Ir ao conteúdo

Desligar Máquina Atx Em Ms-dos 6.22

FBorges22

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Saudações

Um tempo atrás eu instalei o MS-DOS 6.22 nesta máquina que estou usando, gostaria de saber como eu devo fazer para desligar a máquina no DOS fora do Windows 2000 sem que eu danifique o Hard Disk ou algum outro componente, eu peguei um programa chamado Shut 1.2 e será que esses programas são confiáveis? ou tem outras maneiras seguras de deligar a máquina?

Obrigado,

Felipe Borges

Postado

Que eu saiba, não! Até existem uns programas para DOS que dizem que preparam o PC para o desligamento, mas eu acho que isso não tem nada a ver. Como o DOS não é um sistema multitarefa, não é possível que um programa esteja sendo executado em segundo plano e gravando algo no HD enquanto você estiver no prompt. Portanto, não é possível que algum arquivo não seja salvo, que programas em execução não terminem suas tarefas ou que fiquem fragmentos de arquivos perdidos no HD por você desligar direto no botão.

Postado

Bom eu lembro q já usei no msdos do win 98 mais tem q ser la fora do windows não pode ser naquela janela do ms dos dentro do windows

digitem isso no prompt

WIN/zzzzz.....DOWS 98!

q o sistema desliga hehe

Postado
Postado Originalmente por FBorges22@11 maio 2004, 21:34

Desligar no manual já basta? Não tem perigo de causar nenhum dano?

Tranquilo cara! Se você tivesse no windows ... mas você tá no DOS!

• Membro VIP
Postado

Bom, estão ta certo vou desligar manualmente mesmo ao invés de usar esses programas, mas até que eles são interessantes mais eu tenho medo de experimentar essas coisas não sei se realmente funciona e se pode dar algum dano físico no computador.

• Membro VIP
Postado

Eu usei o shut 1.2 e ele realmente funciona mesmo, ele desliga a máquina quando você aciona ele, mas uma coisa que eu prestei atenção que ele desliga somente o primeiro HD e logo em seguida desliga a máquina, isso é uma coisa que eu preciso dar uma olhada.

Postado

Caras, só relembrando...

Eu antes de desligar o PC no DOS eu executava o "STAKER", lembram dele?? Ele recolhia as "cabeças" de leitura do HD.

[]´s

Razi

Postado
Postado Originalmente por _RAZIEL_@15 maio 2004, 14:03

Caras, só relembrando...

Eu antes de desligar o PC no DOS eu executava o "STAKER", lembram dele?? Ele recolhia as "cabeças" de leitura do HD.

[]´s

Razi

E o PARK não servia pra recolher as agulhas também?

Só sei de uma coisa, desligar direto não é uma boa, porque você vai desligar sem as agulhas estarem recolhidas e isso da Merd* com o tempo, pelo menos antigamente o cara tinha um utilitário que fazia isso (eu me lembro bro PARK, mas já citaram o STAKER), e só depois de rodar esse utilitário o cara podia desligar o pc, já que a função dele era recolher as agulhas do HD.

Postado
Postado Originalmente por FBorges22@20 maio 2004, 12:52

Esses utilitários como o PARK e o STACKER eles podem ser utilizados em discos rígidos modernos?

Acredito que sim, achei um dia desses o PARK num pc novo, não sei porque, o máximo que vai acontecer é o HD não fazer o PARK...fora isso acredito que não danifique nada.

Postado

Fala aí meus...!

O MSDOS 6.22 é um tipo de Windows NT antigo, ou seja, uma versão mais direcionada para ligar em um servidor de rede e utilizar com multiplos terminais que podem estar sem o HD.

Mas, se na geometria dos HDs os leitores são o inverso dos antigos discos de Vinil.

Isso quer dizer que não há agulha para riscar o HD.

o que ocorre é que nos leitores existem dois "sulcos" por onde o ar atravéssa e dá sustentáção para o cabeçote, e no disco existe um "campo de pouso" apropriado para desligamento sem que o cabeçote esteja sobre a área de dados, antigamente, comparativamente com as faixas de música.

Para saber isso o padrão do Prompt do MSDOS é $P$G, e se não estiver assim no seu, provavelmente não será possível saber "em que faixa do disco está a agulha", pra não tornar a resposta muito extensa, você pode se informar de como criar um segundo AUTOEXEC.BAT para configurar o seu DOS 6.22!

porque para sair basta você fechar TODOS os programas em execução e ir para o diretório raiz, se for C:\> digite CD\

ex: C:\>CD\ (enter)

Se houver outro HD apenas fazer o mesmo

ex: D:\ (enter)

aí: D:\>CD\ (enter), e assim por diante, pois neste ponto o cabeçote de leitura não estará mais no "meio" de nenhuma faixa e sim no "início" do disco.

Trabalhei muito tempo em computadores Hibridos que utilizavam este Sistema Operacional, digite DOSHELP, ou MSD para ajuda, e /? para ajuda específica, tipo C:\>MSDOS\PROMPT/? (enter)

:-BEER

Postado

Não posso deixar de dar o meu parecer sobre o assunto...

Carmagedon, não sei se é impressão minha, mas acho que você acabou complicando um pouco o assunto...Consegui entender o que você disse porque já conhecia o funcionamento do HD...Mas que foi difícil, foi... :wacko:

Bem, o motivo pelo qual não se ouve mais falar em PARK ou STAKER, é que nos HDs mais modernos (nos IDEs para cá) não há mais a necessidade deles para se levar as cabeças para uma posição segura.

Antigamente, as cabeças eram movimentadas mecanicamente, através de um motor, e ao se desligar a energia ele simplesmente parava no lugar em que se encontrava.

Hoje em dia, o movimento da cabeça se faz através de um eletroimã, sendo que sua posição "natural", ou seja, sem recebimento de qualquer carga, é na posição de "parkeado"(linda palavra, não?). Isso quer dizer que, quando desligamos o micro, não importa o que o sistema operacional estava fazendo ou não, a cabeça volta à sua posição de descanso.

No Windows, há a necessidade de se fechar os programas e arquivos para não haver perda de dados, mas no DOS não há esse perigo, tendo em vista que não ficam arquivos em aberto. Minha única recomendação é que se evite desligar o micro enquanto ele esteja lendo o HD (copiando arquivos, passando DEFRAG, SCANDISK...), fora isso... só alegria!

falou galera! :bye:

Postado

:P É mesmo, acho que ficou meio enrolada a resposta, é porque estou respondendo de "improviso", mas pelo que entendi, as fontes ATX (chamadas inteligentes) desligam-se ao se encerrar o Windows, o que não ocorre com o MSDOS, fazendo-se necessária a forma manual de desligar, ou de passar para o Stand By, tipo o antigo gerenciamento de energia das placas mãe...

... mas se o fornecimento de energia não é interrompido antes do HD se "preparar" aí é só alegria mesmo!!!

Por curiosidade, o "Explorer" do MSDOS 6.22 é o DOSSHELL, e tem uns protetores de tela bem interessantes, "da antiga".

:-BEER:-BEER:-BEER

• Membro VIP
Postado

Tem também alguns programas que desligam o computador para você que são aqueles que eu mencionei acima, eles já desligam as máquinas baseadas em ATX, mas o ruim é saber se é seguro ou não.

• 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Edgar Serra+22 maio 2004, 16:33-->
FBorges22@20 maio 2004, 12:52

Esses utilitários como o PARK e o STACKER eles podem ser utilizados em discos rígidos modernos?

Acredito que sim, achei um dia desses o PARK num pc novo, não sei porque, o máximo que vai acontecer é o HD não fazer o PARK...fora isso acredito que não danifique nada.

Praticamente todos os HDs atuais têm Auto-Park... uma vez testei o PARK em alguns HDs modernos e o sistema simplesmente trava.

[]'s

Postado

Olha galera posso ser sincero?

Não é necessario temer tanto assim, porque os HD's mais novo já vem com algumas tecnologias anti-disaster, e além do mais faça como disseram os colegas. Feche todas as aplicações DOS e só que o dedo no botão.

• Membro VIP
Postado

Socar o dedo no botão eu acho meio que inadequado mesmo estando em DOS, eu prefiro usar esses programas que desligam o PC, mas na via das dúvidas socar o dedão no botão sempre resolve, será que tem outro componente eletrônico que pode estragar ao desligar errado?

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...