Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, desculpem pela minha ignorância mas posso substituir o CA1458que é um duplo 741 por NE5532ou TL072?

A pinagem é a mesma..

Minha intenção é ganhar qualidade no projeto..

O original é com CA1458 e é referente a uma mesa de som..fiz algumas mudanças, testado e aprovado, fiz em 2009 mas queria mudar pra melhor!

Posso substituir sem perdas?

gRATo!

post-370240-13884960899693_thumb.jpg

Postado

Você pode substituir o CA1458 pelo NE5532 ou o TL072, sem problemas, são "equivalentes pino a pino".

Tanto o NE5532 como o TL072 apresentam um CMRR melhor e um ruído mais baixo, embora eu não acredito que seja perceptível em uma mesa de som.

Postado

Opa valeu Zin..

Como citei também eles são semelhantes..

Mas eu n teria que recalcular os ganhos, no caso o projeto inteiro?

Por ser um CI diferente, Fet e tal..o que me dizem?

Postado
Opa valeu Zin..

Como citei também eles são semelhantes..

Mas eu n teria que recalcular os ganhos, no caso o projeto inteiro?

Por ser um CI diferente, Fet e tal..o que me dizem?

Não muda nada, só troca um Ci pelo outro. ;)

• 6 anos depois...
Postado

Desenterrando......

O NE5532 é baseado em transistores, isso quer dizer que ele é um amplificador de corrente, já o TL072 é amplificador de tensão.Por outro lado, fui consertar uma mesa Wattsom e não tinha o 4558, coloquei um TL072 e funcionou legal. Como já sabemos por projetos de fontes, os transistores são mais lentos e dissipam mais calor, quer dizer que pra altas frequências(agudos) não respondem tanto, os FET's TL07x já são projetados para serem mais lineares possíveis.

Mas o negócio é testar: não adianta ficar falando teoria e não ouvir como ele se comporta.

Postado
Em 26/01/2018 às 15:06, aslem disse:

Desenterrando......

O NE5532 é baseado em transistores, isso quer dizer que ele é um amplificador de corrente, já o TL072 é amplificador de tensão.Por outro lado, fui consertar uma mesa Wattsom e não tinha o 4558, coloquei um TL072 e funcionou legal. Como já sabemos por projetos de fontes, os transistores são mais lentos e dissipam mais calor, quer dizer que pra altas frequências(agudos) não respondem tanto, os FET's TL07x já são projetados para serem mais lineares possíveis.

Mas o negócio é testar: não adianta ficar falando teoria e não ouvir como ele se comporta.

Bom .....  a diferença mais visível entre o NE5532 e o TL072 é que o último possui transistores tipo Fet na entrada, portanto apresentam impedância de entrada muito alta.

Mas tanto um como o outro sao baseados em transistores e funcionam como

amplificadores de tensão, e não de corrente.

Os NE5532 para uso em som são bem superiores, e são de uma geração mais moderna.

Paulo

• Curtir 2
  • 3 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!