Ir ao conteúdo

Como controlar velocidade dos fans?

dieogo

Posts recomendados

Postado

Ae galera recentemente comprei um gabinete Aerocool Sixth Element White, que vem 2 cooler de 140mm um na frente e outro em cima.

Pois bem ambos os coolers tem a opção de ligar tanto na placa mãe quanto direto na fonte. Existe alguma diferença? Qual o melhor?

Pois bem atualmente liguei eles na placa mãe, mas não to notando muita diferença na temperatura do meu gabinete antigo (que nem tinha cooler),

existe algum modo de controlar a velocidade dos coolers?

Abraços,

Postado

As fans ligadas direto na fonte, não tem controle de rotação, ou seja irão rodar em máxima rotação sem um cabo redutor de velocidade.

Já as fans conectadas na placa mãe tem controle de rotação, ou seja a rotação varia conforme for a temperatura da CPU.

Pode até ser que você não veja tanta melhoria na temperatura de componentes como processador, placa de vídeo, placa mãe ou HD.

Mas recomendo deixar as fans funcionando.

As fans tem a finalidade de injeção de ar para dentro do gabinente e extrair o calor gerado pelos componentes para fora do gabinete.

Ligue as fans na placa mãe ou então se as fans não forem barulhentas deixe ligado na fonte.

Postado

Você pode sim configurar a velocidade das fans na BIOS.

Veja se por acaso a sua placa mãe já não te oferece um utilitário para configurar a rotação das fans, sem ter que fazer isso na BIOS.

Postado
Meu amigo, eu particularmente gostei desse controlador de Fans, será a minha próxima aquisição ;-)>

http://www.nzxt.com/new/products/fan_control/sentry_2

Amigo eu vi mesmo sobre esse controlador achei o preço até razoável.

Como o meu gabinete já veio com 2 fan de 140mm shark white da aerocool, acho que vou comprar mais 2 de 120mm futuramente para colocar do lado dele.

Suponho que devem fazer um barulho razoavel na velocidade maxima xD

Postado
Amigo eu vi mesmo sobre esse controlador achei o preço até razoável.

Como o meu gabinete já veio com 2 fan de 140mm shark white da aerocool, acho que vou comprar mais 2 de 120mm futuramente para colocar do lado dele.

Suponho que devem fazer um barulho razoavel na velocidade maxima xD

Certeza que vai rolar muito barulho, rssss.... Até hoje não encontrei um software que faça o controle da velocidade, assim, um software de fácil manuseio. Não estou afim de ficar fazendo cálculos ou abrir e fechar a BIOS toda hora que vou jogar ou renderizar. Vou comprar essa controladora, além de um visual bacana ela é de fácil manuseio, dá uma olhada no Youtube, tem alguns vídeos sobre ela, achei bacana, fácil manuseio e visual moderno.

• 8 meses depois...
Postado
Cara existe um programa que controla a velocidade dos FANs sem precisar entrar na BIOS. O nome é SpeedFan...

Opa, estava precisando dessa informação, acabei de montar meu gabinete que veio com fans de 14 em cima e na frente, um de 12 atrás, adicionei 2 de 12 na lateral, mas liguei direto na fonte.

Rapaz, parece que o gabinete vai decolar, de tanto barulho, assim que eu chegar do trabalho, vou ligar os fans na placa mãe e regular, o problema é que provavelmente, minha placa mãe só tem 1 entrada pra fan, o outro vai ficar no máximo até eu comprar, ou montar um controlador.

Postado
Ae galera recentemente comprei um gabinete Aerocool Sixth Element White, que vem 2 cooler de 140mm um na frente e outro em cima.

Pois bem ambos os coolers tem a opção de ligar tanto na placa mãe quanto direto na fonte. Existe alguma diferença? Qual o melhor?

Pois bem atualmente liguei eles na placa mãe, mas não to notando muita diferença na temperatura do meu gabinete antigo (que nem tinha cooler),

existe algum modo de controlar a velocidade dos coolers?

Abraços,

Você mesmo pode confeccionar o seu controlador, é fácil, simples é muito barato.

http://forum.clubedohardware.com.br/controlador-fans-caseiro/1119993?t=1119993&highlight=controlador+fans+caseiro

Abraço e boa sorte

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...