Ir ao conteúdo

Geladeira faz "trec" e a energia dá uma caída

EirasMoon

Posts recomendados

Postado

Galera... de uns tempos pra cá a geladeira de minha casa, que não é um modelo antigo, tem uns 2 anos, está me dando um pouco de nervoso.

Sempre quando ela se aciona, faz um "trec" (na própria geladeira) e a energia dá uma queda (não cai), mas eu sinto a lâmpada dando uma diminuida forte na intensidade e logo volta.

Uso um Nobreak RCG (não quero entrar no mérito).

Gostaria de saber se esses trecs podem dar algum problema, tanto no Computador quanto na TV e outros equipamentos.

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

A partida de um refrigerador, pela inércia do motor e pela necessidade de partir o mesmo sob a carga do compressor, tendo que comprimir o gás, sempre drena uma corrente maior da rede elétrica. Isso faz com que a queda de tensão na fiação, nessa hora, aumente um pouco, mas nada que vá trazer problemas a uma fonte de PC.

Aliás, o maior prejudicado ai poderia ser o próprio motor do refrigerador, que se a tensão final dessa queda chegasse a absurdos 100 Volts sequer partiria, e a fonte ainda operaria numa boa..

Fontes de PC, ainda mais se forem dotadas de PFC ativo, operam muito bem desde uma tensão de 90 Volts AC na entrada até 264 Volts AC na rede e sequer tem de trocar a chave seletora de tensão para tal. Isso para oferecer toda a sua potência. Como ela em um PC nunca está tendo de oferecer toda a potência, ela opera bem até com tensão de entrada muito menor que isso.

Olhe ai para ver uma fonte desse tipo operando com 30 Volts AC na entrada (a demanda da mesma nessa hora era de 30% de sua capacidade final)...

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Se a fonte de seu PC não tiver PFC ativo, tens duas coisas para fazer:

Primeira: Lamentar ter escolhido uma fonte sem PFC ativo.. Lembre-se disso na próxima compra;

Segunda: Nem esquentar a cabeça, pois mesmo as fontes sem PFC ativo tem uma capacidade de bem alimentar seu PC com tensões que até nem deixariam um refrigerador partir. Se o seu refrigerador está partindo, esqueça. Nem esquente a cabeça..

E se quiseres proteção adicional para ela, a sua fonte, o melhor dispositivo para isso se chama um bom filtro de linha.. Nada mais..

Postado

Será que a tensão na casa dele está variando tanto que desliga e religa a geladeira? Nesse caso seria engraçado, seria um caso prático onde deve-se colocar um estabilizador na geladeira, ao invés do PC.

• Membro VIP
Postado

Gente, prosaico: Possívelmente o relé está com um desgaste mais pronunciado, que não está pemitindo o switch rápido dos contatos - assim, "quicando" o batente do solenóide. Assim, fica aquele "beribéri" na hora do RESTART (UEEEEEE)... Sugiro trocar o relé (meio caro: prepare-se) e se desse, trocar a geladeira, pois meu pai trocu uma Consul de uns 25 anos - motor Tecumseh de 1/8 novo - por uma Continental Frost Free de 443l, copacabana - e o gasto de energia caiu brutalmente, coisa de 40KWH de um mes para outro. Fiquei genuinamente admirado.

Postado

Olá amigos... minha geladeira não é velha... tem apenas três ou quatro anos acho...

Se o Faller disse que não terei problemas, maravilha. Ele entende muito de fontes e energia.

Minha fonte NÃO tem PFC Ativo... é uma 3R System Ice Age de 500w, e em breve eu estarei trocando-a, pois estou com alguns problemas que já comentei aqui no fórum.

Ela faz um ruído, um zumbido chato e intermitente, apenas quando eu inicio alguns aplicativos, como Firefox, Illustrator, Photoshop etc. Fechando esses aplicativos, o barulho para... abrindo, na hora, o barulho volta. Não sei que raios é isso... nunca ninguém conseguiu me ajudar nessa situação.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!