Ir ao conteúdo

Utilização capacimetro multímetro 9KF

Kennxx

Posts recomendados

Postado

Beleza Pessoal!

Estou com uma dúvida, comprei um multímetro digital 9KF, ele tem a função de capacimetro, mas eu eu vi uns videos que a maioria dos multimetros tem as entras Cx, no caso do meu multimetro só tem as funções. Alguém sabe como se faz para medir capacitor nesse modelo de multímetro.

Obrigado desde já.

Postado

Leu o manual do multímetro?

Qualquer aparelho tem seu manual. Não informastes se és o primeiro dono ou se ele é de segunda mão. Em qualquer caso, o manual tem que acompanhar o aparelho.

Se leres o manual, vais verificar que no aparelho tem a tomada "Cx" para ligar o capacitor em teste e que dependendo do valor do capacitor, o cursor tem que estar na faixa de capacitância mais adequada. Ficou complicado né? Vou descomplicar. Vou usar meu multímetro que também tem medição de capacitância. Ele é dividido em várias faixas. As faixas de medição de capacitãncia que ele usa com o conector Cx são as seguintes:

Primeira - até 2000 pF (ou 2 nF)

Segunda - até 20 nF

Terceira - até 200 nF (ou 0,2 uF)

Quarta - até 2 uF

Quinta - até 20 uF

Em todas essas faixas, o capacitor em teste tem que usar o soquete Cx. Acima da quinta faixa, ou seja, qualquer capacitor acima de 20 uF, o capacitor será medido através das ponteiras e mesmo assim , tem que posicionar a ponteira vermelha na conexão que o manual informa.

Só para não haver confusão, essas informações que escrevi é referente ao meu multímetro. As faixas de medição de capacitância não são iguais em todos. Algumas são semelhantes mas todas elas guardam semelhança na maneira de usar o capacímetro. Até uma determinada capacitância, tem que usar o soquete Cx. Acima da medida da última faixa de medida de capacitância, o soquete Cx não é mais usado e sim as ponteiras de medição e devidamente posicionadas nos bornes corretos.

Tudo isso é informado no manual do proprietário do multímetro e não custa informar que "Cx" é: "C"de capacitor e x significa "valor desconhecido".

Em qualquer caso, o capacitor a ser medido tem que estar descarregado para não comprometer o instrumento. Para descarregar, basta apenas encostar os 2 terminais do capacitor um no outro (seus terminais) ou usar qualquer objeto metálico nos terminais do mesmo para a descarregá-lo.

.

.

.

Não informastes qual o fabricante desse multímetro. Minipa provavelmente não é. Pode ser até um de fabricação chinesa e ele tem que vir acompanhado de seu manual. O que eu usoé de fabricação chinesa e tem o seu manual.

A necessidade do conector de nome "Cx" tem uma razão... Em medidas de capacitâncias baixas, as ponteiras já tem uma certa capacitãncia e isso falseia a medida. Com um conector apropriado e na caixa do multímetro, isso é evitado ou sanado, na calibração do instrumento, quando ele é montado na fábrica. Imagine medir um capacitor de valor baixo, usando ponteiras que já tem uma certa capacitância e por causa do movimento das ponteiras ou a posição delas, essa medição não será confiável.

.

Não é possível que este multímetro seu não tenha um conector apropriado para a medição de capacitãncias. Principalmente para as baixas medidas. A não ser que ele tenha um par de ponteiras especialmente fabricadas para tal medição. E quem informará isso? O manual do aparelho.

Postado

No manual diz assim.

Medição de capacitância

1- Colocar a o seletor de função "Cx". Antes de conectar o capacitor, o display deverá ter sido zerado automaticamente.

2- Conectar o capacitor sendo testa nos terminais de input "mA" e "COM" e ler o valor exibido no viso

Nota: O capacitor a ser testado deve estar descarregado antes de efetuar o procedimento de teste. Nunca aplique tensão nos terminais de input "mA", isto poderá causar danos graves.

Link da Figura: http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=en&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1024&bih=629&também=isch&tbnid=ieZlNs4YCeQqLM:&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-436529778-multimetro-digital-com-capacimetro-e-beep-eda-9kf-_JM%3FredirectedFromParent%3DMLB433445946&docid=i5ybNCb_ZA1TWM&imgurl=http://img2.mlstatic.com/multimetro-digital-com-capacimetro-e-beep-eda-9kf_MLB-O-217525064_6789.jpg&w=500&h=375&ei=NrmSUJmaNZGo8QTMjICYCg&zoom=1&iact=hc&vpx=297&vpy=151&dur=4551&hovh=194&hovw=259&tx=134&ty=99&sig=109026862030247224194&page=1&tbnh=137&tbnw=183&start=0&ndsp=20&ved=1t:429,i:72

Postado

Consegui ^^.

Colocar o ponto de prova vermelho no mA e o ponto de prova preto no COM. E colocar o seletor na medição adquada. Eu cheguei fazer isso, mas acho que o Capacitor era muito pequeno e tinha que abaixar para a medição mais adquada.

Bom se eu colocar uma medição de capacitancia no 200u e utilizar um capacitor de 250u queima ou pode danificar ?

Desculpem alguma coisa mas sou um pouco leigo nessa parte.

Postado

O colega Kennxx já tinha postado enquanto eu estava pesquisando sobre o dito cujo. Mas resolvi postar para acrescentar algumas informações.

Eis o bicho com algumas considerações na imagem.

html>

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...