Ir ao conteúdo

TV queimada

mauriciodd

Posts recomendados

Postado

Olá!

Possuo uma TV Philips PFL4606 e fui tentar ligá-la no meu PC, através de um cabo DVI/HDMI, porém na primeira tentativa liguei primeiro na TV (desligada) e depois no PC (que estava ligado), saíram algumas faíscas, mas pouca coisa.

Então, tentei novamente ao contrário, primeiro o PC, e depois a TV, com o PC ligado e a TV desligada, porém, ao ligar a TV o PC desligou, começou a sair fumaça da TV e o cabo esquentou MUITO, derretendo a saída HDMI, inclusive, dai tirei os dois da tomada.

Resultado: a TV pifou, a placa de vídeo queimou e o cabo também pifou.

Algumas considerações importantes: eu já havia ligado meu PC numa outra TV e em outro local antes, sem problema algum e com um cabo RGB. Meu PC é ligado em um No Break da SMS (este: http://www.sms.com.br/produtos/Nobreak-SMS/Net-Winner) e a rede do meu prédio não é aterrada. Ah! E a TV estava na garantia, então o prejuízo não foi maior.

Então na assistência da TV eu não dei muitos detalhes para não ter problemas com a garantia, na assistência do PC pedi para fazer uma geral, pra ver se tinha havido mais algum dano, mas foi só a placa de vídeo, e lá eles disseram que isto aconteceu provavelmente pela falta de aterramento.

Portanto fiquei na dúvida do que pode ter ocasionado o fato e peço para os colegas para que, se alguém tiver alguma ideia do motivo, possa me iluminar este caso, porque assim que eu tiver com uma placa de vídeo nova e a TV arrumada gostaria de ligar o PC na TV sem medo. Já vou chamar um eletricista pra ver se tem como fazer um aterramento, mas acho melhor examinar todas possibilidades antes de tentar ligar os dois juntos novamente.

• Coordenador
Postado
acredito que tenha sido pelo fato do cabo hdmi ser de baixa qualidade.

Concordo e acrescento!, o cabo estava montado errado...

Postado

Com o aterramento a chance de acontecer novamente é pequeno, outra coisa que deve ser feito é desligar os aparelhos retirando o cabo de força da tomada quando estiver conectando ou retirando o cabo hdmi.

Postado

Tive o mesmo problema, mais não a mesma sorte, minha tv estava fora da garantia, e o curto chegou a queimar a tela, deixei ela em uma assisntência tecnica a espera de uma tela nova. Meu notebook queimou a placa mãe, por sorte consegui vendo-lo no mecado livre para um cara que tinha a placa.

A lição de tive disso foi nunca mais usar cabos de baixa qualidade, e sempre ligar o cabo hdmi com todos equipamentos desligados.

A minha teorio da queima dos meus equimamentos foi que fiquei jogando PS3 por +- 3 horas e o cabo hdmi ficou carregado de eletricidade, quando retirei o cabo do PS3 para liga no Notebook, a energia que estava nele descarregou no note e na TV.

O tecnico da assistencia falou que também já teve problema com cabo HDMI mais que no caso só queimo a placa principal da TV.

Postado
Concordo e acrescento!, o cabo estava montado errado...

Um cabo mal montado pode chegar ao ponto de derreter a entrada HDMI ? O.o

A propósito BCpetronzio, reparou que apareceram alguns casos de queima de notebooks e PC quando ligados em um televisor atraves de um cabo HDMI? Quais seriam as possiveis causas para isso?

• Coordenador
Postado
Um cabo mal montado pode chegar ao ponto de derreter a entrada HDMI ? O.o

A propósito BCpetronzio, reparou que apareceram alguns casos de queima de notebooks e PC quando ligados em um televisor atraves de um cabo HDMI? Quais seriam as possiveis causas para isso?

Acredito que o usuário estava carregado com eletricidade estática, e no momento da conexão a eletricidade descarrega para o aparelho provocando a queima (curto-circuito) da entrada usada..., estando ela em curto pode sim esquentar o cabo a ponto de inutiliza-lo...

Uma outra explicação seria: Um tremendo azar da pessoa!... Hehehe!!! :D

PS: A parte do aterramento do cabo (Malha), não tem contato com o primário do equipamento. (Primário é a parte da fonte que vai na tomada).

• Coordenador
Postado

Isso é típico de curto bravo! e não deve ter sido provocado pela alimentação do aparelho!!!

Isso esta parecendo curto vindo da rede elétrica mesmo! e é defeito de projeto ou falta de qualidade do aparelho, no caso do TV!...

Isso eu assino em baixo!

Postado

Bom, hoje veio um eletricista e o problema foi solucionado.

O problema era o seguinte: o computador era ligado no no-break, e ele possuía um cabo de força de 3 pinos, dois chatos (fase e neutro) e um redondo (terra), assim:

adaptadortomadapadraoan.jpg

E estava ligado numa tomada assim, que possui dois fases e dois neutros diferentes, e nenhum aterramento:

baseptomadaembutir.jpg

Só que ele estava ligado direto na tomada, antes eu tinha colocado um adaptador para ficar dois pinos, daí era normal, só que alguém tirou e colocou direto na tomada. Entrou meio forçado mas entrou, então, o contato que seria o terra ficou ligado em outro fase, o que ocasionou o curto ao ligar na televisão. Como eu não percebi a mudança, e se tivesse percebido não detectaria o problema, ele ficou ligado assim por um bom tempo, até então não havia dado problema, até o fatídico dia.

Colocando um adaptador, acredita-se que tudo ficará bem, espero. Se acontecer de novo, relatarei para os colegas!

Obrigado pela atenção.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...