Ir ao conteúdo

Adaptador wireless não é ativado no boot do windows

spettow

Posts recomendados

Postado

Pessoal, estou com um problema no wireless do meu notebook sager. Meu adaptador é o Realtek RTL8723AE.

O notebook vem com o hd vazio, sem nada instalado.

Instalei o windows 7 64 bits e depois instalei os diversos drivers que vieram no dvd da sager.

Aparentemente está tudo ok em relação a drivers, o gerenciador de dispositivos não acusa nenhum conflito.

O problema é o seguinte: Assim que eu instalei os drivers do adptador wireless, funcionou corretamente.

Mas sempre que reinicio o windows, o adaptador não funciona, não encontra nenhuma rede. Para fazê-lo funcionar, tenho que desativá-lo e reativá-lo (duas vezes) manualmente, no gerenciador de dispositivo. Após fazer isso, ele funciona perfeitamente, encontra redes, conecta etc

No services.msc, está setado para ativar o adaptador WLAN automaticamente.

O notebook não tem switch de ligar o wireless, apenas possui a combinação de teclas "fn +f11" que ativa/desativa o wireless. Essa combinação de teclas porém só funciona quando o adaptador está funcionando (ou seja, só funciona depois que eu desativo e reativo o adaptador duas vezes, no gerenciador de dispositivos).

Já tentei reinstalar o windows, reinstalar os drivers do wireless, tentei drivers diferentes daqueles que vem no dvd, etc. Nada resolveu o problema

A única forma até agora que consegui para resolver o problema foi fazendo um "gato": Criei um arquivo batch com 4 linhas:

"netsh interface set interface NomeDoAdaptador disable

netsh interface set interface NomeDoAdaptador enable

netsh interface set interface NomeDoAdaptador disable

netsh interface set interface NomeDoAdaptador enable"

E botei esse batch para rodar automaticamente quando inicia o windows. Após fazer esse "gato", o adaptador é reiniciado duas vezes e o wireless funciona.

Alguém sabe consertar esse problema? Sabem se é problema de driver? Para mim, aparenta ser algum problema no windows.

Postado

veja se esse serviço esta configurado para iniciar automaticamente com o Windows:

- Configuração Automática de Wlan

Se não tiver configure ele para iniciar automaticamente.

Postado
veja se esse serviço esta configurado para iniciar automaticamente com o Windows:

- Configuração Automática de Wlan

Se não tiver configure ele para iniciar automaticamente.

Já verifiquei esse serviço e ele está se iniciando automaticamente sim...

Postado

Você tem algum programa de terçeiros que não seja microsoft ou do proprio fabricante do wireless que de alguma forma gerencia wireless?

Será que você não esqueceu de instalar algo do CD\DVD da sager?

Você já olhou no site do fabricante se tem drivers de wireless mais recentes que o que você tem no CD?

Postado
Você tem algum programa de terçeiros que não seja microsoft ou do proprio fabricante do wireless que de alguma forma gerencia wireless?

Será que você não esqueceu de instalar algo do CD\DVD da sager?

Você já olhou no site do fabricante se tem drivers de wireless mais recentes que o que você tem no CD?

Não, o unico programa que também usa o wireless é um software de hotkeys que monitora as function keys (volume, luminosidade, bluetooth etc). Já tentei desinstalá-lo e reinstalar os drivers do wireless, mas nao resolveu.

Eu instalei todos os drivers que vinham no DVD e os instalei na sequencia informada (iniciando com driver do chipset intel, etc, até o bluetooth, que era o ultimo).

Tinha um driver mais recente do wireless no site da sager. Desinstalei o que veio no dvd e instalei o do site, mas não resolveu o problema...

Tá difícil =(

Mais uma informação que talvez seja importante: percebi que quando entro no modo de segurança do windows com suporte a rede, o adaptador wireless é ativado normalmente...

Postado

O modo de segurança significa que nenhum programa está abrindo com o windows . Ë muito provável que algum programa que esteja marcado para abrir na inicialização do windows esteja causando este problema .

Abraços,

Renatinho

Postado
O modo de segurança significa que nenhum programa está abrindo com o windows . Ë muito provável que algum programa que esteja marcado para abrir na inicialização do windows esteja causando este problema .

Abraços,

Renatinho

Certo. Mas esse problema acontece logo após a instalação do windows, sem eu ter instalado nenhum programa, a não ser os drivers do fabricante.

Será que esse conflito está sendo causado por algum componente nativo do windows, ou por algum dos drivers do fabricante do notebook?

Postado

Verifique se o disco de drivers do notebook não instalou nenhum programa . Se não tiver instalado uma boa possibilidade é algum problema com drivers , mas ao mesmo tempo você diz que nenhum conflito é acusado pelo gerenciador de dispositivos . Mesmo assim , se já não tiver feito , instale as ultimas versões para todos os drivers .

Abraço,

Renatinho

Postado
Verifique se o disco de drivers do notebook não instalou nenhum programa . Se não tiver instalado uma boa possibilidade é algum problema com drivers , mas ao mesmo tempo você diz que nenhum conflito é acusado pelo gerenciador de dispositivos . Mesmo assim , se já não tiver feito , instale as ultimas versões para todos os drivers .

Abraço,

Renatinho

Fiz um outro teste. Eu reformatei o disco rígido, instalei o windows 7 e instalei apenas os drivers do wireless, sem nenhum outro driver ou programa. O problema permaneceu. Tentei um driver wireless mais novo, do site da Sager, também não consertou o problema

Creio que seja alguma coisa no windows mesmo.

Vou comparar quais serviços estão deixando de ser executados no modo de segurança (já que no modo de segurança não ocorre o problema) e ver se é algum serviço específico que está causando problema.

Não sei mais o que tentar...

Edit: Desativei, na execucação normal do windows, todos os serviços que são desativados normalmente no modo de segurança, mas não resolveu o problema ;/.

Além de menos serviços carregados, há alguma outra diferença entre o modo de segurança e o modo normal?

Postado

A saga continua! Desconectei a placa da mobo e reconectei, e não é problema de mal contato.

Descobri mais uma coisa: na verdade, a placa até é ativada assim que entra no windows, mas em 1 segundo ela é desativada.

Resumo até agora:

1- O que causa o problema é algo que não está presente no modo de segurança, pois no modo de segurança funciona normalmente. Tentei ativar no windows normal apenas os serviços carregados no modo de segurança (de modo que os serviços executados no modo de segurança e no windows normal fique idênticos), mas o problema permaneceu.

Ou seja: provavelmente é algo que é carregado no windows, mas não é no modo de segurança, e não é um serviço presente em services.msc.

2- Após entrar no windows, só há dois jeitos de fazer o wireless funcionar: desativar e reativar o adaptador duas vezes seguidas ou então reinstalar o driver. No entanto, essas soluções são temporárias, pois ao se reiniciar o windows o problema retorna.

3- Já tentei os drivers mais atualizados e não resolveu. Não há nenhum outro driver ou programa instalado, para se afastar a hipótese de conflito.

Alguém tem alguma ideia?

Postado

estou começando a ter certeza que você tá com um vírus de MBR , ou algo do tipo . Eu recomendaria que você postasse um log do hijackthis na area de remoção

de malware...

me desculpa mas fiquei sem saber o que fazer mais .

Abraços ,

Renatinho

Postado
estou começando a ter certeza que você tá com um vírus de MBR , ou algo do tipo . Eu recomendaria que você postasse um log do hijackthis na area de remoção

de malware...

me desculpa mas fiquei sem saber o que fazer mais .

Abraços ,

Renatinho

Resolvi aqui. Fiquei sem saber o que fazer também...

Dei uma formatada completa nos HDs, desfiz o RAID, refiz e instalei uma outra cópia do windows. Não sei se era virus ou se era uma cópia bugada do windows. Mas resolvi o problema!

Muito obrigado pela ajuda!

Postado

Pode ser os dois , muitos ( diria todos , mas generalizar é bem estupido ) dos " ativadores de windows " são malware . Precisando tamos aí .

Abraços,

Renatinho

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...