Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estive pensando esses dias sobre o funcionamento dessas raquetes de matar mosquito com choque. Pelo que li, é o mesmo principio desses brinquedos que dão choque. Ao abrir, vi que há um circuito alimentado por uma bateria (9v eu acho), que se transforma em alternada e depois passa por um pequeno transformador, gerando assim uma tensão provavelmente muito alta, certo?

A duvida que fiquei é a seguinte: como pode o brinquedo te gerar um choque, se não existe referencial comum entre você e o brinquedo? No caso de enfiar o dedo na tomada, há uma ddp entre o fase e o chao que a gente pisa, fazendo circular corrente no nosso corpo, pra terra. Mas no caso do brinquedo, ele é alimentado por uma bateria interna, não tendo uma conexao com algo externo. Alguem sabe explicar o funcionamento disso?

E aproveitando, uma duvida que vi especificamente no circuito da raquete: o transformador que tem no circuito, é de 6 polos. Porque tanto polo assim? Como funciona esse tipo de transformador?

Abs

• Membro VIP
Postado

Em primeiro lugar a raquete não dá choque entre sua trama e o terra, até porque não adiantaria, as moscas e mosquitos pelo menos as aqui de casa, não costumam circular por ai andando e nao as pego na caminhada, com os pés no chao.

A raquete tem três malhas, uma central, de trama estreita, para não passar a mosca e duas externas a essa, de trama mais larga, para a mosca passar por ela e encostar entre a malha grossa e a malha fina, ente as quais é aplicada a alta tensão..

Desse modo moscão não leva choque na raquete só encostando na malha externa..

Nunca abri um desses mas bem pode ser dois terminais para o primário, dois para o secundário e outros dois para um pequeno enrolamento, de poucas espiras, que serve como excitador de base para manter a oscilação..

• Obrigado 1
Postado

Certo, a mosca eu concordo. Mas a principio se você meter a mao só na malha externa, dá choque, nao? Pensei pelo mesmo principio do brinquedo que dá choque. Como apenas encostando o dedo nesses brinquedos, dá choque, sem você estar fechando um circuito de volta para o brinquedo?

Mesma coisa na raquete, dará choque se eu encostar apenas um dedo na malha externa, não? E sendo assim, não teria pra onde a corrente circular, a não ser pra terra. Daí como faz?

• Membro VIP
Postado
Certo, a mosca eu concordo. Mas a principio se você meter a mao só na malha externa, dá choque, nao?

Nem a princípio, nem muito menos efetivamente....

Não tem como dar choque tocando somente na malha externa da mesma. Nem seria lógico, do ponto de vista elétrico, nem seria seguro, nem muito menos adequado..

Pensei pelo mesmo principio do brinquedo que dá choque. Como apenas encostando o dedo nesses brinquedos, dá choque, sem você estar fechando um circuito de volta para o brinquedo?

Ai faltou observação de sua parte..

Vamos a alguns exemplos aonde marquei pelo menos 2 pontos metálicos, isolados entre si, aonde é aplicada a tensão alta para dar choque em que os toca (toca a ambos).

No pointer laser, propositadamente tem dois botões, ambos metálicos, um que acende o pointer e o outro que liga o oscilador.. A base da mesma, note, também é metálica e seu corpo um isolante, para separar esses polos. Não tem como uma pessoa pegando o pointer normalmente, pressionar o botão sem estar fazendo contato com ambos os polos, tem???

Você acha que o fabricante colocaria um botão metálico só para bonito ai???

Choque.jpg

Nesse outro, a caixinha de chiclete, de material isolante e revestida de papel alumínio, com uma imitação de chiclete emergindo da mesma, só vai funcionar se entregares a caixinha para o pato tirar o chiclete. Ao puxar, deslocar pouco que seja, o chiclete, é fechado um contato que liga o oscilador e bingo... Pato frito..

Choque1.jpg

A caneta que dá choque, visivelmente e não para bonito, tem um pequeno círculo metálico justo na ponta do botão que se pressiona para armar a caneta.. O corpo da mesma é o outro polo.. Pato perdendo de 3 x 0..

Choque3.jpg

Teria mais alguns que de cabeça me esqueço agora, quem sabe o livrinho, com capa aluminizada (capa e contra-capa fazendo o papel de polos), e mais outros tantos..

Mesma coisa na raquete, dará choque se eu encostar apenas um dedo na malha externa, não? E sendo assim, não teria pra onde a corrente circular, a não ser pra terra. Daí como faz?

Como já vimos, a resposta é não, não dá choque, nem em moscão, se tocar só na malha externa...

• Curtir 1
  • 9 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...