Ir ao conteúdo

Carregador de bateria 9V USB

DELETE23

Posts recomendados

Postado

eae galera esse e meu primeiro tópico nesse fórum , e eu gostaria que alguem que entenda bem de eletrônica pudesse me ajuda.

bem eu estou construindo um amplificador de som, com o CI LM386, para um trabalho pro senai, ele teria que ser ligado pelo menos a uma bateria 9v. então eu estava pensando em comprar uma bateria recarregável e fazer um sistema para recarregara via o USB do PC (igual se fosse recarregar um celular ou mp3 no pc).

eu precisaria de circuito que não puchase muita corrente ,para não danificarem as porta usb do PC.

bom se alguém puder me ajuda eu agradeço muito.

Postado
Não adianta. A porta USB só fornece 5v a 500ma. Fazer um conversor DC-DC de 5 para 9 volts não funciona para carregar baterias, visto que ele só consegue uma pequena corrente.

Vamos lá. Para carregar uma bateria geralmente precisamos de 20% a mais de tensão que a nominal dela. Então, para uma bateria de 9V precisamos de cerca de 10,8V.

Uma bateria de 9V recarrregável possiu geralmente 250mA. Precisamos então de 1/10 dessa corrente, cerca de 25mA para carregá-la.

Vamos aos cálculos:

10,8V x 0,025A = 0,27W ---> Precisamos de 0,27W para carregar a bateria.

5V x 0,5A = 2,5W ---> A porta USB nos fornece 2,5W.

Então, está claro que é sim possível fazer um carregador de baterias de 9V via USB. ;)

Basta um pequeno inversor de tensão que te forneça 10,8V na saída e 25mA alimentado pela porta USB.

Postado

será que você poderia me dar algum exemplo de um circuito de inversor de tensão ?

teria que ter um transformadorzinho para elevar a tensão de 5 p\ 10,8v?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...