Ir ao conteúdo

ATmega8 bloqueado

EduardoVieceli

Posts recomendados

Postado

Olá galera!

Há tempos que venho tentando montar um gravador para at89s52 via USB, utilizando o protocolo USBasp:http://www.fischl.de/usbasp/

Em várias tentativas de gravar o microcontrolador ATmega8 para operar com um cristal de 12MHz, acabei bloqueando a comunicação de 3 desses ATmegas (não sei como, porque não desmarquei o fuse SPIN).

Passado isso resolvi encomendar um gravador já pronto e mais 20 ATmegas, já que eu montaria os gravadores para ensinar meus alunos. Testei o gravador e funcionou bem. Projetei o meu circuito com base nas novas informações e funcionou com o ATmega do gravador que comprei. Então preparei os ATmegas novos para gravá-los e configurá-los para o cristal de 12MHz (pra gravar mais rápido) através de um programador ISP, porém não consegui mexer nem nos fuses. Tentei fazer um programador HVPP na esperança de que os ATmegas só estivessem com o SPIN programado, mas também não funcionou. Eu não consigo programar nenhum dos ATmegas novos.

Será que me venderam um produto que não funciona, ou eu estou esquecendo de algo na hora de programar?

Se alguém souber alguma outra forma de programar um AVR além de via ISP ou HVPP, por favor me ajude!

Agradeço desde já.

Postado

ja me aconteceu isso.

o problema tinha a ver com o facto de o software que estava a usar nao conseguia ler os bytes de ID.

e coo tal nan reconhecia o microcontrolador,

tente usar o avrdude ou o avrsp e nos comandos que usar force o tipo de microcontrolador.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!