Ir ao conteúdo

Dúvida em troca de capacitor estufado de placa mãe

raf123

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou precisando da ajuda de vocês..

A pouco a luz deu umas piscadas por aqui e um capacitor na minha placa mãe acabou "estufando". Preciso usar o pc e estou com medo, pois está esquentado muito..

O capacitor da placa é de 1800uF / 6,3V da marca TK.

Aqui em casa o valor mais próximo que tenho é de 1500uF / 16,3V. Será que tem problema se eu colocar ele provisóriamente?

Obrigado pessoal.

Postado
Olá pessoal, estou precisando da ajuda de vocês..

A pouco a luz deu umas piscadas por aqui e um capacitor na minha placa mãe acabou "estufando". Preciso usar o pc e estou com medo, pois está esquentado muito..

O capacitor da placa é de 1800uF / 6,3V da marca TK.

Aqui em casa o valor mais próximo que tenho é de 1500uF / 16,3V. Será que tem problema se eu colocar ele provisóriamente?

Obrigado pessoal.

Amigo Raf, quando o capacitor estufa, é porque a tensão aplicada a ele foi superior a de trabalho nesse caso 6.3v, evite usar o pc assim, pois capacitores eletroliticos quando estufam, acabam entrando em curto, e nesse caso por estar em curto,ela sobrecarrega os mosfets reguladores de tensão e consequentemente a inutilizaçao da placa-mãe.

Quanto aos valores utilizados, voce pode utilizar esse de 1500uf sem problema, mas acho que você escreveu errado, nao existe 16.3v ou é 16v ou 6.3v, que sao valores comerciais, sendo assim se o capacitor que voce tem

for 1500uf x 6.3v, pode usa-lo sem problemas, se for 1500uf x 16v, nao.

Quanto a marca, isso nao influencia em nada...

Abs T+

Postado
Amigo Raf, quando o capacitor estufa, é porque a tensão aplicada a ele foi superior a de trabalho nesse caso 6.3v, evite usar o pc assim, pois capacitores eletroliticos quando estufam, acabam entrando em curto, e nesse caso por estar em curto,ela sobrecarrega os mosfets reguladores de tensão e consequentemente a inutilizaçao da placa-mãe.

Quanto aos valores utilizados, voce pode utilizar esse de 1500uf sem problema, mas acho que você escreveu errado, nao existe 16.3v ou é 16v ou 6.3v, que sao valores comerciais, sendo assim se o capacitor que voce tem

Abs T+

Ola Rodrigo_moraes, muito Obrigado pelas dicas.

Realmente escrevi errado.. é de 6,3V.

Amanhã irei substituir.

Abraço e Muito Obrigado.

Postado

Hoje retirei a placa do gabinete, liguei o ferro de solda, esperei alguns minutos e para minha surpresa o estanho não derreteu..., não deu nem sinal de que iria derreter.

Será que tem algum verniz na placa?

Obrigado.

Postado

Adicione mais estanho no componente a ser retirado como se você fosse solda-lo novamente. Com isso você aumenta a área de contato e o estanho antigo receberá calor mais fácil.

Postado

Abs T+

Queira desculpar colega, mas acho que aqui houve um equivoco. você tem que usar a mesma capacitância, independente da tensão suportada. Logo, ele pode usar um capacitor de 1.800 uF X 6,3V ou 1.800 uF X 16V ou 1.800 uF X 20V. A tensão suportada pode ser igual ou maior mas a capacitância tem que ser exata.

Postado
Queira desculpar colega, mas acho que aqui houve um equivoco. você tem que usar a mesma capacitância, independente da tensão suportada. Logo, ele pode usar um capacitor de 1.800 uF X 6,3V ou 1.800 uF X 16V ou 1.800 uF X 20V. A tensão suportada pode ser igual ou maior mas a capacitância tem que ser exata.

ok, Muito Obrigado pela ajuda!

brave irei comprar o capacitor adequado e efetuar a troca.

Abraço a todos.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!