Ir ao conteúdo

Melhor forma de testar se capacitor está com defeito

marcelo.br

Posts recomendados

Postado

Boa noite!!!

Primeiro gostaria de saber quais são todos os tipos de defeitos que um capacitor pode ter e o que é cada um. Ex, capacitor em fuga, em curto e por aí vai....

Agora vou para a pergunta do tópico:

Qual a melhor forma de testar um capacitor, que vai realmente sinalaizar que um capacitor está com defeito?

Será que só usando um multimetro na escala para capacitores ou um capacimetro já é o suficiente?

Já li +- um procedimento que você tem que carregar um capacitor usando um resistor junto, como é isso?

Quem achar melhor ao invés de explicar por aqui me indicar algum site ou apostilas, fiquem à vontade!

Postado
Não dá tempo de dar uma aula grande assim, mas a melhor maneira de testá-los hoje em dia é com um medidor de ESR (consulte o tio Google).

Pode me indicar um esqema fácil de montar para eu construir um medidor e algum conteúdo falando sobre os defeitos de capac.?

Enquanto isso eu vou procurando no google alguns esquemas e algo que fale de defeitos de capac.

Postado

Capacímetro ajuda mas, principalmente em fontes chaveadas, o capacitor pode não ter nenhum sinal de vazamento ou estufamento, estar com a capacitância dentro da faixa aceitável e ter alta resistência interna. Nestes casos sem o medidor de ESR fica difícil.

Sem falar que o medidor de ESR mede na placa, é muito mais prático, para usar capacímetro tem que obrigatoriamente retirar o capacitor da placa.

Veja este vídeo (em inglês):

Postado
Não sei se posso postar aqui links de outros fórums mas aqui tem alguns:

http://eletronicasilveira.forumeiros.com/t132-medidor-de-esr-simples-de-fazer

Se cometi um erro peço desculpas aos moderadores e podem apagar o post se necessário.

Ah legal, eu também achei esse esquema pela net, já até fiz o download e vou providenciar a placa para criar o circuito impresso.

mas valeu pela indicação!:D

Postado

Bem, capacitor não se tira para medir, se tem dúvida é melhor trocar logo, visto que são baratos mas, sem a necessidade de trollar a opinião dos outros, o medidor de ESR facilita a vida, imagina uma placa toda fuçada, tirando peças para testar uma a uma. Quando conserto uma placa eu costumo desoldar "O" componente defeituoso e mais nada, seja capacitor ou não. Mas cada um trabalha do jeito que acha melhor, certo?

Em momento algum eu falei em dificuldade, apenas em praticidade.

Postado
Bem, capacitor não se tira para medir, se tem dúvida é melhor trocar logo, visto que são baratos mas, sem a necessidade de trollar a opinião dos outros

Sim,concordo que cada um precisa de um tipo diferente de instrumento.

Eu por exemplo tambem reparo placas que contén mais de 30 capacitores,se fosse trocar direto,alem de não achar a causa do defeito,seria despedido pelo prejuizo causado.

Citei o capacímetro por ser mais comum e barato.

Postado

Mas você sabe que ao retirar o capacitor com ferro de solda ou ar quente ele se altera temporarimente, certo? Tanto a capacitância quanto a resistência interna e isso pode atrapalhar nas medições, fazer parecer que um eletrola ruim está bom ou vice-versa.

Dê uma olhada neste vídeo que exemplifica o que estou dizendo:

Postado

Mas ablacon64, conforme o vtrx falou, se eu não tiver em mãos um medidor ESR, mas tenho um capacímetro, já é suficiente para detectar se o capacitor está bom ou não?

Se a leitura feita pelo capacímetro coincidir com exatamente o valor nominal de capacitância no corpo do componente (claro que tem aquelas variâncias de valor para mais ou para menos de +- 20%), já é um indicativo de capacitor 'bom'?

Capacímetro ajuda mas, principalmente em fontes chaveadas, o capacitor pode não ter nenhum sinal de vazamento ou estufamento, estar com a capacitância dentro da faixa aceitável e ter alta resistência interna.QUOTE]

ablacon64, então quer dizer que mesmo o capacimetro acusando certinho a capacitancia do capacitor, ele ainda pode ter problema?

Aí é só o medidor esr que detecta, né?

Postado

Se voce pretende fazer manutenção em placas/equipamentos,não é a medição de um capcitor que vai resolver,voce terá que analisar o circuito referente.

Por exemplo.existem fontes que apresentam 'estufamento' de capacitores de desacoplamento ou filtragem onde a causa tanto pode ser a alta temperatura como fuga anormal da etapa retificadora onde uma certa quantidade de AC chega nos capacitores.

Neste caso não adianta só trocar,depois de meses ou semanas danifica de novo.

Postado
Mas ablacon64, conforme o vtrx falou, se eu não tiver em mãos um medidor ESR, mas tenho um capacímetro, já é suficiente para detectar se o capacitor está bom ou não?

Se a leitura feita pelo capacímetro coincidir com exatamente o valor nominal de capacitância no corpo do componente (claro que tem aquelas variâncias de valor para mais ou para menos de +- 20%), já é um indicativo de capacitor 'bom'?

Capacímetro ajuda mas, principalmente em fontes chaveadas, o capacitor pode não ter nenhum sinal de vazamento ou estufamento, estar com a capacitância dentro da faixa aceitável e ter alta resistência interna.

ablacon64, então quer dizer que mesmo o capacimetro acusando certinho a capacitancia do capacitor, ele ainda pode ter problema?

Aí é só o medidor esr que detecta, né?

Você pode usar um capacímetro sim, mas tem que tirar da placa, isso vai esquentar o capacitor e alterar temperariamente o valor, espere um pouco para medir. Depois, se ele estiver bom, você vai esquentar ele de novo para soldar de volta na placa, agora você pode me dizer se isso é bom ou ruim.

Com o ESR você mede sem tirar da placa e, sim, existe a possibilidade do capacitor estar dando leitura normal e estar com a resistencia interna alterada, o que significa que ele não vai durar muito tempo, mas pode até funcionar na hora. Se você está fazendo um trabalho profissional não é bom confiar, certo?

Já consertei fonte chaveada com capacitor "bom" dando ESR alta, foi trocar e resolver o problema.

Se voce pretende fazer manutenção em placas/equipamentos,não é a medição de um capcitor que vai resolver,voce terá que analisar o circuito referente.

Por exemplo.existem fontes que apresentam 'estufamento' de capacitores de desacoplamento ou filtragem onde a causa tanto pode ser a alta temperatura como fuga anormal da etapa retificadora onde uma certa quantidade de AC chega nos capacitores.

Neste ponto concordamos, é essencial verificar o circuito como um todo, mas isso vai bem além da pergunta inicial do tópico, ele queria só saber como medir capacitores.

Postado

ok, bom saber!!

Você pode usar um capacímetro sim, mas tem que tirar da placa, isso vai esquentar o capacitor e alterar temperariamente o valor, espere um pouco para medir. Depois, se ele estiver bom, você vai esquentar ele de novo para soldar de volta na placa, agora você pode me dizer se isso é bom ou ruim.

Com o ESR você mede sem tirar da placa e, sim, existe a possibilidade do capacitor estar dando leitura normal e estar com a resistencia interna alterada, o que significa que ele não vai durar muito tempo, mas pode até funcionar na hora. Se você está fazendo um trabalho profissional não é bom confiar, certo?

Já consertei fonte chaveada com capacitor "bom" dando ESR alta, foi trocar e resolver o problema.

Então tá certo. Eu vou dar preferência para o ESR, eu vou tentar montar um.

Aquele esquema que você me falou e que eu já tinha visto eu vou tentar montar.

Pode me dar algumas instruções de como usar um medidor ESR?

Postado

Pode me dar algumas instruções de como usar um medidor ESR?

Não tem segredo, não tem polaridade, o que o ESR meter faz é passar um sinal de frequência de 100KHz pelo capacitor e medir a resistência. É recomendado descarregar os capacitores maiores da placa antes de medir por segurança, mas alguns ESR meter tem proteção e você nem precisa se preocupar com isso, mas vai depender do projeto.

Na falta você pode usar o capacímetro, vai te atender em 90% dos casos, mas o ESR meter é mais prático e na minha opinião mais seguro. De vez em quando aparece uma versão chamada Capacheck a venda no Mercado Livre que não costumava ser muito cara.

Veja o vídeo que postei, depois daquele vídeo um monte de gente começou a procurar por estes aparelhos, antes as pessoas não sabiam muito da praticidade, é só você conferir no fórum do cara que criou o vídeo.

Postado

ablacon64, esse esquema aqui é aquele que você me indicou lá em cima, estou querendo montar ele.

EsquemamedidorESR2_zps7541f83f.jpg

Ele pede um transformador de acoplamento com as seguintes especificações:

Núcleo de ferrite – 19 x 16 x 5 mm ( dim. Externas )

Primário : 400 espiras – fio 36 AWG

Secundário : 30 espiras fio 28 ou 30 AWG

Sem entre- ferro ( gap )

Imagem do transformador (branco):

PlacamedidorESR_zps3620289b.png

Onde eu encontro esse trafo p/ comprar?

Outra coisa, eu queria usar um dispositivo com ponteiro analógico, vi esse multimeto aqui no mercado livre e quero comprá-lo só para desmontar e retirar o ponteiro (já que é baratinho mesmo):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-435103472-multimetro-analogico-ac-dc-modelo-yx-1000a-frete-gratis-_JM

O gráfico final eu vou usar aquele mesmo do site que você falou, aí o problema depois é calibrar o ponteiro com o gráfico final.

O quê que você acha?

Postado

Eu não montei este e o pessoal do fórum que montou enrolou o próprio trafo. O projeto funciona bem, veja este vídeo de um dos usuários:

O galvanômetro deste multímetro que você postou é muito ruim. Compre um Minipa ET-2022 que vai estar bem servido.

Edit: se não tiver como, você pode tentar achar o trafo na pontodaeletronica.com.br blucolor.com.br e-farnell.com.br e soldafria.com.br

Postado
Você encontra este Minipa a 40 Reais, tem que garimpar. Mas tem esta opção por exemplo (não sei se o galvanômetro é bom, mas tem uns colegas que o utilizam na bancada): http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-443742920-multimetro-analogico-ft-360-mxt-_JM

beleza, então vai ser esse mesmo. Já vou providênciar as peças e vou montando, qualquer dúvida quanto a montar o medidor eu posto aqui mesmo ao invés de fazer outro tópico.

Agora, dá para diminuir o tamanho do esquema que eu mostrei ficando com as trilhas mais finas?

É para a placa não ficar muito grande e caber dentro do multimetro, sei que espessura da trilha de um circuito faz a diferença, mas nesse caso não tem problema ficar muito fina?

ablacon64, pode me ajudar a achar o transformador de acoplamento?

Qual a especificação correta, número do modelo, que eu devo jogar nos sites para achar?

Postado
Agora, dá para diminuir o tamanho do esquema que eu mostrei ficando com as trilhas mais finas?

É para a placa não ficar muito grande e caber dentro do multimetro, sei que espessura da trilha de um circuito faz a diferença, mas nesse caso não tem problema ficar muito fina?

Acho que o tamanho da placa do projeto original dá certinho, veja o vídeo que postei. Só te lembrando que não montei este analógico, preferi comprar o digital, então nem sei se um trafo com as mesmas características é encontrado em lojas por aqui. Outro dia precisei de um para um amplificador e não achei, tive que mandar fazer e ficou muito caro.

Entra naquele fórum que postei o link, o pessoal lá é muito gente boa e tem uns que chegaram a montar este projeto, com certeza podem te ajudar, talvez até enrolar o trafo para você.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!