Ir ao conteúdo

Amperagem maior da problema?

ronald0908

Posts recomendados

Postado

Se eu tiver um celular que pede 12 volts e 2 amperes pra funcionar e ligar nele uma bateria de carro que forneça os 12 volts com 60 amperes o celular vai queimar? Ou eu teria um celular que funcionasse por vários dias ligado podendo fazer tudo tipo jogar, ver vídeos e etc.

• Membro VIP
Postado

Essa medida da bateria é a capacidade da mesma e o modo correto de se dizer é bateria de 60 Amperes hora, que significa que ela seria capaz de alimentar por uma hora uma carga que dela demandasse 60 Amperes.

Portantoi, não é uma medida de corrente mas sim de corrente no tempo, uma medida de capacidade..

Se a sua carga demandar 12 V x 2 Amperes, essa bateeria de carro poderá segurar a mesma por 30 horas contínuas de uso a 2 Amperes..

Postado

Em teoria quanto maior a corrente de uma bateria, maior é o tempo dela manter aquela tensão... Mas uma vez aconteceu um fato curioso comigo (aproveitando o tópico). Eu usei uma máquina de solda elétrica para alimentar uma lâmpada de 110V/60W. Minha teoria dizia que a lâmpada teria metade do brilho pois a tensão de saída da máquina está em torno dos 50V e estava regulada mais ou menos em 100A. Naturalmente tinha corrente de sobra. A lâmpada incandeceu por uns 5 segundos e queimou. Até hoje não sei porque mas me disseram que foi por excesso de corrente.

• Membro VIP
Postado
Em teoria quanto maior a corrente de uma bateria, maior é o tempo dela manter aquela tensão... Mas uma vez aconteceu um fato curioso comigo (aproveitando o tópico). Eu usei uma máquina de solda elétrica para alimentar uma lâmpada de 110V/60W. Minha teoria dizia que a lâmpada teria metade do brilho pois a tensão de saída da máquina está em torno dos 50V e estava regulada mais ou menos em 100A. Naturalmente tinha corrente de sobra. A lâmpada incandeceu por uns 5 segundos e queimou. Até hoje não sei porque mas me disseram que foi por excesso de corrente.

Você pode colocar uma fonte com disponibilidade de 50.000 Amperes, se a fonte não tiver tensão de saída suficientemente elevada para fazer passar uma corrente maior na lâmpada ela não se queimará..

Lembre-se que a corrente na lâmpada jamais poderá, em regime, acesa, ser maior que I = V/R. Não importa o quanto a fonte disponibiliza de corrente..

Uma bateria de carro, por exemplo, geralmente com uma capacidade em torno de 60 Amperes hora, absolutamente não significa que ela vai poder oferecer somente 60 Amperes e na verdade, na partida do carro, oferece muito mais. Motores de partida podem demandar picos de 200 Amperes ou mais, e a bateria aguenta numa boa..

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...