Ir ao conteúdo

Como calcular a queda de tensão ao passar por um resistor?

rask8

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novo aqui no CH, mas acho que estou na parte certa :D.

Bom, eu quero saber o seguinte: em um circuito com bateria 9v, e um resistor 100r quero saber como calcular a tensão após a corrente passar pelo resistor?

obrigado.

• Membro VIP
Postado

Se pode ter ai 3 condições, pelo menos

1) O resistor de 100 ohms em paralelo com a bateria de 9 Volts: Nesse caso o resistor assume toda a tensão da bateria e a corrente será de 9V / 100Ohms = 0,09A

2) O resistor em aberto, só um de seus terminais ligado a bateria de 9 Volts: Nesse caso não passa corrente nenhuma (I=zero) e desse modo tambéma não há queda de tensão sobre o resistor

3) Se ao circuito do caso 2 agregarmos uma carga, de digamos 800 Ohms, ai o circuito total terá uma resistência equivalente total de 100 Ohms + 800 Ohms.

A corrente circulante será de I = 9V / 900 Ohms = 0,01A

A queda no resistor de 100 ohms será de 100 ohms x 0,01 = 1 Volt.

A tensão sobre o resistor de 800 ohms será de 9V - 1V = 8 Volts ou também 800 ohms x 0,01A = 8 Volts

Olhe ai:

Circuito-1.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!