Ir ao conteúdo

Como aumentar a voltagem da minha fonte ?

Andre_ac

Posts recomendados

Postado

Galera !

montei uma fonte com trafo de nobreak !

ta funcionando certinho !

mas eu montei mesmo para carregar baterias de carro... ou ligar junto com a bateria quando estiver com o som ligado em algum lugar !

acredito que o trafo dê uns 15A

eu acho que não vai carregar a bateria por um motivo !

a tensão de saida.. após retificado e os capacitores (7x 4700uF)

ta em 12,05V acredito que por a tensão ser mais baixa do que a bateria, não vai carregar.. certo ?

o que eu posso fazer para aumentar a tensão ?

preciso de uns 13,8v a 14,5v

ou só tem uma opção ??? a que eu não queria.... ENROLAR mais umas voltas no secundario :(

resumindo !

tem como eu aumentar a tensão da saida do trafo sem ter que enrolar mais algumas voltas no secundario ???

pensei em aumentar um pouco a tensão que vai para o primario do trafo !

mas como aumentar ?

ou não tem jeito ? só enrolando o secundario ???

Valeu

• Membro VIP
Postado

Eu também montei uma fonte com um transformador de no-break e tinha dois modos de fazer a retificação.

Usando dois diodos ou usando ponte.

Se fizesse com dois diodos ela iria até uns 10 a 12 Volts mas usei ponte de diodos e desprezei o terminal do centro do enrolamento, pegando de ponta a ponta. Veja ai a montagem dela: Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem

Agora, sabe lá como é esse seu transformador. Descreva-o..

Postado

Me permitam pegar o "gancho" e aproveitar a oportunidade sem criar um novo tópico...

2 dúvidas: 1º - Qual a diferênça técnica e o porque de um enrrolamento secundário de um transformador com tomada central ou não? Qual a vantagem e desvantagem?

2º - Supondo que eu use um trafo de 12V + 12V x 10A (120W) e despreze o center tape dele (como o Faller disse), eu terei na saida uma tensão de 24 volts x 5A? É isso? Ou ainda tenho os 10 amperes?

Agradeço.

• Membro VIP
Postado
Me permitam pegar o "gancho" e aproveitar a oportunidade sem criar um novo tópico...

2 dúvidas: 1º - Qual a diferênça técnica e o porque de um enrrolamento secundário de um transformador com tomada central ou não? Qual a vantagem e desvantagem?

2º - Supondo que eu use um trafo de 12V + 12V x 10A (120W) e despreze o center tape dele (como o Faller disse), eu terei na saida uma tensão de 24 volts x 5A? É isso? Ou ainda tenho os 10 amperes?

Agradeço.

Vantagem do mesmo é a retificação com apenas dois diodos (ganha-se cerca de 0,7 a 1 Volt da queda de um diodo).

Um transformador é dimensionado para suportar determinada potência, seu volume de núcleo é um desses limitantes.

Se o transformador for 12+12 x 10A terá a capacidade de processar 120 Watts. Ao tomar a tensão nos extremos de 24 Volts poderá drivear somente 5 Amperes que dão os mesmos 24V x 5A = 120 Watts

Postado
Eu também montei uma fonte com um transformador de no-break e tinha dois modos de fazer a retificação.

Usando dois diodos ou usando ponte.

Se fizesse com dois diodos ela iria até uns 10 a 12 Volts mas usei ponte de diodos e desprezei o terminal do centro do enrolamento, pegando de ponta a ponta. Veja ai a montagem dela: Fonte de alimentação ajustável 1,2 a 20V x 10A - Primeira parte - Montagem

Agora, sabe lá como é esse seu transformador. Descreva-o..

Opa...

valeu Faller pela atençãO !

estou usando uma ponte também ! de 35A

nos terminais ~ liguei os ponta e no GND da placa que montei liguei o terminal do centro !

então

eu pegando os ponta a ponta vou ter 24v ( depois de retificados )

e a corrente vai cai pela metade certo ?

dai vou ter que diminuir essa tensão a 14v

como vou fazer isso ?

resistencias ?

tem algum lugar que eu possa calcular qual resistencia usar e potencia ?

ou tem alguma maneira mais fácil ?

vou anexar algumas fotos

Valeu

post-132361-13884961984955_thumb.jpg

post-132361-13884961985525_thumb.jpg

post-132361-13884961985979_thumb.jpg

post-132361-13884961986649_thumb.jpg

• Membro VIP
Postado

Vais ter de trocar aqueles capacitore eletrolíticos pois 24 x 1,41 = 33 Volts de tensão de pico sobre os capacitores. Tem de colocar capacitor com isolação para 35 Volts..

Para regular a tensão por que não adotas um regulador como fiz na fonte que te dei no link..

Essa dai: Fonte12a20V10A-Esquemticodafonte.jpg

Postado
Vais ter de trocar aqueles capacitore eletrolíticos pois 24 x 1,41 = 33 Volts de tensão de pico sobre os capacitores. Tem de colocar capacitor com isolação para 35 Volts..

Para regular a tensão por que não adotas um regulador como fiz na fonte que te dei no link..

Essa dai:

faller...

mas juntando as pontas do trafo teria 18v

e não 24

o trafo é 9 + 9 !

9*1,41 = 25,38 :muro::muro:

é... vou ter que trocar sera ?

mas ouvi falar que pra ligar com bateria de carro nem precisa de capacitor de filtragem !

isso é verdade?

e ligando isso em uma bateria... nao iria acabar com o lm338 ?

e nao achei o lm338 nem no soldafria e nem na blucolor =/

Valeu

• Membro VIP
Postado
faller...

mas juntando as pontas do trafo teria 18v

e não 24

o trafo é 9 + 9 !

9*1,41 = 25,38 :muro::muro:

é... vou ter que trocar sera ?

mas ouvi falar que pra ligar com bateria de carro nem precisa de capacitor de filtragem !

isso é verdade?

e ligando isso em uma bateria... não iria acabar com o lm338 ?

e não achei o lm338 nem no soldafria e nem na blucolor =/

Valeu

Vamos lá...

9+9 = 18 x 1,41 = 25,38 - 2Vd (queda de 2 x 0,7 Volts nos diodos da ponte) = 23,98 Volts.. Teoricamente dá certo mas se a tensão da rede elétrica dai subir coisa de 7% (completamente esperável e dentro dos limites) a coisa pode complicar, pois ficaria:

18 x 1,07 = 19,44 x 1,41 = 27,4 - 1,4 = 26 Volts, acima portanto da tensão de trabalho limite de seus capacitores..

Até acho que essa pequena diferença pode não trazer problemas mas se trouxer saiba que era completamente esperado pois o dimensionamento seguro não foi respeitado..

Se quiseres fazer isso dai somente para carregar baterias sem nenhum equipamento de áudio sendo usado nessa bateria quando em carga, podes até simplificar a coisa.. Esquecer da questão ajuste linear de tensão..

Por exemplo fazendo uma fonte de corrente, de digamos no máximo 6 Amperes, com algum recurso de ajuste da corrente de carga..

Nesse caso dai nem necessita dos capacitores, podes até retirá-los..

Só coloque aqueles que o circuito pede.

Carregadordebateriaschumbocidasde12V.jpg

O circuito saiu na hora, não foi testado e se o testares gostaria de ter um retorno acerca do desempenho.

Para não complicar providenciei um sensoramento de final de carga, pela tensão da bateria, ao atingir cerca de 14,2 Volts, mas isso pode ser alterado com a troca do resistor Rx. Valores maiores tensão final de carga maior e vice versa. Valor zeno naquele resistor a tensão de fim de carga ficaria em torno de 13,6 Volts, isso tudo na teoria, mais as tolerãncias e desvios dos componentes..

• Membro VIP
Postado

Funcionar funciona.. entretanto a estabilidade é precária, explico porque..

O CI LM317 é um ótimo regulador e vai fazer o que deve, ajustar a tensão na saída dele muito bem e com boa estabilidade.

O problema vem depois.. Usando um transistor ", seguidor"de ganho baixo (tipicamente ganho 40) vais ter em sua base uma corrente da ordem de 6A/40 = 150 mA, correto..

Essa corrente, passando pelo resistor de 10 ohms, vai provocar uma queda de tensão de 0,15 x 10 = 1,5 Volts, quando for dela exigidos 6 Amperes, mais ou menos... Somado a isso, a variação da tensão de base a emissor do 2N 3055, sem corrente e passando 6 Amperes no mesmo, que pode alcançar 0,5 Volts de diferença, entre a fonte sem carga e a fonte oferecendo 6 Amperes..

Veja ai nas curvas de Vbe x Ic desse transistor:

2N3055VbexIc.jpg

O reflexo disso será o seguinte..

Suponhamos que ajustes a fonte para leitura de 12 Volts na saída, e, aberto, sem nenhuma corrente. Nessa hora a tensão da saída o 317 estará no valor de Vs + Vbe scarga + Ib x 10 ohms

oo seja, 12 + 0,6 + 0 x 10 = 12,6 Volts

Ao colocares a carga, que puxa 6 Amperes, terás uma série de quedas de tensão não desejadas, embora a tensão de saída do 317 se mantenha em 12,6 volts rigorosamente estáveis..

A nova tensão de saída, agora com corrente de 6 Amperes na saída, será de:

VS = 12,6 - Vbe 6Amperes - 0,15 x 10 = 12,6 - 1,1 - 1,5 = 10 Volts..

Ou seja, uma fonte que varia sua tensão de saída em 2 Volts, em função de 6 Amperes de corrente de saída, no meu conceito não pode ser chamada de boa fonte.. 2 Volts em 12 Volts representa uma variação da ordem de 2/12 = 17% de variação em função da corrente de saída..

Esse é um dos problemas que ela apresenta..

Um segundo problema é a ausência total de proteção da saída contra curto circuito.. Se inadvertidamente se tocarem os dois fios de saída, podes trocar o 2N3055.

Não é um desespero de fonte nem tapouco chega a ser inviável. É muito ruim somente do ponto de vista estabilidade da tensão de saída x variação da corrente de saída..

Só para teres uma ideia da regulação daquela fonte que fiz, apresentou a diferença de tensão de saída de 0,02 Volts entre as situações de carga e sem carga. Dá para se ver ai:

Fonte12a20V10A-Correntemximaevariaodetenssemcarga.jpg

Veja que a tensão da mesma variou de 10,40 para 10,42 nas situações de corrente em 10 Amperes e sem corrente de na saída. Somente 0,02 Volts de diferença..

Dessa sua dai espere coisa de 2 Volts na mesma situação, ou seja, 100 vezes pior..

Claro que isso dai nem é muito importante se somente desejares carregar uma bateria e pode ser corrigido pelo acionamento do botão de ajuste e tensão.. Você, e seu ajuste continuado é que será o monitor de regulação da fonte..

Único problema que pode acontecer é que ajustes a fonte para início de carga com uma tensão de 13 Volts, por exemplo, como início de carga com uma corrente alta.. Ao se carregar a bateria passará a demandar menor corrente e a tensão do carregador começará a subir, por conta de sua péssima regulação.. Olho vivo portanto..

Devo te dar uma dica, que a experiênca trás..

Não te fixes na questão de impresso. Na elaboração de uma fonte assim simples, o último recurso desejável é o tal de impresso, pois não vai ajudar em nada e aliás, vai atrapalhar e muito..

Raciocine comigo.. Seja essa sua fonte ou outra versão qualquer..

Elementos que devem ser rigidamente fixados em seus dissipadores ou painel..

Em dissipadores:

CI

Transistor

Ponte de diodos

No painel:

Potenciômetro

Bornes de saída

Olhe ai portanto os dois únicos elementos de sua fonte que se beneficiariam de impresso (esses que marquei). O restante não vai no impresso e será pior se os colocar nele, por uma questão de corrente e de fixação dos mesmos..

fontedebaixaqualidade.jpg

Ainda, se usares um único capacitor eletrolítico, de adequado dimensionamento para seu transformador, coisa de 18.000 uF, é provável que ele seja autoportante, tenha como ser aparafusado na montagem. Se usares múltiplos capacitores de menor valor, providencie um impresso simples, muito simples, somente para eles. Foi o que fiz ai:

Fonte12a20V10A-Visointerna02.jpg

Impresso, em fontes simples como essas que ai estão, só atrapalham e atrapalham muito..

O circuito que te passei acima, da fonte de corrente pulsante, além de ser simplificado (parece complicado) não tem eletrolíticos que aumentam o preço e tamanho e tem vida própria..

Ajustas as chaves, conforme a corrente de carga desejada, ligas a bateria e pressionas o botão de início de carga..

Terminada a carga o circuito se desliga e acende o led de bateria carragada..

Nem se compara em funções, com essa sua fonte fajuta dai, sem controle, com péssima regulação

Para uma carga monitorada, e que acompanhas o carregamento da bateria, até dá.

Postado

ta certo faller

muito obrigado pela AULA hehe

vou pegar o circuito que voce me passou do carregador 7 a 70 amperes e amanha cedo.. com a cabeça mais fresca hehe.. vou fazer as ligaçoes com uma barra de terminais !

duvidas...

pra eu deixar sempre com carga maxima... posso tirar as chaves s1 e s2 e ligar direto... certo ?

e para uma corrente maior ?

o Tip147 posso trocar por um TIP36C ? digo.. porque é de bem maior corrente 25A contra os 10A do 147 !

o diodo de 10A.. teria que mudar também ! poderia colocar uns 2~3 6a10 em paralelo ? tenho aqui uns diodos de fonte de computador... por ex.sb3045st pode ser ?

e o tic106 ? precisaria trocar também ?

Valeu

• Membro VIP
Postado
ta certo faller

muito obrigado pela AULA hehe

vou pegar o circuito que voce me passou do carregador 7 a 70 amperes e amanha cedo.. com a cabeça mais fresca hehe.. vou fazer as ligaçoes com uma barra de terminais !

duvidas...

pra eu deixar sempre com carga maxima... posso tirar as chaves s1 e s2 e ligar direto... certo ?

pode sim deixar só o resistor. A fórmula de seu valor é 1,5/corrente. Para 6 Amperes faça R= 1,5/6 = 0,25 ohms

A potência dissipada nele será 6 x 6 x 0,25 = 9 Watts

e para uma corrente maior ?

A equação continua, mas para aumentar, ou dobrar a corrente, te aconselharia colocar outro TIP147, com seu resistor de emissor próprio.. As bases em paralelo e os coletores também..

o Tip147 posso trocar por um TIP36C ? digo.. porque é de bem maior corrente 25A contra os 10A do 147 !

A corrente não é o maior inimigo ai do transistor e sim a potência (vai estar dissipando algo como 50 a 60 Watts) Nessa hora não vai adiantar nada trocar para um TIP36C. Além do mais para trocar teria de recalcular o circuito pois o TIP 36 é discreto, de baixo ganho e o 147 é par darlington, de alto ganho. Acho ele a melhor escolha.. Para dobrar a corrente, coloque dois, cada um com seu emissor de emissor..

Note que um tanto um TIP36 quanto um TIP147, pode dissipar esses cerca de 50 a 60 Watts se a temperatura do mesmo alcançar 100 graus centígrados e isso não tem muito a ver com o tipo de transistor mas sim com seu encapsulamento. Desse modo não adianta você colocar ai um transistor para 200 Amperes quando seu limite está na potência e não na corrente...

Veja o gráfico de redução de potência dissipável de um TIP36 ou de um TIP147:

Tip36Powerderating.jpg

Claro, se colocares um transistor por exemplo um MJ11033, Darlington também, com IC de 50 Amperes, em um outro encapsulamento, poderás sim aproveitar de seu power derating para puxar dela até

Olhe ai:

MJ11033Powerderating.jpg

Esse dai, em 100 graus tem um derating que leva a 170 Watts, que divididos por 10 Volts dá uma corrente de 17 Amperes. Podes nele puxar, ai nesse esquemático, 17 Amperes se o mantiveres com temperatura abaixo dos 100 graus centígrados.. Ai vale a pena trocar mas trocar pelo TIP 36C é só evoluir como o rabo da vaca, para trás e para baixo.... Mesmo ele podendo manipular maior corrente que o TIP147.. Não é corrente a limitante ai..

Ou seja.. Naquela condição ali, aonde está o transistor, com mais ou menos 10 Volts entre coletor e emissor, o maior vilão é a potência dissipada e não a corrente. O TIP 147 aguenta até 10 Amperes mas não me atreveria a tirar mais do que 6 do mesmo, nem do TIP 36 na mesma situação.. Transistor não se dimensiona olhando somente um parâmetro mas sim o conjunto de parâmetros que o deixam dentro de uma região segura..

o diodo de 10A.. teria que mudar também ! poderia colocar uns 2~3 6a10 em paralelo ? tenho aqui uns diodos de fonte de computador... por ex.sb3045st pode ser ?

A função desse diodo é isolar totalmente o retorno de corrente, da bateria para ao circuito, ao final da carga. Pode até nem existir, colocar um fio no lugar dele. Se esse diodo pode ocorrer fuga de corrente, descarregando a bateria se for deixada por longo tempo (muitos dias) ligada ao carregador, mesmo sem carregar..

Um diodo legal para se colocar ai são aqueles que se encontra nos controladores de alternadores de carro. Muitas vezes se encontra desses em ferro velho ou em auto elétricas que podem ser comprados bem baratinhos, ou até de grátis.. São esses aqui:

Diododealternador.jpg

e o tic106 ? precisaria trocar também ?

A função do TIC é a de memorizar final de carga e desarmar o carregador. Se colocares com um transistor (6A) ou com 10 transistores de saída (60 Amperes) não necessita alterar nada o TIC..

Postado

faller...

baixei o proteus aqui... to passando o esquema pra ele... e vamo ve se consigo fazer uma placa para esse circuito que voce me passou !

nao to achando na biblioteca o TIC106 ¬¬

devo pesquisar como tic106 mesmo ou outro nome ?

Valeuu

Postado
Andre tente po : T106A1

acho q possa simular com ele

aoo vizinho rs

deu certo....

só que o estranho é que os simbolos dos componentes estão tudo ao contrario do circuito que o faller me passou olha ai a imagem

é assim mesmo ? ou sera que estou fazendo errado ?

post-132361-13884962035289_thumb.jpg

Postado
Muda a posição usando esses recursos:

http://img821.imageshack.us/img821/1565/rolar.jpg

aooo beleza

deu certo.. é o Y mirror..

muito obrigado ! :D

:(

acho que vou ter que apelar pra placa de ruim estabilidade que citei no começo

é muito difícil faze a placa... passei o circuito...

mas nas hora de organizar os componentes na placa... é muito difícil !

Faller....

questao de colocar uma proteção na saida da fonte ?

poderia colocar um diodo em série na saida ?

Valeu

• Membro VIP
Postado

...questao de colocar uma proteção na saida da fonte ?

poderia colocar um diodo em série na saida ?

Valeu

Dizia e muito bem dizia a minha tia Rose, já falecida, que era costureira, ser preferível fazer quatro roupas novas que ter de renovar uma já feita..

Sábia máxima essa dela..

Aquela fonte podre, com uma proteção enjambrada na saída, vai ficar a visão do inferno...

Mas toma lá, cada um cada qual..

Veja ai uma proteção que indiquei há alguns dias atrás a alguem por ai nesse fórum..

Proteocontracurtocircuito.jpg

Botar diodo na saída só vai fazer queimar além do transistor, se tiveres pouca sorte, também o diodo, na hora de um curto circuito..

Quanto a primeira frase de teu post, não entendi bulhufas...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!