Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Beleza Pessoal ?

Seguinte, gostaria de saber e entender que tipo de sinal sai de uma receptor de um controle remoto geralmente usado em aeromodelismo.

Especificamente este: Controle Remoto

Gostaria de usar o sinal que sai do receptor num circuito meu, por exemplo um circuito pwm a parte, etc....

Espero respostas.

valeu...

Postado

o receptor apenas recebe o que vem do tranmisor e decodifica estude sobre o modulo rt4 e receptor rr3 pois ja vem sintonisado na frequencia de 433,92MHz e fica assim mas fácil de aplicar em algum progeto

post-562496-13884963185306_thumb.gif

Postado

Olá, obrigado da resposta.

Hum... Mas o sinal que sai do borne do receptor é digital ou analógico ? Pois como você deve ter visto no link que mandei do controle, são comandos Analógicos no controle, não é só liga e desliga !

Por exemplo, se eu alimentar aquele receptorzinho igual da imagem do link que mandei com por exemplo 9 volts, o sinal que irei ter no canal que eu escolher vai ser como ?

- Variação de tensão de 0V ~ 9V analógico proporcional a atuação da alavanca respectiva no emissor (Controle Remoto) ?

- Ou somente ligado (9V) ou desligado (0V) ?

- Se for sinal analógico, seria uma sinal em tensão ? um sinal em resistência ôhmica ? Ou corrente ?

Não sei se expliquei o bastante, mas resumindo novamente:

Eu não farei o Emissor (Controle remoto) e nem o receptor, esses vou comprar pronto, como na imagem do link que mandei no primeiro post. O que irei fazer é pegar esse receptor pronto comprado e tentar ler o sinal que sai dele, pra dai pegar esse sinal e inserir proporcionalmente em um circuito que eu irei fazer, por exemplo controlar a velocidade de um motorzinho DC (PWM).

Anexei um arquivo de imagem para exemplificar.

Aguardo ajuda !

Muito obrigado !

post-743858-13884963185594_thumb.jpg

Postado

Olá,

Mais por exemplo como um controle deste pode fazer um motor de um helicóptero de brinquedo subir e descer lentamente ?? Eu terei que fazer um placa para tratar isso ? Por exemplo enquanto ta em 1 a saída do receptor eu vou aumentando a tensão na saída do motor até a altera que eu quiser ??

Por falar nisso vocês têm em mente algum componente ou circuito onde eletronicamente eu possa aumentar e diminuir um valor ohmico ? Para eu poder eletronicamente controlar a velocidade de um motor por PWM, ao invés de físicamente em um potênciometro ??

Pessoal sei ta ta meio confuso, mas as dúvidas são muitas....

Aguardo...

Obrigado !

Postado

Olá pessoal,

Consegui algumas informações, são elas:

- Cada canal do controle é emitido um sinal pelo pino respectivo a cada 20~22ms, esse pulso dura de 1ms~2ms variando em relação a posição do botão (alavanca) do controle, ou seja:

- Sem pressionar a alavanca, pulsos de 1ms a cada 20~22ms.

- Alavanca pressionada em 50%, pulsos de 1,5ms a cada 20~22ms.

- Alavanca totalmente pressionada, pulsos de 2ms a cada 20~22ms.

O receptor é alimentado com 4,8V !!!

Parece mais complicado do que pensei, como poderei ler esses sinais para fazer um motor via PWM girar mais rápido ou mais lento de acordo com a alavanca ?

Aguardo sugestões !!

valeu...

• Obrigado 1
  • 2 semanas depois...
  • 8 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Os "rádios" mais robustos, que são usados em aeromodelismo, implementam protocolos (modulação) e estes tem seus nomes (ou "fabricante", marca), são "comuns" ou são proprietários mas foram hackeados (decodificados).

@Phenom_X4,

SBUS é um dos vários protocolos para RC. Ele foi criado pela Futaba. Comunica receivers e servos, sendo um protocolo serial derivado do RS232.

No Github encontramos uma breve introdução ao protocolo, além de biblioteca para Arduino. Você também pode ler um excelente material que nos mostra todo o cenário.

Vídeo mostrando comunicação com STM32:

Eis um produto usando SBUS.

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!