Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

ola, eu estou pensando em um circuito com leds rdb, o que eu queria era fazer uma barra de leds rgb, um circuito 555 que faça os leds mudarem de cor atraves da configuração astavel(eu acho), mas eu queria saber como eu faço para que as tres cores se alternem ja que o 555 so pode pisca de dois e não de tres , como seria possivel fazer isso?

Postado

não, deixa eu explicar, se eu colocar um led rgb em um circuito astavel 555 o led ira piscar aletoriamente entre duas cores, mas ao invés de piscar entre 2 cores eu queria um que alterne entre as tres cores , tipo primeiro R, depois G, depois B.

• Membro VIP
Postado
não, deixa eu explicar, se eu colocar um led rgb em um circuito astavel 555 o led ira piscar aletoriamente entre duas cores, mas ao invés de piscar entre 2 cores eu queria um que alterne entre as tres cores , tipo primeiro R, depois G, depois B.

Necessitas de um CI chamado de 4017. Pesquise sobre o mesmo.. Leia seu datasheet. Observe suas aplicações..

Postado

ola senhor Faller, então eu conheço alguns circuitos com o 4017, e ja sei ate o esquema que usarei depois que você me lembrou deste ci

o esquema seria um tipo semáforo, que as trés cores fazem uma sequencia.

• 4 semanas depois...
Postado

ola, estou a procura de um circuito que mude de cor automaticamente led rgb, tipo um dimmer automatico que varie a tensão para obter novar cores , alguem teria uma sugestão?

e a partir desse dimmer eu iria fazer outros circuitos.

• Membro VIP
Postado
ola, estou a procura de um circuito que mude de cor automaticamente led rgb, tipo um dimmer automatico que varie a tensão para obter novar cores , alguem teria uma sugestão?

e a partir desse dimmer eu iria fazer outros circuitos.

O CI mais indicado é o LM4017. Seu clock pode ser um 555.Quanto ao led RGB, tens que dizer que tipo de led vais usar.

Tem led discreto, com 4 terminais (um comum e 3 outros para R, G e B)

tel CI led, com três leds um de cada cor internamente ao CI

Você pode estar querendo alimentar 3 leds distintos, um de cada cor

Ou seja. Diga o tipo de led que desejas usar. Ai se vê a topologia mais adequada..

Postado

então, os leds serão rgb, com anodo comum, o esquema que pretendo não e apenas mudar de uma cor a outra ,mas sim como se fosse um controle pwm automático que varie a tensão separadamente de cada cor automaticamente, tipo varia de 0 a 12 e tambem o inverso 12 a 0, isso sem ter que usar um microcontrolador, e e claro que os leds terão resistor.

• Membro VIP
Postado

Como eu faria:

1) Montaria 3 PWM, cada um usando um 555 e com ele ligaria o respectivo led

2) Um quarto 555 poderia modular os outros 3 (via pino 5), fazendo desse modo com que eles variassem a tensão sobre os leds.

um quinto CI, o LM4017, habilitaria (pino 4) cada um dos 3 ci's 555 que alimentam os leds. Desse modo, a cada tempo, uma cor subiria e desceria de brilho.

Só falta outro 555 para clocar o 4017..

Com um PIC é praticamente um só CI, para fazer a mesma coisa..

Só que tem de saber programar o que se deseja..

Postado

ok, so uma coisa, voce poderia fazer um diagrama para maior entendimento? e voce poderia descrever a função do pino 5 do 555?

obrigado

ah, eu queria saber como faço para um sequenciador com 555 e 4017 voltar depois de uma sequencia, tipo vai e volta e não vai e começa pelo inicio entendeu?

Postado

Pois é mestre faller,nao que seja a favor de fazer tudo com uc,mais sabendo programar ,veja como seria bem mais simples fazer esse pwm ai com rgb.Inclusive o mulder fox postou um software e hardware de um pwm de led automatico a algum tempo,em q se podia ate travar em uma cor desejada.Abraços.

• Membro VIP
Postado

Fazer com PIC toda vida é mais simples, colega Jorge, rápido e barato nesse caso. Só que envolve um cabedal de conhecimento de como trabalhar com PIC que o parceiro ai, já dá para se notar, não tem..

Por isso dei a toplogia discreta, até para ver se ele se fraga que a brincadeira dele não é pouca coisa, envolve muita eletrônica..

Quanto a como funciona o pino 5 ou pino 4 do 555, é um ótimo desafio para você começar a aprender, colega mrvalterhugo .. Tio Google e muito estudo em cima de artigos (tem as pencas na internet) . Assim é que se aprende.. Ao contrário, se te der esquem,a pronto, vais com o tempo conseguir ser um bom montador sem sequer saber o que estás montando nem por que se faz daquele modo..Ai não agrega nada..

Depois de ler e entender como ele opera, como se calcula as variáveis do mesmo, se restar dúvidas, pergunte. Terei o maior prazer em ajudar..

Mas perguntar como é desde o zero..Ai é fria..

Postado

HUm.... pensando nisso mestre faller ,o grande soschip ja postou no teu site um controle rgb usando um amplificador operacional,ou era um comparador de tensão ,acho q o lm339,porém eu montei com um lm324 e funcionou perfeitamente.Controla se o brilho via potenciomentro,porém poderia reitirar o pot e coloca no lugar um ldr,assim as cores seriam de acordo com a luz nos ldrs,ficaria interessante.Se bem q o amigo do topico pode adotar a mesma ideia no circuito do 555 ,o que acha??

Postado

senhor faller eu meio que ja sabia que voce iria dizer algo do tipo, as vezes um conselho desses pode não ser bem entendido por outros, mas eu sigo esse seu conselho desde que entrei no mundo da eletronica e não me arrependo , ate porque quando eu aprendo algo que eu considerava difícil da muito mais vontade de continuar estudando .

então amigo jorgeletronico, o faller tem um site e? me passa ai.

olha essa ideia do ldr pode ser util, mas vou deixar para depois, mas vou adiantar, esse ldr seria colocado no lugar do potenciometro de um circuito pwm, como o pot tem 3 pinos e o ldr so tem 2 , seria dispensado um diodo considerando o a seguinte esquema certo?

http://www.pcsilencioso.com/cpemma/graphics/map555pwm_sch.gif

faller vou dar uma estudadinha sobre o 555 pra ver se entendo alguma coisa a mais, pois por enquanto so sei que ele pode ser um pisca pisca , um pwm, e mais algumas coisas , vou me aprofundar o maximo que puder.

se tiver um texto bom poderia me passa?

• Membro VIP
Postado

ola, Faller, li um artigo sobre o 555, e vi que se eu colocar no pino 5 um oscilador,talves ate uma fonte variavel variando do minimo ao maximo, no pino 3 vai sair um pulso de acordo com a entrada do pino 5.

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/CIsAnalogicos/555/CursorGerador.gif

http://www.projetostecnologicos.com/Componentes/CIsAnalogicos/555/555.html

e pelo que eu entendi no seu post, voce me propos a colocar um o pino 3 de um 555 ao pino 5 de outro 555 ne isso? ai eu pensei em algo mais analogico como um circuito de fade de led com o 555, o que acha? enquanto ao 4017 seria divido a saida em tres para cada pwm? o 555 faria o clock e o 4017 iria ligando os 3 pwm em sequencia e isso?

• Membro VIP
Postado
...e pelo que eu entendi no seu post, voce me propos a colocar um o pino 3 de um 555 ao pino 5 de outro 555 ne isso? ai eu pensei em algo mais analogico como um circuito de fade de led com o 555, o que acha? enquanto ao 4017 seria divido a saida em tres para cada pwm? o 555 faria o clock e o 4017 iria ligando os 3 pwm em sequencia e isso?

O pino 3 tem onda quadrada se ligares direto no pino 5 do outro 555, o PWM, o led piscará.

Se integrares essa onda quadrada, resistor e capacitor, ela virará um aonda triangular e desse modo podes fazer exatamente aquele fade.. Simples

Postado

senhor, então de que modo seria a modulação via pino 5? no caso o pino 3 de um 555 modula os outro3 3 pwm atraves do pino 5 dos mesmos certo? no caso o primeiro 555 modulador : como ele estaria configurado?olha esse esquema que montei ve se esta de acordo com o seu pensamento. eu deixei os pinos 5 dos pwm em aberto para colocar o pino 3 do 555 modulador, o 4017 vai fazer o intervalo entre os tres circuitos.

http://img802.imageshack.us/img802/9135/pwm.png

o pwm me basei nesse

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.pcsilencioso.com/cpemma/graphics/map555pwm_sch.gif&imgrefurl=http://www.pcsilencioso.com/cpemma/555pwm.html&usg=__WpdOZFoiGJf4ffIO5OEnxjYdWJI=&h=292&w=682&sz=8&hl=pt-BR&start=7&zoom=1&tbnid=ZI_SsPvptaT5cM:&tbnh=60&tbnw=139&ei=HUcXT7nkAsvm-gb3xJm0BA&prev=/search%3Fq%3Dpwm%2B555%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1

sanhor faller me responde ai vai^_^

• Membro VIP
Postado

Esse circuito ai de PWM com o 555 vai conseguir fazer a modulação, a variação da relação on/off do pino 3 se e somente se for ajustada em seu potenciômetro.. não permite a modulação PWM via pino 5..

É sim um modulador PWM mas cujo input é a posição de um potenciômetro, ou seja, uma razão de resistores..

Tente pensar num mudulador PWM conceitualmente, um gerador de onda triangular de um lado e de outro sim uma tensão variável.. Ambos os sinais entram em um comparador, em cuja saída se obtem um sinal modulado em PWM

Te aconselharia algo simples assim..

ModuladorPWMSimples.jpg

Podes usar o LM324 que tem 4 operacionais internamente

Na entrada do sinal modulante, ai sim poderias entrar com a tensão quadrada (os leds piscariam) ou com a tensão do capacitor de um 555 operando como astável e nesse caso o led iria crescer o decrescer o seu brilho..

Postado

eu não entendendo mais nada, todo post o senhor coloca um modo diferente de fazer isso, vamos ao começo com calma, repita de forma mais clara por favor, como voce faria esse circuito com o 555?

• Membro VIP
Postado

Se quiseres controlar o PWM através de um sinal elétrico, nesse seu circuito, não vai ser possivel. Esse circuito modula PWM mas é para ajuste manual, variando a resitência de um potenciômetro..

Aquele circuito que te mostrei consegue modular em PWM através de um sinal de tensão, uma tensão modulante. Essa é a diferença..

Não te fixes no 555 e aproveite assim para aprender como trabalhar com operacionais. Que tal??

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...