Ir ao conteúdo

Ligar radio no pc pela entrada de fone de ouvido?

toxrock2

Posts recomendados

Postado

Primeiramente boa noite à todos.

Minha dúvida é a seguinte:

tenho duas caixinhas de som multimidia daquelas se aumentar um pouquinho ja chia bastante.

O que eu queria fazer? Era pegar um radio que ninguém usa aqui em casa, e gerar o som do computador nele, ja que o mesmo tem alto-falantes bons, só que são internos.

Seria muito fácil... se existisse uma entrada "line out" nele, mas a única "saída" dele é para fone de ouvido, sei que seria a mesma coisa de colocar line in com line in, fica "mudo", massss.... eu estava navegando pela net e me deparei com o seguinte tutorial: http://www.sombrasil.com.br/centralmp3/como_ligar_seu_som_no_micro.htm

Sei que no final dele diz assim:

Duvida - Meu som não tem LINE OUT

Solução - Neste caso uma alternativa seria a ligação via saida de fones de ouvido. porém você precisaria de outro cabo que seria um P2-P2 estéreo (dois plugs p2, um em cada ponta) ou um P3-P2 estéreo, o que vai depender unicamente do tamanho da saida de fone de seu som, se ela for bem grande, então ela é P10, senão é P3 ou P2. A ligação é igual, liga-se a saida de fone a entrada de linha de sua placa, porém como o som estará mudo por estar usando a saida de fones de ouvido, você tem que ligar as caixinhas de multimidia para ouvir alguma coisa. Neste caso, um cuidado que você deve tomar é: Ligar o som com o volume completamente baixo (NO MINIMO) e ir subindo gradualmente até conseguir uma qualidade razoável, pois a saida de fones é muto potente e a entrada de linha pode não suportar tanta carga e distorcer o som.

Sinceramente não entendi essa parte, ele quer que eu ligue o que afinal, as caixinhas multimidias ou o radio na placa de audio? o cabo com as duas pontas eu ja tenho, só falta saber como fazer, alguma dica?

Grato desde já.

Postado

De fato...

Tá um angu de caroço.

Seguinte... Entenda e guarde na "cabeça" o seguinte. O nome entrada quer dizer que algo vai entrar, óbvio. Então vamos dar uns exemplos. Tu usas um teclado certo? Certo. O teclado vai ser ligado na entrada PS2 ou USB. Portanto, o conector de teclado é uma entrada pois o que digitas, "sai" do teclado e tem que entrar em algum conector, portanto, o conector do teclado é uma entrada, no caso, entrada de dados. No caso do USB, esse conector, tanto pode ser visto como entrada ou como saída. vai depender do que está ligado nele e como é usado mas isso não vem ao caso agora. Vamos agora ao conector do monitor que alguns chamam de VGA. Vamos adotar como VGA só para você entender. Existem outros conectores para o monitor mas analisemos se ele é saida ou entrada de sinais. Ora, Tudo que é feito no micro e precisa ser mostrado de uma forma visual, vai precisar de um monitor. Consequentemente, o conector VGA é uma saida de sinais pois o sinal sai da placa de video e vai para o monitor. Deu prá entender? No conector de video, não há entrada de sinal e sim saida de sinal. Muito bem. Analisemos agora os conectores que existem numa placa de som, os mais básicos. Analisemos o conector do microfone. Ele é entrada ou saida? Óbvio que o conector de microfone é entrada pois o sinal do microfone tem que ser processado pela placa de som. Agora vamos analisar o conector que liga as caixas de som. Muito bem. O sinal ou sinais que saem da placa de som precisam ser ouvidos por um aparelho externo. Nesse caso, O conjunto de caixinhas mais o amplificador que existe em uma delas, tem um cabo que termina em um conector. To falando do conjunto das caixinhas. Para o conjunto das caixinhas, esse conector é uma entrada de sinal. Veja bem. para o conjunto de caixinhas. Para escutar os sinais da placa de som, esse conector das caixinhas é preciso ser ligado a um conector da placa de som. E que conector é esse? Justamente o conector que sai os sinais da placa de som, o conector de saída. Esse conector da placa de som onde saem os sinais processados por ela é justamente o Line Out. O nome Out já está dizendo: Out - Saída. O nome Line quer dizer linha, ou seja, traduzinho, saída em linha. É um nome técnico conhecido no campo de áudio e que não vem ao caso entrar em detalhes agora. O que interessa é que a saída de som da placa, ou seja, o Line Out, é ligado em uma entrada externa para que o sinal seja amplificado. Atualmente, esse conector que é o Line Out tem a cor verde claro. Toda placa de som vem com esse conector que além de ter o nome Line Out, aida tem uma cor para saber o que ele é. Ou seja, Esse conector é uma saida e obviamente, ele tem que ser ligado a uma entrada de um aparelho externo. Há outro conector na placa de som chamado de Line IN. LIne IN significa, Entrada em Linha. Esse conector tem a cor azul. Esse conector serve para ligar um aparelho externo para que o sinal de saida desse aparelho externo seja processado pela placa de som usando um programa apropriado. Vou dar um exemplo... Digamos que queiras gravar um determinado diálogo de um filme em DVD. O que fazes então? Tu pegas o sinal de saida do aparelho de DVD e ligas na entrada de audio da placa de som ( o Line IN - conector de cor azul). Então colega, guardes isso. Saido sinal da placa de som: saida. Entrando sinal na placa de som: Entrada. Consequentemente, se quiseres usar seu conjunto de caixas para ligar num MP3 player por exemplo... Pode? Obvio que pode. O conector que existe no MP3 Player é uma saida, tanto é que ligas um par de fones nele. Consequentemente, tu vais usar o conector do conjunto das caixinhas, que é uma entrada, para ligar na saída do MP3 Player.

Eu "vejo" muita gente referenciar os conectores como entrada e informando como saida. Entrada é entrada e saida é saida. Tudo depende do referencial, usando os nomes corretos. O correto é usar os nomes das peças de acordo com o nome delas. A peça que liga ou faz uma ligação de um ponto a outro chama-se conector. Por que? Ora... Porque ele faz uma conexão, uma ligação. Sem essa conexão, não há mensagem a ser transmitida. Os conectores que são as partes físicas de ligações ou conexões, tem funções. Essas funções, no caso da placa de som e os dispositivos ligados a ela, cada uma vai ter um nome conforme o referencial que se toma. Se olhar para a placa de som e observar o que entra nela, a função referente ao conector dela é de entrada. Se sai dela, a função é de saída. E claro, será o contrario para os equipamentos ligados a ela. Ou seja, o plugue ou conector de um microfone é um conector de saida, visto pelo referencial do microfone. O conector do conjunto de caixas de som (caixas e amplificador) é um conector de entrada, visto pelo referencial do conjunto caixas/amplificador. Deu pra entender?

Resumindo... Sempre terá uma saída ligada a uma entrada ou uma entrada a uma saída. Não se liga entrada com entrada e nem saída com saida pois nesse dois casos, nada funcionará.

Parece complicado mas não é. Pense sempre num referencial. Da mesma forma quando comparamos altura de pessoas. Fulano é alto. Sicrano é baixinho. Alto em relação a quem? Ou a que? Nesse caso, se tomar como referência a média de altura do povo brasileiro, aí você saberá responder. O correto é dizer... fulano é mais alto que sicrano ou sicrano é mais baixo que fulano.

Espero que consigas entender.

PS - Não entrei muito em detalhes do conector USB mas vou dar umas idéias. Se usares um teclado USB, o conector da porta USB será usado como entrada. Num pendrive, a porta as vezes será entrada ou saida de dados. Se gravas algo no pendrive, a porta nesse momento é uma saida. Por que? Ora porque sai do micro e entra no pendrive. Se retiras algo do pendrive para colocares no micro, então nesse caso, a função da porta é de entrada pois sai do pendrive e entra no micro. Entendeu agora o lance do referencial?

.

.

.

Pelo que eu entendi, depois de fazer essa explanação toda, tu queres aproveitar um receiver que chamas de rádio e queres usá-lo para ter um som melhor do seu micro certo?

A ligação vai depender de que tipo de entrada tem esse aparelho externo que tu chamas de radio mas de cara, tu vais ligar a saída da placa de som em alguma entrada do aparelho externo. Se ela tiver essa entrada. Mas isso vai depender de mais informações a respeito desse aparelho que tu chamas de rádio.

Se esse receiver (rádio em inglês) é daqueles antigos, pode ser que sim. Se for daqueles onde se liga tocadiscos de capsula magnetica, tranquilo que podes ligar. Mas aguardemos informação a respeito desse aparelho seu.

De qualquer forma, já tens um entendimento sobre o que é entrada e saída. E esse tipo de informação não é só aplicado em informática.

.

.

Outra coisa... Já ia esquecendo.... No post inicial, onde colocas em negrito para dar destaque, o que se fala ali é alguém querendo gravar algo ou escutar algo de um aparelho externo e não tem nenhuma saída de som que ele fala que não tem Line Out, ou seja, saída de som em linha. O que o cara recomenda é usar a saída de fones do aparelho externo para ligar na entrada de linha (Line IN) da placa de som. O que tu queres é o contrario. Tu queres ter um som melhor, não usar as famigeradas caixinhas, queres ter um som portentoso, mais pancada, logo, tens que ligar a saída da placa de som (Line Out) e ligar numa entrada apropriada desse aparelho que tu chamas de rádio. Só posso saber se isso é possivel se tu informar que aparelho é esse. Para isso, informe o fabricante e modelo desse aparelho que tu denominas de rádio. Aí sim, com base nessa informação, ou eu ou alguém poderemos dizer se pode ou não pode ligar a placa de som nesse teu aparelho. O que está em negrito no post inicial não tem nada a ver com o que você quer.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!