Ir ao conteúdo

Qual compilador usar, Uso CCS, gostaria de mudar, PIC.

Israel Felipe

Posts recomendados

Postado

MikroC

USB, Display de 7 segmentos , LCD,Graphic LCD e um monte de bibliotecas ja prontas

A limitação é o usuário poder compilar somente programas de até 2kb na versão demonstração

Postado

Diz-se que o MikroC é o melhor por ter varias bibiliotecas disponiveis, mas sempre me senti confortavel com o CCS que possui tambem varias biblitecas e funções mais simples e mais proximas à linguagem C de programas.

E não tem essa de "demo limit".

Mas a ferramenta de criação de imagem pra glcd no MikroC me levou a usa-lo tambem.

Postado

Então mister nintendo eu já baixei essa versão, e tenho tido muitos problemas porque depois de dois instalados o antivirus detecta virus nos ficheiros executaveis e apaga. Como não sou muito de me preocupar com virus instalo novamente até porque gostei da versão por rodar no seven, mas o problema contínua. E dá demo limit tambem.

Postado

o mplab é próprio da microchip, é só logar e baixar la no site (apesar de preferir o mikroC)

estou tendo problemas com o seven e mikroC, não sei se é próprio dele, já que roda normalmente(a versão nova mikroC pro 11 no site da mikroeletronica>downloads>compilers) e o gravador (pic burner também roda) o problema é que grava tudo normalmente, mas não está funcionando o pic. acho que pode ser alguma conexão no serial(ainda não vi), mas o led acende e aparenta estar tudo certo(gravação bem sucedida), só que o pic não responde(também não é do pic, pois testei com vários). alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Postado

Olá,

Depois que comecei usar o CCS, por várias vezes tentei migrar para o mikroc mas acabo sempre voltando pro CCS, tive problemas com GLCD, depois que consegui adaptar minha própria biblioteca para um modelo de GLCD que não funcionava com a biblioteca GLCD do CCS não usei mais o mikroC.

Gosto do CCS porque as bibliotecas estão disponíveis, você pode altera-las a sua necessidade, no mikroC que eu sei não tem como.

Muitos dizem que o mikroC gera o código "melhor" que o CCS, não sei dizer, pois, a maioria das minhas aplicações não são críticas e trabalho com folga em recursos de hardware.

Quando a aplicação é crítica, faço em assembly.

Abç

Postado
Olá Amigos, o que vocês acham do MPLAB C e o Hi-Tech C

Se você não for preguiçoso, gostar de ler as notas de aplicação da microchip, e gostar de códigos otimizados e com a sua cara, e tiver vontade de escrever seus próprios drivers e bibliotecas e ainda quiser ter menores dificuldades para migrar de microcontrolador um dia (pois eles são ANSI-C, diferente das duas aberrações do mikroC e CCS) as duas opções são sem dúvida a melhor escolha.

Mas lembre - se se escolher essas, você terá que ralar, parece meio frustrante no começo, mas pegando - se o jeito você vai sentir na prática a diferença de um compilador C de verdade e mais poderoso.

Abs.

Postado

Boa noite! Israel Felipe vou pegar onda na sua duvida e vou fazer uma pergunta para os jedi desse forum, vou iniciar com os PICs no proximo projeto teste que vou tentar fazer (as ultimas 2 eu me frustrei :] ), minha ideia é utilizar o 16f877a (pelo que li aqui no forum é o mais aconselhavel para estudo), minha duvida é: Qual a melhor linguagem para começar e qual o melhor aplicativo/compilador utilizar, lembrando, eu sou um analista/progamador web/desktop e acredito que não seja a mesma coisa, tenho conhecimentos basicos em c,c++ e C#, o que vocês aconselham?

Postado
Boa noite! Israel Felipe vou pegar onda na sua duvida e vou fazer uma pergunta para os jedi desse forum, vou iniciar com os PICs no proximo projeto teste que vou tentar fazer (as ultimas 2 eu me frustrei :] ), minha ideia é utilizar o 16f877a (pelo que li aqui no forum é o mais aconselhavel para estudo), minha duvida é: Qual a melhor linguagem para começar e qual o melhor aplicativo/compilador utilizar, lembrando, eu sou um analista/progamador web/desktop e acredito que não seja a mesma coisa, tenho conhecimentos basicos em c,c++ e C#, o que vocês aconselham?

recomendo usar o pic 16F628A pois você não precisará usar cristal para o oscilador porque ele tem um interno de 4mhz , pode usar o 16F877a também , que tem mais portas

Linguagem C , porque você já tem conhecimentos básicos , e é simples aprender com apostilas e tutoriais na net

Compilador MikroC , porque tem várias bibliotecas prontas que poderão te ajudar na hora de programar

Postado

Veja o que o colega Felipe escreveu. Dá uma ideia geral.

O CCS te dá muita coisa pronta.

A não ser que você precise de algo mais elaborado, pois o CCS tem de tudo.

Eu mesmo já fiz um robozinho controlado pelo PC via USB usando o CCS e C# e praticamente não programei nada.

Maioria das bibliotecas prontas. Só chamar na hora certa.

Até hoje não tive problemas pois não utilizei o CCS de modo a precisar de algo exigisse do mesmo algo, digamos fora do comum.....

Se bem que com meu TCC chegando no fim e parado..... nao sei se ele vai dar conta.

Falou

Postado

o que eu vejo é que voc~e não tem tanta intimidade com eletrônica, se for o caso use o arduino.

se souber e quiser um projeto rápido sem se importar em aprender tanto, pode usar o mikroC(eu uso) no site da mikroelektronica, vem muitas bibliotecas e tudo mais

e se você quiser saber como funciona se interresar bastante, pode baixar o hi-tech c no site da microchip.

o 16f877a é aconselhável ,mas voce pode usar o 16f628a ou 16f870(sao os que eu andei usando recentemente)

espero que seja util.

o que eu vejo é que voc~e não tem tanta intimidade com eletrônica, se for o caso use o arduino.

se souber e quiser um projeto rápido sem se importar em aprender tanto, pode usar o mikroC(eu uso) no site da mikroelektronica, vem muitas bibliotecas e tudo mais

e se você quiser saber como funciona se interresar bastante, pode baixar o hi-tech c no site da microchip.

o 16f877a é aconselhável ,mas voce pode usar o 16f628a ou 16f870(sao os que eu andei usando recentemente)

espero que seja util.

Postado

Galera, legal, vou comprar os PICs sitados, acredito que vou começar com o microC e o mplab, vou usar os dois para ver a diferença e optar para o que eu me der melhor... E acredito que como eu e o Israel Felipe tem muita gente com duvida sobre esse assunto, se os jedi ai estiverem disposto a criar um tutorial para iniciantes em eletronica (uma coisa bem basica mesmo ) seria uma boa... ah se ja existe posta o link ai para nós.

Postado
Galera, legal, vou comprar os PICs sitados, acredito que vou começar com o microC e o mplab, vou usar os dois para ver a diferença e optar para o que eu me der melhor... E acredito que como eu e o Israel Felipe tem muita gente com duvida sobre esse assunto, se os jedi ai estiverem disposto a criar um tutorial para iniciantes em eletronica (uma coisa bem basica mesmo ) seria uma boa... ah se ja existe posta o link ai para nós.

aqui esta um tuto sobre assembly para o pic 16f628a é feito por um amigo do forum aqui ele domina a linguagem e ensina bem pra caraca lê la

http://www.4shared.com/file/TWPgxQNx/Tutorial_de_Programao_Assembly.html

visite o topico

http://forum.clubedohardware.com.br/tutorial-pic-programacao/919942

Postado

Cara, de todos os compiladores os que mais me agradaram até hoje foram os da propria microchip. Eles te dão o mapeamento completo do device na mão, tem uma boa otimização do código e o proprio fabricante te dá códigos prontos com aplication notes para quase tudo. Como disseram, não pode ter preguiça e tem que cair em cima dos códigos, mas você tem o domíneo completo do MCU.

vou te indicar os dois que eu usei.

PIC16 = HI-TECH

PIC32 = MPLAB C32

• 2 anos depois...
Postado

Amigos vou pegar uma carona na discussão, estou fazendo um projeto com GLCD 240x128 c/ PIC18F4550 e não consigo a Biblioteca desse Display, alguem tem um projeto simples para me auxiliar nos estudos ? Estou utilizando o MIcro C 6.0 mas quando habilito a Biblioteca parece que ele ignora e não compila !

Postado

@UNION,

Repare a data do ultimo post antes do teu .... Janeiro 2012 !

Reparei que voce é um membro novo, então segue uma dica, evite postar continuando assuntos de tanto tempo atrás, pois ninguém está mais acompanhando.

Paulo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...