Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de Velocidade para Dremel


Laranja Verde

Posts recomendados

Olá pessoal,

Tenho uma dremel 395 e pensava em montar um sistema com chave sem trava apenas para ligar e desligar através de um pedal, ficando assim com as mãos livres.

Depois, conheci em uma loja de Fornitura um pedal para controle de velocidade de motor de suspensão e achei uma excelente ideia, porque eu não conhecia.

O motor de suspensão que este pedal controla tem potência de 110 watts e a Dremel tem potência de 125 watts, vocês acham que esta pequena diferença pode ser problema para este pedal?

Fui também em uma loja de maquina de costura e conheci outro pedal usado para as máquinas singer, mas o problema é que este alem de custar mais que o dobro do preço aguenta só 0.7 amp e a Dremel consome +- 1.0 amp.

Construir um pedal deste tipo é complicado porque o potênciometro deslizante usado é diferente daqueles que estamos acostumados a ver.

Se alguem tiver alguma outra sugestão para controle de velocidade da Dremel através de pedal eu agradeço.

Obrigado,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega, acho que um pedal de maquina de costura dê certo para o que você quer, a maquina de costura que tenho aqui suga 1,3A com a lampada ligada e a velocidade no maximo!

Eu escrevi no primeiro post que vi um pedal da singer para 0.7A.

Qual a marca deste pedal que você usa, tem alguma especificação no corpo do mesmo?

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caraca foi mal maluco cara deixa eu falar

abro um monte de aba para ajudar o mais rápido possivel a net aqui é boa e eu vi uma pergunta sobre pic e mandei uma mensagem só que depois vi no mesmo forum e não vi minha resposta pensei que bugou a net e enviei de novo

agora eu sei o que aconteceu com a mensagem kkkkkkk

e voce também sabe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei um dimmer para testar na minha dremel, é este do link abaixo:

http://www.feiradeciencias.com.br/sala03/03_09.asp

Em lâmpada funciona super macio, mas na dremel não ficou bom, fica falhando como se estivesse cortando a tensão em períodos muito curtos.

Quando aumenta bem a tensão parece que estabiliza.

Não gostei, talves este circuito não seja o ideal para motores.

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oras cara,pode fazer um que controla atraves de botao de pulso,um toque liga outro desliga,se segurar por mais de 0,7s ,ele dimeriza a carga.Ele usa um pequeno ci,eu ate montei um para o ventilador de teto ficou show,so atente ao triac q deve aguentar a carga.O ci é este CI HT7700 para dimmer.Por se tratar de carga indutiva adicione um circuito snoob ao triac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jorge, você pode disponibilizar este projeto?

CI, tem na Sta Ifigênia?

De qualquer forma eu gostaria de saber se o dimmer convencional para controle de motores tem alguma coisa de diferente do dimmer para lâmpada, pelo menos li pela net que é diferente, mas o que?

Obrigado,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

oras cara,pode fazer um que controla atraves de botao de pulso,um toque liga outro desliga,se segurar por mais de 0,7s ,ele dimeriza a carga.Ele usa um pequeno ci,eu ate montei um para o ventilador de teto ficou show,so atente ao triac q deve aguentar a carga.O ci é este CI HT7700 para dimmer.Por se tratar de carga indutiva adicione um circuito snoob ao triac.

Essa do snoobe foi a melhor, adicionei no meu circuito e melhorou pra caramba, obrigado Jorge.

Quanto ao circuito com CI, qualquer dia monto um para testar.

Consegui reduzir a velocidade da dremel, mas notei que perde torque e isto é ruim pra furar material mais duro que uma PCI.

Agora uma má noticia, li no fórum da dremel que não pode ligar um controle de velocidade externo com risco de queimar o controle da dremel, aqui está o link:

http://messageboard.dremel.com/Topic4089-20-1.aspx

Para continuar com estes testes eu teria que bypassar o controle da dremel.

Eu achei um outro procedimento para reduzir a velocidade, qualquer dia posso até tentar, segue o link:

http://mondo-technology.com/dremel.html

Motor de suspensão que vende em lojas de fornitua:

Li em um fórum que este tipo de motor pode ser controlado em baixa rotação, mas o forista não disse nada sobre o torque, alguem sabe se em baixa rotação ele mantem o torque?

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais um teste com o circuito de controle CC abaixo:

http://mondo-technology.com/dremel.html

Usei duas fontes de 15v em série para obter +- 30 volts.

Sei lá, parece que este pwm não funcionou como deveria, dá para seguurar o eixo do motor na mão e aumenta a corrente é claro.

Não vale a pena insistir em reduzir a velocidade da dremel porque sempre vai ter o problema com a redução do torque.

Agradeço pela ajuda.

Este tópico pode ser encerrado.

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!