Ir ao conteúdo

Válvula solenóide no Proteus

Caio Humberto Francisco

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera!

Estou precisando simular o acionamento de um solenóide no proteus, mas não achei qual o componete utilizar, procurei por nos componentes do proteus e não encontrei, procurei no google alguma coisa e também não encontrei, alguem conhece algum pacote de componentes eletromecanico para o proteus?

Postado

Oxi!!! Use um relê para simular. afinal um relê é um indutor assim como o solenóide é um indutor também. Da mesma forma que a bobina de um relê atrai uma lamina metálica que são os contatos (um fixo e um móvel), um solenoide faz a mesma coisa, quando ele é ligado, atrai uma lamina que abre ou fecha algo. O funcionamento de um relê e um solenóide é do mesmo jeito. Se não quiseres usar o relê, use um indutor. O que é um solnóide? É um indutor com um dispositivo mecanico. Esse dispositivo mecanico é acionado quando a bobina do solenoide é ligada. Da mesma forma que um relê.

Não vais ter uma simulação física no Proteus e sim uma simulação elétrica e tanto o solenoide como o relê são bobinas, ou melhor, indutores. Se não queres o relê, então use o simbolo de um indutor. A diferença entre um e outro está apenas na indutância de cada um. Só isso.

.

.

Até entendo que queres algo pronto. Pegas o solenoide fisico, meça as dimensões dele ou veja no datasheet da peça e usando o simbolo de indutor geral, modifique as propriedades desse indutor geral no que se refere as dimensões e os pinos de alimentação e nomeie ele com o nome que você achar conveniente para o seu projeto. Com base nisso, terás o seu solenóide tanto no circuito eletrico quanto na hora de dispor os elementos quando for fazer a placa do projeto. Proteus é para o circuito elétrico e Isis é para o traçado do circuito (manual ou automático).

Postado

Jambao, obrigado pela dica.

Só mais uma duvida, o solenoide que irei usar, é para ter acionamento com 12v, se eu entendi corretamente um relé ou indutor de 12v para acionamento teria o mesmo efeito que o solenoide, na montagem física eu posso substituir pelo solenoide que não vou ter problemas?

Mais uma vez, obrigado!

Postado

.

.

Quando eu trabalhava com circuitos eletro-eletrônicos, muitas vezes, quando não se tinha o dispositivo na biblioteca, eu criava o dispositivo e acrescentava na biblioteca para fazer o projeto. Todos os programas que trabalham com simulação eletro-eletrônica e roteamento do circuito para fazer a placa de circuito impresso, trabalham de forma semelhante. Eu usei o Douglas CAD/CAM. trabalhava no McIntosh. Já usei o Tango. Antigão e trabalha do mesmo jeito. Proteus, Eagle, trabalham da mesma forma. Não tem na biblioteca, pega a informação física e elétrica do componente e acrescenta. Só isso.

Jambao, obrigado pela dica.

Só mais uma duvida, o solenoide que irei usar, é para ter acionamento com 12v, se eu entendi corretamente um relé ou indutor de 12v para acionamento teria o mesmo efeito que o solenoide, na montagem física eu posso substituir pelo solenoide que não vou ter problemas?

Mais uma vez, obrigado!

Exatamente.

Só vais ter problemas se tu, no mundo real, em vez de aplicar 12 volts, tu aplicar ou uma tensão menor ou maior que o que tem que ser usado. O mais importante mesmo é a medida fisica. Já pensou ? Tu dimensionar um com,ponente errado e mais na frente ele não caber na placa?. Sim claro. Tu podes usar o simbolo de um rele mas cuides que na disposição dos componentes, esse relê não é um rele e sim um solenoide. com toda a sua pompa e circunstancia!!!

Capice?

Postado

Jambao, estou muito agradecido pela a dica, coloquei um rele animado aqui, a porta do pic satura um transistor para a passagem dos +12v para acionar a bobina, configurei a resistencia do bobina conforme o descrito no solenoide e na simulação ficou show...

Muito obrigado!

Postado

O Proteus só vai chiar, se na hora que tu denominares o rele ou um indutor qualquer com o nome original e na placa tu usares o nome que tu criou diferente. Aí ele vai encrencar mas não é porque ele pensa e sim porque o programa vai ver que são elementos diferentes. Se tu mudas ou crias algo, ele não tem poder para "chiar" e dizer que você não pode fazer isso. Até um simbolo de resistor você pode usar e denominar solenoide. Se na placa, colocares esse resistor já dimensionado como solenoide e com o mesmo nome que pusestes no circuito, ele não vai chiar. Podes ter certeza.

E assim será para qualquer componente.

Mesmo para um componente que não exista na biblioteca e você invente. Isso serve para qualquer um. A biblioteca existe para facilitar a vidado usuario, já que, usando elementos com dimensoes fisicas já existentes no comercio, isso vai facilitar a confecção da placa. É para isso que existe a biblioteca mas não se prenda muito a ela quando um determinado componente não existir. Parta do principio básico do componente e se conseguir simular o mais proximo do real, melhor pra você.

Vi sua satisfação quando usou o relê e você disse que a simulação ficou show.

É pra isso que serve a cachola. Para pensar!

Capice?!!!

.

.

.

Obrigado pelo estímulo com os agradecimentos.

"Brigadão" !!!

.

.

.

.

E mais uma dica. Simulador existe justamente para estimular o espirito criativo do usario que estuda elétrica ou eletrônica. O simulador é bem aproveitado quando damos asas á imaginção e não ficamos presos á ele quando fazemos esse tipo de ação.

Claro que em alguns casos, não dá para simular certos efeitos eletro-eletrônicos. Aí tem que usar o basicão mesmo e deixar a parte real cuidar do resto.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...