Ir ao conteúdo

Proteção de curto para fonte

lucasmazzei

Posts recomendados

Postado

Ola recentemente peguei uma fonte de PC ATX e montei uma fonte para alguns testes de componentes. Quando da curto a fonte desarma e isso esta me atrapalhando muito. Gostaria de desativar o sistema de protecao da fonte e montar um que ao dar curto circuito ele desarme e em 1 segundo ele já rearme a fonte. Olhei bastantes tópicos sobre isso mas nenhum me ajudou.

Ou seja precisava de um sistema de protecao de curto por relê com a fonte regulavel e que seja 10amps.

Agradeço desde já!

Lucas

• Membro VIP
Postado

Fazer uma proteção contra curto, sem nenhuma folga de tensão (tens disponíveis 12 Volts e necesitas provavelmente de 12 Volts na saída) é difícil. É uma ideia um tanto absurda quando a fonte já tem incorporada em seu projeto essa proteção..

Queres modificar o funcionamento da proteção existente.. Lembro-me sempre de uma falecida tia, a tia Rose, que era costureira. Uma máxima dela era de que preferia fazer 2 roupas novas do que ter de modificar alguma já existente...

Essa máxima não vale só para roupas não, vale para fontes também..

Existem muitos circuitos por ai na internet que se valem da queda de tensão em um resistor de baixo valor, até atingir a tensão de 0,6 Volts, que é quando dispara um scr, que atraca um relé.. Esse relé abre a alimentação de saída....

Problema típico é que se perde algo como 0,7 Volts da tensão de alimentação..

Para que não se perca tanta tensão se pode, com amplificadores operacionais, amplificar uma queda de tensão bem menor, dependente da corrente da saída. Se perde então coisa de 50 mili Volts por exemplo e se ganha complexidade pouco maior no circuito.

Eu perderia o saco de fazer isso quando a fonte já tem, como é seu caso.

Gastaria o tempo em tratar de fazer menor número de curtos na saída. Curto é exceção da exceção. Deve ser evitado? Sim! Deve ser protegido? Sim, mas não deve ser a razão de um projeto específico, me parece, quando até mesmo já foi previsto na fonte original, só que desligando a mesma..

Postado

Tá mas essa fonte é utilizada em uma pista de autorama para limpeza dos pneus. Então toda vez que alguém sem querer coloca o carrinho correndo e ele fecha um curto a fonte desarma, e isso no meio de uma corrida nao pode ocorrer. Os sistemas de protecao que eu tentei um curto bem dado(cair parafuso no contato do limpador) ele queima o LM.

Então na loja de um amigo uma fonte (1000 reais) que ele usa no autorama dele e ela é por relê então se alguém da um curto voce ouve o relê estralar mas nada acontece a ela ela simplesmente religa. Abri essa fonte e olhei mas não entendi nada... Se tiver um projeto com outra fonte sem ser de PC que tenha uma protecao por relê agradeço!

Obrigado

Desculpe

Lucas

Postado

Tá hoje a tarde estarei indo comprar os componentes para fazer os testes, até agora muito obrigado. Assim que eu fizer os testes ja publico aqui!

Obrigado até agora,

Lucas

Postado

faller e os demas sem querer ser chatinha rsrs sera que vocês poderiam me passar informações do primeiro link que é a proteção com rêle como exatamente ela funciona? { o scr fica trabalhando ou so trabalha no momento em que a curto no sistema? }

• Membro VIP
Postado

Caroline.. Aquele ckt opera assim:

1) Se pela carga (e consequentemente pelo resistor de amostragem, de 0,6 ohms) ficar estabelecida uma corrente tal que faça com que o SCR dispare (tensão de 0,6 Volts em seu gate) essa condução do SCR fará com que o relé superior atraque.

2) Ao atracar o relé superior ele, com seus contatos, fará com que a corrente que vai para saída (para carga) passe pelo bobina do relé inferior. Se essa corrente de curto for maior que a corrente nominal de ativamento desse relé ele vai operar via curto existente na saída.

3) A operação desse relé inferior fará com que o relé inferior se alimente sem a necessidade da memorização do SCR.

4) O status atual, o relé de cima, que corta a alimentação da saída, se mantendo pela manutenção do relé inferior que se mantém pelo curto apresentado pela carga, assim ficará até que esse curto seja desfeito ou a corrente por ele caia abaixo da corrente de sustentação do relé inferior.

5) Se isso acontecer (o relé infcerior se desalimentar) o circuito todo se desarma, voltando a condição inicial.

Ou seja: O curto na saída arma o circuito e coloca o relé de baixo como supervisão, deixando uma corrente (corrente nominal da bobina desse relé) como monitoramento do status da saída. Quando essa corrente de monitoramento for interrompida, pelo alívio do curto, o sistema se rearma e volta a operar como fonte.. Esse circuito não só desarma como mantém uma supervisão na linha e se rearma quando as condições de curto desaparecerem..

Ele também não é perfeito, tem seus pequenos problemas, inerentes ao modo de operação..

Por exemplo vejamos o seguinte caso:

Supondo:

- Corrente de manutenção do relé de 60 mA

- Corrente nominal da carga em 500 mAmperes

- Ajuste do potenciômetro para desligamento com 1 Ampere.

Supondo um curto acidental, com a chave de fenda, estando a fonte alimentando a carga:

Ultrapassada a corrente de 1 Ampere o circuito se desarma, retira a alimentação direta da saída, colocando a mesma via bobina do relé inferior.

Retirada a condição de curto (chave de fenda encostada na alimentação dando curto), a fonte não vai rearmar de modo automático, pois a corrente nominal da carga é maior que a corrente da bobina do relé inferior. Isso vai segurar o mesmo atracado, mantendo o circuito de proteção armado..

Será necessário interromper a corrente da carga (abrir a alimentação da fonte a carga) para desarme das proteção..

Mas a função de proteger da mesma essa será executada..

Eu melhoraria o mesmo colocando um resistor entre o potenciômetro e a linha de massa da entrada, evitando que no mínimo desse potenciômetro a proteção saísse fora de operação..

-

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...