Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho uma dúvida, estou aqui com dois resistores de mesmo valor ohmico.

Um eu sei que é de 1/4 watts, tem o corpo maior, mas o outro é menor e não sei sua potência.

O maior tem uns 5mm (contando só corpo, sem as perninhas de metal) e o menor tem 3mm.

Tem como eu saber o valor da potência do resistor pelo tamanho dele?

Ou seja, o tamanho é indicativo da sua potência?

Grato desde já!

• Curtir 1
Postado

Eu imaginei que esses menores tem 1/8 W. Procede?

Acho que é o menor de todos (em se tratando de resistores de carbono), ele tem 3 mm medido na régua.

Tem alguma regra, algum cálculo, para eu saber a potência dele?

Ou só o tamanho já indica qual é?

• Curtir 2
Postado

O menorzinho de que você esta falando deve ser de 1/8W. Com o tempo você acostuma a ver os valores comercias:

1/8W

1/4W

1/2W

1W

2W

5W

10W

15W

25W

As vezes existem valores de potência não comercias que alguns fabricantes de eletrônicos pedem para a industria produzir.

• Curtir 2
Postado

Rafael, cheguei e comprar resistor de 0,33 watt. Estes devem ser de valor não comercial?

Então eu posso me apoiar no tamanho do resistor para estimar sua potência ou tem algum teste que pode ser feito, montando um circuito simples, para calcular a potência?

• Curtir 1
Postado

Marcelo, o tamanho do resistor esta diretamente associado a sua potência de dissipação. Quanto maior for o resistor, maior será a temperatura que ele poderá trabalhar. O menor resistor que eu ja mexi foi de 1/8W. Essa potência de 0,33W eu nunca vi, só se for SMD. Desculpe pela pergunta obvia, mas não seria um valor de 0,33Ω?

• Curtir 1
Postado

Com os novos materias empregados na fabricação, a relação tamanho/potência está bem menor, consegue-se resistores mais "resistentes" (não "resisti"!!!!!) em tamanhos menores...

• Curtir 1
Postado
Marcelo, o tamanho do resistor esta diretamente associado a sua potência de dissipação. Quanto maior for o resistor, maior será a temperatura que ele poderá trabalhar. O menor resistor que eu ja mexi foi de 1/8W. Essa potência de 0,33W eu nunca vi, só se for SMD. Desculpe pela pergunta obvia, mas não seria um valor de 0,33Ω?

Ok, entendi.

Não, 0,33 é a potência dele mesmo. Comprei esse resistor nesse site, não é smd, dá uma pesquisada lá para você ver:

http://www.waltronica.com.br/ecommerce/buscaProd.asp?tipo=prod&pag=1&busca=resistor+0%2C33w

você pode ver que tem resistor de carbono e de filme metal de 0,33w.

Também não sabia que tinha de 0,33w

Com os novos materias empregados na fabricação, a relação tamanho/potência está bem menor, consegue-se resistores mais "resistentes" (não "resisti"!!!!!) em tamanhos menores...

opa.. então quer dizer que eu posso achar um resistor minusculo e ele ser de 1W ou mais, por exemplo?

Interessante..

• Curtir 1
Postado

é verdade que conseguiram diminuir o tamanho do resistor e ainda manter uma potencia elevada com eles!más a regra ainda é a mesma!quanto maior o resistor maior é o poder de dissipação dele,ou seja os resistores maiores tem uma potencia maior!

• Curtir 1
Postado

Marcelo!!!

Esse resistor que você viu na Waltrônica, de 0,33 watss é de 1/3 de watt.

0,33 que na verdade é um dízima periódica simples, convertendo para fração, corresponde a 1/3. Essa dissipação é maior que um de 1/8 (0,125) e maior que 1/4 (0,25).

Essa dissipação está entre 1/4 (0,25) e 1/2 (0,5).

Somente alguns esclarecimentos matemáticos.

• Curtir 1
  • 3 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

Dê uma olhada nesse índice para que o visual lhe deixe mais a vontade:

http://www.soldafria.com.br/resistor-c-21.html

E para que saibas que nem só o tamanho define a capacidade dissipativa de um resistor, como também seu método/elemento usado nessa construção.

Se tem ai resistores de carvão ou carbono, resistores de fio, filme metálico etc...

Dentro de um mesmo método de fabricação ai sim pode aplicar diretamente a regra de quanto maior o resistor maior a dissipação do mesmo.

Dê uma varrida na Internet e terás ampla literatura a respeito, como por exemplo...

http://www.eletronicadidatica.com.br/componentes/resistor/resistor.htm

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...