Ir ao conteúdo

Mesa XY extremamente simples

Victor França

Posts recomendados

Postado

Bom, estas férias eu queria ter um projeto, só para ocupar as horas vagas. Então decidi montar uma mesa XY, mas em escala bem reduzida.

- Ela vai ser do tamanho de uma folha A4 mais ou menos.

- Quero fazer ela o mais reciclado possível.

- Não ficará sobre muita carga. No máximo uma caneta.

Algo tipo isso, só que menor:

De início, não vou entrar na parte de driver, software, firmware e tal. Quero primeiro montar a mesa mesmo, parte mecânica. Pois minha ideia é depois fazer um sistema de encoder óptico linear bem simples. Mas primeiro quero montar só a estrutura, com os motores, as polias, correias e etc.

Então minha principal dúvida é quanto aos motores. Provavelmente o cara do vídeo usou servomotores. Até tenho motores de passo, mas quero algo mais "difícil", afinal, é apenas por hobby mesmo. Quero utilizar motores DC.

Vou considerar um papel A4 deitado, então o eixo X é o lado maior, o eixo Y o menor.

Tenho alguns motores DC, vou ver se tiro algumas fotos, entre eles, aqueles pequeninos de carrinhos DC, um mais parrudo de impressora e outros médio de toca fitas. Bom, eu queria opinião primeiro sobre duas coisas

1 - Será que existe a possibilidade de fazer com esses motorezinhos DC de carrinhos? Não vai precisar de muito torque mesmo. Não é uma obrigação, é que eu queria fazer algo muito compacto mesmo.

2 - Com certeza vou precisar de fazer um sistema de redução. Vou tentar montar um sistema com polias e correias (rodelas de plástico + elástico). Será que consigo um torque pra mover pelo menos as guias com esses motorezinhos?

Obrigado.

Postado

Eae Victor beleza. Bom cara eu ja fiz uma meza XYZ, mas bem maior que esta, e eu utilizei motores de passo pois tem mais precisão. Os motores que você falou de carrinho eu acho bem difícil rodar seu projeto, mesmo que seja bem leve, os de impressora estão mais ao nível, e ainda assim eu não acho viável, os motores de passo têm mais precisão, e os drives de acionamentos não são difíceis de montar, quanto a redução com rodelas de plástico e elástico, sem carga funcionará bem, mas cuidado para não colocar excesso de peso, pois o elástico irá patinar (no caso da caneta não, mas o motor que irá movimentar o carro de movimentação), pra você dimensionar os motores e a redução você deve primeiro definir o material que será sua estrutura, para o que você quer deve ser bem leve. (plástico ou algo do tipo).

Postado

Bom, na questão da precisão, vai depender do meu encoder óptico, mas isso não é o problema agora. Eu já projetei drivers para CNC com motor de passo, são fáceis de montar, porém quero ver como ficaria com encoder óptico e motor cc. Vou pensar no que irei usar, mas provavelmente será plástico mesmo. Acho que o único jeito seria tentando mesmo.

Tem alguma ideia de onde posso conseguir as rodelas de plástico para fazer as reduções, algo comum que eu possa usar para isso? Quanto ao elástico patinar, to pensando numa forma de fazer a superfície da roda ter mais atrito.

Tava pensando até em algo como engrenagem e parafuso sem fim, pois eu ia conseguir uma ótima precisão e um alto torque. Mas tenho recursos limitados.

Postado

Bom, as rodelas de plástico eu diria que o mais fácil é acrílico, se você conseguisse uma serra-copo você faria a rodela do tamanho desejado, no caso das engrenagens você pode conseguir em uma impressora velha, se tiver como comprar uma em casa de materiais usados ou ferro velho, ela pode várias peças que você pode usar em seu projeto, tanto na estrura como talvez até uma redução pronta.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...