Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Como faço para proteger uma planilha mas ao mesmo tempo permitir que o usuário possa agrupar e desagrupar células. Lembrando que a área a ser agrupada/desagrupada já foi definida anteriormente. A única coisa que eu quero é que ele possa apertar aquele "+" que aparece a esquerda da planilha.

Muito Obrigado!!

• Membro VIP
Postado

Bom dia Victor

Se você fizer isso pela função nativa do excel, não vai conseguir com a planilha bloqueada.

você terá que agrupar e desagrupar por Macro, pois com macro, dá para inserir um código no início e no final da macro, para desbloquear, executar a macro e bloquear novamente.

Para aprender a agrupar e desagurpar com macro, acesse:

http://www.microsoftexcel.com.br/index.php/excel-dicas-microsoft-excel-vba/116-excel-vba-linhas-e-colunas/204-excel-planiha-vba-colunas-agrupar-desagrupar-colunas-em-planilhas.html

Nesse link tem até uma planilha para baixar.

Depopis que adapatar a macro para a tua panilha você tera que usar estas linhas de código para bloquear e desbloquear.

No início da macro, logo a póps o nome da macro , insira:

'comando que desprotege a planilha, no caso a senha é TESTE
ActiveSheet.Unprotect "TESTE"

No final da macro, antes de Edn Sub, insira:

'comando que protege a planilha
ActiveSheet.Protect "TESTE"

Substitua a palavra TESTE pela senha da tua planilha.

Um abraço.

• 5 meses depois...
Postado

Apesar de fazer um tempinho acho que pode valer a pena retomar este tópico.

Você consegue habilitar o botão '+' no canto da tela mesmo com a planilha protegida se inserir este código:

Sub Auto_Open()

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").Unprotect Password:="sua_senha"

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").Protect Password:="sua_senha", UserInterfaceOnly:=True

ThisWorkbook.Worksheets("VolateisCoq").EnableOutlining = True

End Sub

Tem de ser em uma macro de execução automática porque, pelo jeito, o excel esquece a opção feita para possibilitar alterar os cenários sempre que você fecha o arquivo. Sobre isso vai minha pergunta:

Eu quero habilitar o agrupar/desagrupar sem utilizar macro, isso é possível? Porque ele esquece a configuração de proteção que eu escolhi manualmente toda vez que eu fecho a pastra de trabalho, algum jeito de evitar isso ou seria algum problema no meu Excel apenas?

• Curtir 1
  • 4 anos depois...
Postado

Infelizmente não.

Alguns anos depois, utilizando o Office 365, essa opção ainda não existe. :mad:

Como o @Patropi foi feliz em seu comentário, você só consegue obter esse resultado fazendo uso de macro. Infelizmente...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...