Ir ao conteúdo

Cooler da fonte fazendo barulho e parando

nearchan

Posts recomendados

Postado

Boa noite [dia?] a todos.

Tentei encontrar algum problema que casasse com o meu mas não encontrei, então resolvi me cadastrar e fazer o tópico..

Seguinte, eu ganhei um computador usado depois do meu ter queimado [chuva..], e este foi "montado". Todas as peças são originais, mas vem de várias máquinas diferentes que eles tinham jogadas lá.

Ok. No começo tudo deu certo. Mas depois de alguns dias o cooler da fonte começou a fazer barulho, como se estivesse raspando em alguma coisa. Estranhei, resolvi abrir, dei uma olhada.. Tinha pó, bastante. Tirei tudo, coloquei de volta e... Nada. Ele continuou fazendo barulho.

Mas não é sempre. Ele faz o barulho - as vezes assustadoramente alto, como se fosse explodir - e depois simplesmente fica "quieto", só com o barulho suave de vento, como está agora. Quando eu dou umas batidas ele também para de fazer barulho.

O que mais me deixa curiosa, é que se eu empurro de leve a parte de cima do gabinete o barulho costuma alterar e as vezes até para. Se eu solto, o barulho volta.

Me disseram que podia ser a caixa do cooler que está meio solta e por isso fazendo atrito com o gabinete [ele não tem uma base de sustentação, praticamente apenas os parafusos], mas eu os apertei bem e mesmo assim não pareceu resolver.

O caso é que hoje, pela primeira vez, ele começou a dar um problema diferente. Antigamente ele só fazia esses barulhos altos, agora quando eu inicio a máquina ele para.. roda.. para.. roda mais um pouco.. E se eu não dou umas batidinhas na caixa [meu gabinete é aberto dos lados] ele não volta sozinho a funcionar.

Eu chequei pra ver se a hélice tinha alguma dificuldade pra rodar, mas não tem. Ela desliza de modo suave e fácil, então não vejo motivo pra ser lubrificação.

Não faço mais ideia do que olhar. Alguém sabe o que pode ser?

Ps.: Não sei bem onde vê essas coisas de marca e tudo mais, se for necessário eu tento achar.. @_@

Postado

olá brow!!!

Olá.

Esse barulho pode ter duas causas:

1 - Toda Ventoinha do tipo Case Fan, usada em Fontes ATX, possuem um rolamento, esse rolamento está precisando de lubrificação, se com a lubrificação não resolver, troque essa Ventoninha.

Para lubrificar, na parte de trás da Ventoinha existe um orificio com uma tampinha, que da acesso diretamente a trava do rolamento, é ali que você deve colocar o óleo. Lembrando que se deve usar óleo de lubrificação profunda. Não use óleo de motor nem Singer. O WD40 é um bom exemplo a ser usado.

2- Pode haver alguma parte metálica vibrando, a maioria dos gabinetes ATX, possuem uma chapa parafusada como base para a Placa Mãe, vibrações podem ocorrer caso essa chapa esteja mal fixada

Postado
olá brow!!!

Olá.

Esse barulho pode ter duas causas:

1 - Toda Ventoinha do tipo Case Fan, usada em Fontes ATX, possuem um rolamento, esse rolamento está precisando de lubrificação, se com a lubrificação não resolver, troque essa Ventoninha.

Para lubrificar, na parte de trás da Ventoinha existe um orificio com uma tampinha, que da acesso diretamente a trava do rolamento, é ali que você deve colocar o óleo. Lembrando que se deve usar óleo de lubrificação profunda. Não use óleo de motor nem Singer. O WD40 é um bom exemplo a ser usado.

2- Pode haver alguma parte metálica vibrando, a maioria dos gabinetes ATX, possuem uma chapa parafusada como base para a Placa Mãe, vibrações podem ocorrer caso essa chapa esteja mal fixada

Então... Mas lubrificação não tem como ser, ele ta girando super de boa. Nunca trava nem nada do tipo, quando eu sopro pra ver se gira.

Vibração pode até ser.... Mas ficar parando daquele jeito? Isso eu duvido que seja culpa de coisa mal fixada... Teria que estar voando dentro do gabinete pelo menos xD

Ela é mulher :)

Como é o barulho ? Não poderia ser nenhum cabo raspando nas pás ?

Sim sou. ^_^

Tipo... O barulho as vezes parece que ele ta raspando em algo. Outra vezes, parece que ele ta balançando, e por isso faz o barulho. Mas ele não tá raspando em nada, eu abri pra ter certeza... Nada encosta, o fio fica uns dedos distante.. E não tem nenhuma condição de estar balançando :huh:

Postado

nearchan

Para mim é exesso de poeira, eu aconselho você levar ele a manutenção, você explica o problema ou diz que talvez seja exesso de poeira.

Dificilmente você terá q comprar um novo, se você limpar ele você não corre o risco dele parar por causa da poeira e super aquecer seus componentes dentro no PC podendo queimar os mesmos , ontem no laboratorio entrou um caso meio semelhante retire o selo que tem no cooler passei o WD40

Postado
nearchan

Para mim é exesso de poeira, eu aconselho você levar ele a manutenção, você explica o problema ou diz que talvez seja exesso de poeira.

Dificilmente você terá q comprar um novo, se você limpar ele você não corre o risco dele parar por causa da poeira e super aquecer seus componentes dentro no PC podendo queimar os mesmos , ontem no laboratorio entrou um caso meio semelhante retire o selo que tem no cooler passei o WD40

Então, poeira não é. Eu abri e já está limpinho. Se eu dou uma sopradinha leve, ele já gira perfeitamente, duvido que seja lubrificação.:unsure:

Postado

Eu tinha uma fonte que se comportava parecido, acabou que uma época ela só pegava no tranco (encostar algo para dar impulso mesmo :rolleyes:).

Ai chegou um dia que não percebi que ela tava parada, só percebi quando o pacote de folha sulfite que estava em cima começou a cheirar a plástico derretendo :D. Foi só trocar a fonte que resolveu.

Mas como já falaram, se a fonte é genérica (e provavelmente é, pela forma que você falou que ele foi montando) o melhor é trocar a fonte mesmo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...