Ir ao conteúdo

Descobrir amperagem do transformador

Rafael.R

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho um pequeno transformador de 13,8 volts e quero descobrir a corrente dele para saber se me serve em um projeto.

Pensei nesta maneira simples e prática e gostaria da opinião de vocês.

Retifico ele com ponte sem capacitor, um amperímetro em série e um voltimetro. Vou trocando um resistor de carga e fico monitorando as duas medidas (corrente x corrente). Quando a tensão começar a cair vejo o que mede o amperímetro.

Acham que está certo? Usarei dois multimetros.

descobriramperagem.jpg

• Membro VIP
Postado

Eu uso algo assemelhado, sem retificar nem filtrar, direto no AC..

Meço a corrente AC (tenho instrumentfo que mede até 10 Amperes AC) e a tensão AC.

Meço também a tensão e considero como corrente nominal daquele transformador aquela que é lida quando a tensão do transformador cai em 10%. Claro, só faltou dizer que coloco uma resistência de chuveiro, se necessário for dentro de um balde com água e com fios com garras vou pinçando pedaços cada vez menores da mesma..

• Membro VIP
Postado

esses ebulidores de água, faller, de 650w, não teria uma medida, por assim dizer, padrão com suficiente queda de tensão?

ele teria 'os fios' para ligar, entendo eu sendo um pouco mais fácil.

• Membro VIP
Postado
esses ebulidores de água, faller, de 650w, não teria uma medida, por assim dizer, padrão com suficiente queda de tensão?

ele teria 'os fios' para ligar, entendo eu sendo um pouco mais fácil.

Ele vai te oferecer uma determinada carga, digamos de 650 Watts em 127 Volts, o seja, apresentaria um valor resistivo da ordem de R = V x V / W

= 127 x 127 /650 = 24 Ohms, correto...

Se estás testando um transformador que está entregando 15 Volts, digamos, ele vai solicitar desse transformador 15/24 = 625 mA somente..

E ai... seria suficiente para testar alguma coisa???

A não se que tenhas uns 30 desses aquecedores, cada um de diferente potência, não sairias do chão nesse teste...

Ou um reostato comercial, que sai os olhos da cara:

http://portuguese.alibaba.com/product-gs-img/dsr-tubular-variable-resistor-controlled-by-hands-287851903.html

Resistência de chuveiro num balde de água é ainda a melhor solução que já observei para esses testes caseiros..

tomarpedaodaresistncia.jpg

Claro, se quiseres te profisionalizar nesse tipo de teste, tenha alguns resistores de 100 a 150 Watts de dissipação. O problema é o custo dos mesmos que não é inferior a R$ 50 mais ou menos, cada um..

resistoresdepotncia.jpg

Complicado...

Postado

Também prefiria usar medidores AC, mas só tenho um no painel de minha fonte e não compensa retirar, então tenho que retificar para usar um multimetro para medir a corrente.

Chutando alto esse trafo não deve ter mais que 1,5A por isso preciso medir pra ver se serve pois se tiver 1A já está bom.

Eu tenho um potenciometro de 50R de fio de 4W e será que serve como carga ou pode esquentar demais? Não quero queimalo e talvez a resistência de chuveiro seja muito forte.

http://www.proesi.com.br/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/POTENCIOMETRO_DE_4d0617437a103.jpg

Postado

Pessoal estou com a mesma dúvida, não tem algum meio mais simples para se descobrir a corrente de um Transformador ?!? O que estou tentando medir é um 127/220v saída de 18volts... Alguém tem alguma dica mais simples não, porque sou novato ainda no ramo da eletrônica.. Obrigado te mais pessoa.

Postado

Um método empírico e por "olhômetro" é comparar seu transformador com algum comercial... O tamanho é diretamente proporcional a corrente nominal... Então, vai nas lojas de eletrônica e procura por transformadores da mesma tensão do seu, e acha um do mesmo tamanho pra saber, exatamente ou mais ou menos, a corrente de operação.

Postado

Oi td bem, eu tenho uma sugestao , minha mesma, quando tenho duvida na corrente

do trafo, verifico o tamanho dele, o diametro do enrolamento secundario, trafo potente

os fios costumam ser diametro mais grosso...

• Membro VIP
Postado
Também prefiria usar medidores AC, mas só tenho um no painel de minha fonte e não compensa retirar, então tenho que retificar para usar um multimetro para medir a corrente.

Chutando alto esse trafo não deve ter mais que 1,5A por isso preciso medir pra ver se serve pois se tiver 1A já está bom.

Eu tenho um potenciometro de 50R de fio de 4W e será que serve como carga ou pode esquentar demais? Não quero queimalo e talvez a resistência de chuveiro seja muito forte.

http://www.proesi.com.br/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/POTENCIOMETRO_DE_4d0617437a103.jpg

Como potência tem a seguintes equações:

P = V x V /R

P = I x I x R

P = V x I

No seu caso

- Vmáx de saída do transformador para não danificar o potenciômetro = raiz quadrada de 4 x 50 = 14 Volts A, isso com seu potenciuômetro na máxima resistência, se jamais ajustar a mesma. Só em 50 Ohms

Lendo 1 Ampere..

Máxima tensão do transformador = 4W/1A = 4 Volts

Máxima corrente tolarada sobre os 50 ohms será de

I = raiz de 4W/50 = 283 mA

Um cuidado deves tomar ao tentar medir um transformador depois da retificação. A corrente e as quedas de tensão apresentadas terão divergências conforme o valor da capacitancia de filtro usada.. Fica difícil estabeleceres um padrão..

Postado
Como potência tem a seguintes equações:

P = V x V /R

P = I x I x R

P = V x I

No seu caso

- Vmáx de saída do transformador para não danificar o potenciômetro = raiz quadrada de 4 x 50 = 14 Volts A, isso com seu potenciuômetro na máxima resistência, se jamais ajustar a mesma. Só em 50 Ohms

Lendo 1 Ampere..

Máxima tensão do transformador = 4W/1A = 4 Volts

Máxima corrente tolarada sobre os 50 ohms será de

I = raiz de 4W/50 = 283 mA

Um cuidado deves tomar ao tentar medir um transformador depois da retificação. A corrente e as quedas de tensão apresentadas terão divergências conforme o valor da capacitancia de filtro usada.. Fica difícil estabeleceres um padrão..

Muito obrigado pelos cálculos, estão anotados.

Pensei em medir a corrente sem capacitor, com com uma ponte de retificação mesmo, só para o multímetro digital poder ler. Assim é melhor?

E se eu usar um amperímetro de alicate retirando a ponte, ele consegue ser preciso com pequenas correntes?

• Membro VIP
Postado
Muito obrigado pelos cálculos, estão anotados.

Pensei em medir a corrente sem capacitor, com com uma ponte de retificação mesmo, só para o multímetro digital poder ler. Assim é melhor?

E se eu usar um amperímetro de alicate retirando a ponte, ele consegue ser preciso com pequenas correntes?

Medir sem os capacitores torna a medida mais correta.. A maioria dos amperímetros alicate simples não tem boa resolução na meddida de corrrentes na faixas em torno de 1 Ampére

• 2 semanas depois...
Postado
De quanto é a queda de tensão tolerada para determinar a corrente do transformador?

essa sua duvida foi respondida pelo Faller...

Eu uso algo assemelhado, sem retificar nem filtrar, direto no AC..

Meço a corrente AC (tenho instrumentfo que mede até 10 Amperes AC) e a tensão AC.

Meço também a tensão e considero como corrente nominal daquele transformador aquela que é lida quando a tensão do transformador cai em 10%. Claro, só faltou dizer que coloco uma resistência de chuveiro, se necessário for dentro de um balde com água e com fios com garras vou pinçando pedaços cada vez menores da mesma..

valeu..

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...