Ir ao conteúdo

Ponta do ferro de solda não pega estanho.

Rafael.R

Posts recomendados

Postado

Saudações.

Estou com um ferro de solda hikari novinho que a ponta não esta pegando estanho. O ferro tem 40W de potência e precisei usar ele para "pontear" um cano PVC servindo este furo para guiar uma broca da furadeira. Naturalmente isso limpou a ponta do ferro e ao ligar ele, limpei a mesma com uma escova de aço de cerdas macia para retiras os resído carbonizados, só que ao encostar o estanho ele ja derrete e escorre na hora. Não fica na ponta. Se passar a escova de novo ou palha de aço, a ponta fica quase azulada e escurece em um segundo. Como a ponta não é de cobre comum mas é do tipo nova (cobre tratado), está muito difícil.

Alguém conhece algum macete?

Postado

bom amigo.. você pode tentar limpar com pasta de soldar e aplicar estanho na ponta, e sempre deixar estanhada... ou então trocar a ponta por uma nova..

tem um video do Claudio R. Fernandes (E-voo)bem legal.. nas msns.. abaixo tem umas explicações para situações similares...

pequeno tutorial de soldagem

Falou..

Postado

Obrigado pelo video, mas é para novatos. Eu ja soldo a uns 16 anos mas nunca tive esse problema. Como o tipo de ponta é nova pensei ter agum macete para pegar estanho novamente.

Acabei de ter a ideia de tentar estanhar antes da temperatura final. Aviso o resultado.

Postado

O problema é que ao usar a escova de aço, mesmo de cerdas macias, você retirou a proteção que existe nesse tipo de ponta. Agora, do jeito que ele está não vai pegar solda nunca. Só outra ponta nova. Usar esse tipo de ponta para fazer furo em cano de PVC dá nisso. Seria melhor tu teres usado uma ponta de cobre. Ponta de ferro de soldar de cobre não tem essa ziquizira na hora de limpar. O jeito é comprar outra ponta e não usar para fazer esse tipo de serviço de fazer buraco em PVC. Guarda essa ponta com problema para que uses para esse serviço de fazer buraco e compra uma nova. Tenho um Hikari com quase 15 anos e nunca tive esse tipo de problema. Alías, o unico problema que tenho é o parafuso que prende a ponteira estar preso e não sai de jeito nenhum. No entanto, a ponteira tá boa, firme e forte.

Postado
O problema é que ao usar a escova de aço, mesmo de cerdas macias, você retirou a proteção que existe nesse tipo de ponta. Agora, do jeito que ele está não vai pegar solda nunca. Só outra ponta nova. Usar esse tipo de ponta para fazer furo em cano de PVC dá nisso. Seria melhor tu teres usado uma ponta de cobre. Ponta de ferro de soldar de cobre não tem essa ziquizira na hora de limpar. O jeito é comprar outra ponta e não usar para fazer esse tipo de serviço de fazer buraco em PVC. Guarda essa ponta com problema para que uses para esse serviço de fazer buraco e compra uma nova. Tenho um Hikari com quase 15 anos e nunca tive esse tipo de problema. Alías, o unico problema que tenho é o parafuso que prende a ponteira estar preso e não sai de jeito nenhum. No entanto, a ponteira tá boa, firme e forte.

Jambao falou tudo! É exatamente isso que aprendi também!

• 6 meses depois...
Postado

Pois é, ja faz tempo que consegui resolver o problema e fiquei de dar retorno. A ponta do ferro de solda volta a pegar estanho tranquilamente. A dica é estanhar a ponta do ferro antes dele oxidar atingindo a temperatura máxima.

Dica1:

Com o ferro de solda completamente frio, lime a ponta compleamente deixando o metal "vivo", tipo sem oxidação alguma. Em seguida melrgulher a ponta na pasta para soldar e ponha o ferro para aquecer. Quando começar a aumentar a temperatura comece a estanhar a ponta até que o estanho comece a derreter e grudar nela. Isso tudo tem que ser feito antes da ponta oxidar.

Dica 2:

Com o ferro de solda quente, coloque-o na frente de alguma ventoinha para baixar bem a temperatura, o suficiente para não derreter o estanho. Então, ainda na frente da ventoinha, lime a ponta, passe pasta para soldar e comece a estanhar, retirando o ferro da frente da ventoinha e repetindo o processo conforme necessário.

Dica 3:

Sempre limando a ponta do ferro e passando pasta de solda, com ele frio, use um ferro de alta potência (do tipo machadinho) e estanhe a ponta do ferro como quem estanha a ponta de qualquer fio em geral.

Com essas dicas consigo usar a ponta do ferro de solda para trabalhos diversos e depois elas voltam a pegar estanho como novas.

• 1 ano depois...
Postado

Pelo Amor de Deus, compre pontas novas. :eek:

Nem são tão caras, basta procurar.

Andei penando pra achar pontas de estação de solda TOYO 50w, tinha gente querendo me cobrar até 56 reais, mas encomendei 3 pontas COM FRETE SEDEX por menos de 30 reais.

Toda ponta de ferro tem um revestimento de "metal duro" que protege a ponta e evita oxidação, e NUNCA pode ser lixada. SEMPRE USAR esponja vegetal umedecida própria para limpar, ou papel higiênico umedecido, ou mesmo esponja de cozinha MACIA.

Esse vídeo é bem elucidativo:

[ame=http://www.youtube.com/watch?v=XcCPo_n7dLs]Tutorial de soldagem - YouTube[/ame]

Postado

Pois bem. Eu tive problemas com a ponta de um ferro de solda que não pegava mais estanho de jeito nenhum. Pior que o ferro era novo. Em testes de bancada descobri que eu podia recuperar a ponta estanhando ela antes dessa ponta atingir a temperatura máxima, ou seja, antes de oxidar. As 3 dicas dadas por mim ai em cima funcionam perfeitamente (pelo menos funcionaram pra mim várias vezes).

Com essas dicas eu economizei os R$30,00 do seu sedex + as 3 pontas que você também gastou.

Diga-se de passagem, dicas que foram dadas a mais de um ano.

Postado

Eis que ontem estava sem ponta para meu ferro de solda, não tinha nenhuma nova aqui apenas um fio de cobre que era da mesma expessura da outra ponta. O que eu fiz? Acertei-o de modo que ficasse reto e passei a lima para deixá-lo bem afiado e posso garantir: o estanho pega mais fácil, é mais prático porém ao meu ver deve durar menos.

• Coordenador
Postado

Caso o autor necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!