sistema, um grande inconveniente.

• 1 ano depois...
Postado
Usando apenas 01 núcleo o seu processador pode rodar em até 2,9GHz; usando 02 núcleos ele pode chegar a 2,7GHz. Quando mais do que 02 threads são usados (por meio de HT) então o turbo é desativado.

Então, quando você está usando outros programas o Windows pode acabar usando outros threads e isso implica na desativação do turbo.

O que você poderia fazer é desativar 02 threads por meio do MSConfig, o problema é que nem se sabe ao certo se ao fazer isso o SO estará usando apenas os núcleos físicos ou se estará usando um físico e um lógico. Outro problema é que cada núcleo será menos aproveitado em determinados programas sem o uso do HT ou apenas 01 núcleo será utilizado, dependendo da maneira como se comporta o SO ao se desabilitar 02 threads.

No melhor cenário (desabilitação dos núcleos lógicos - HT) o desempenho será sacrificado em aplicações otimizadas para mais de 02 threads e sempre que você quiser alternar entre as configurações isso importará em ter de reinicializar o sistema, um grande inconveniente.

esto com o mesmo processador so q esta usando so 2 núcleos e no maximo 2.5ghz

8gb

hd de 500gb

Intel graphics HD 3000

o q eu faço

Postado

tem algo curioso que acontece em todos os jogos eu tipo eu olho para o ceu (no jogo) o frame rate sobe! isso aconteceu no call of duty 4 , resident evil 5, minecraft!

Então e sua placa que nao da conta mesmo!

Outra forma além do SpeedStep no BIOS é deixar em opções de energia em "Alto Desempenho".

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...