Ir ao conteúdo

Fonte A. de Notebook dando voltagem diferente

Renandonha

Posts recomendados

Postado

Ola amigos, to trabalhando com informatica e to pegando alguns notebook para consertar, nao na parte de hardware, e sim + em software e um pouco em hardware que tenho muito que a aprender ainda e meu problema é com fontes.

Tenho 5 fontes aqui originais.

Peguei um multimetro simples que tenho aqui e fui medir , ligado somente a fonte na energia.

Uma que é de 19V deu 19,00V exatos.

Uma da HP que é 18,5 e outra da Toshiba fica dando 20,1 ambas e crava.

Outra da HP que é 18,5 fica dando 19,4 e crava ai.

e outra de 19, fica dando 19,3 e tambem crava.

Gostaria de saber se isso é problema na fonte, no multimetro, ou é normal, que após ligar elas então no notebook, vão fazer a regulagem automaticamente. Caso se for problema na fonte, qual é o limite minimo e maximo que pode passar do valor informado da tensão/tensão. Obrigado

• Membro VIP
Postado

Fontes para note não necessitam ter sua tensão de 16, 17, 18, 19, 20 ou o que seja, muito estável não.. Não é ela que alimenta o PC.. Ela fornece energia para tanto manter as baterias internas do note carregadas quanto para alimentar a real fonte de alimentacão do note, que toma dessa tensão dai e a transforma e 3,3 Volts em 5 Volts e em 12 Volts para essas tensões alimentarem o note...

Fica difícil de te dizer o que é o máximo e mínimo toleráveis e, ainda, cada marca/modelo pode ter suas características próprias..

Postado

Pois então , tavo pesquisando, tipo por exemplo fonte universal, que tem que ser tensão igual x corrente = ou > . Ja se tensão for diferente , pode danificar bateria ou placa-mãe do note. A minha é preocupacao é esse, a fonte aqui de 18,5 ta dando 20,1 , ou seja, pode danificar algo do notebook?

• Membro VIP
Postado
...a fonte aqui de 18,5 ta dando 20,1 ...

Mesmo quando está carregando a bateria e/ou fornecendo corrente para o no-break???

Algumas fontes apresentam uma tensão em aberto, sem corrente, pouco maior do que a nominal. Ao se conectarem ao note, tendo que fornecer corrente, a tensão vai para seu valor nominal. Tem que checar isso dai...

Se não queres checar em um note, coloque uma carga na mesma..

Suponhamos que a fonte seja de 18,5 Volts x 3 Amperes, por exemplo..

Calcule o valor de um resistor para servir de carga: R = 18,5/3 = 6 Ohms..

Tente conseguir um resistor de 6,2 ohms x 50 Watts e ligue no carregador... Meça então a tensão que ele dá...

Cuide que esse resitor vai aquecer muito...

• 2 semanas depois...
Postado

Continuando xD. Talvez nao tenho entendido, mais minhas duvidas é, talvez mais alguem pode me ajudar:

Notebook que pede 18,5 x 3.5A, colocamos aqui uma fonte universal automatico, e no painel mostra 19,4V, é confiavel? Ou pode usar alguma que dá 18V ou 19V?

Se a gente fazer a multiplicação 18,5 x 3.5A, dá 65W. Se pegar outra fonte por exemplo de 19V x XA , que dá tambem 65W, posso usar?

To com essas duvidas porque falam que usar note com tensão diferente, pode danificar a placa mãe, e não quero que note para na minha mão. Obrigado

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...