Ir ao conteúdo

A Fan Cooler das Fontes Modernas Puxam o Ar ou Sopram?

MyRockGamer

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, preciso muito da ajuda de vocês.

Recentemente montei meu PC comprando as peças pela internet uma por uma, comprei as peças separadas e quando chegar vou montar. mas o meu gabinete a fonte fica na parte inferior em baixo no piso do gabinete virada para baixo, a fan cooler da minha fonte fica virada pro piso que tem uma grelha pra sair ou entrar o ar, ainda não sei. mas meu irmão tambem tá montando o PC dele, e o gabinete dele a fonte fica instalada na parte superior em cima encostada no teto do gabinete. então a fonte dele vai ficar em cima no gabinete com a fan cooler virada para baixo, por isso minha dúvida se as fontes que citei abaixo Sugam o Ar ou Sopram o Ar? Porque depedendo se sugar ou soprar eu vou recomendar ele outro gabinete porque não sei se é bom ter uma fonte na parte superior em cima do gabinete soprando o ar quente em cima do processador. a fonte dele vai ficar na parte de cima do gabinete, se a fonte soprar o ar quente dentro do gabinete então ele teria que trocar de gabinete, e outro gabinete com a fonte instalada na parte inferior em baixo do gabinete o ar quente sairia diretamente pra fora do gabinete pela grelha de baixo do gabinete. Agora se as fans das fontes puxam o ar não teria problema ele usar o gabinete dele com a fonte instalada na parte superior em cima do gabinete.

* Minha dúvida é essa gente, fontes com fan cooler o vento frio é sugado pra resfriar a fonte ou o ar quente é expelido pra fora da fonte?

* Os modelos de gabinetes que as fontes ficam na parte superior em cima do gabinete teria problema em usar essas fontes? ou essas fontes são só pra modelos de gabinetes que as fontes são instaladas na parte inferior de baixo do gabinete?

2 GABINETES COM FONTES INSTALADAS NA PARTE INFERIOR E SUPERIOR.

Um exemplo de gabinete com a instalação da Fonte na Parte Inferior:

( Thermaltake V3 Black Edition )

Um exemplo de gabinete com a instalação da Fonte na Parte Superior:

( Fortrek Gamer Centurion )

FONTES

Essas fontes abaixo são as mais conhecidas do mercado de informatica e as mais compradas.

Mas estou em dúvida sobre a ventilação da fan cooler que fica em baixo das fontes, elas sopram o ar ou sugam o ar?

Corsair Gaming Series GS800 CMPSU-800G

Corsair Gaming Series GS700 CMPSU-700G

Corsair CX430 V2 CMPSU

Corsair CX500 V2 CMPSU

Corsair TX650 v2 CMPSU

Corsair TX750 v2 CMPSU

Corsair AX750 CMPSU

Seventeam ST-550PWL

Seventeam ST-850Z-AF

Aerocool E80-500

Aerocool E80-600

3R System IceAge IA500HP80

Postado

Todas elas puxam o ar para dentro da fonte através da ventoinha. Esse é o comportamento típico das fontes cuja venmtoinha fica na parte inferior. Já as que têm ventoinha parte traseira fazem a apenas a exaustão. E as que têm duas ventoinhas (uma traseira e uma na parte inferior) funcionam com a da parte inferior puxando o ar e da parte traseira fazendo a exaustão.

Postado

O gabinete do meu irmão é o modelo que a fonte é instalada na parte superior, tipo em cima perto do teto do gabinete, então a fonte vai ficar com a ventoinha virada pra baixo puxando o ar pra dentro da fonte é isso?

O cooler do processador fica logo em baixo perto da ventoinha da fonte, mas o cooler do processador puxa o ar pro processador ou expeli o ar soprando pra frente?

Exemplo de como vai ficar o pc do meu irmão com a fonte na parte superior:

02.jpg.resized.jpg

O cooler do dissipador do processador fica logo abaixo da fonte, o cooler da fonte fica virado pra baixo logo perto do cooler do processador, então isso prejudica o processador ou a fonte de alguma forma?

Se o cooler da fonte puxa o ar então ele puxaria o ar quente do processador, isso não prejudicaria a fonte? ou o cooler do processador não sopra o ar? a ventoinha cooler do processador ele chupa o ar tambem?

Postado
Então o gabinete do meu irmão é o que instala a fonte na parte superior, tipo em cima perto do teto do gabinete, a fonte vai ficar com a ventoinha virada pra baixo puxando o ar pra dentro da fonte?

mas o cooler do processador fica logo em baixo perto da ventoinha da fonte, o cooler do dissipador do processador puxa o ar pro processador?

Postado
Nesse tipo de gabinete, a única forma possível de instalar a fonte é com a ventoinha virada para baixo.

O ideal seria o uso de um gabinete onde a fonte é na parte inferior dele.

Postado

Não é questão do PC esquentar. O tipo com a fonte em cima é dito desatualizado porque vem de uma época que fontes eram exaustoras de ar, logo deviam ficar em cima. Hoje existem fans exclusivas pra essa função, e a tendência ecológica é de fontes cada vez mais eficientes. Para conseguir essa eficiência, elas precisam estar frias, logo bem ventiladas. O ar de cima do gabinete é mais quente, logo a fonte embaixo será ventilada por ar mais frio, atingindo uma eficiência maior.

Se você for comprar um gabinete agora o ideal é um modelo com fonte embaixo, mas não se justifica jogar seu gabinete fora e comprar outro só por esse detalhe, você vai levar anos pra pagar esse gabinete com a economia no valor da conta de energia.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!